É bem provável que você tenha noção da importância das redes sociais na atual conjuntura do marketing, mas será que sabe usufruir de todos os recursos que as plataformas disponibilizam? Como você lida com o algoritmo do Instagram?
Se você acha que estamos falando grego, saiba que esse é um tema importantíssimo para as empresas que pretendem obter destaque na internet e angariar novos clientes. Entenda que não basta apenas ter presença online, deve-se criar uma periodicidade de conteúdos para, aos poucos, conquistar a simpatia do público-alvo.
Com a missão de transformar essa interação em algo natural, preparamos um mini guia sobre o algoritmo do Instagram e como você pode tirar proveito disso. Ficou curioso? Então, continue com a leitura e confira nosso post até final!
Afinal, o que é um algoritmo?
Embora pareça algo complexo à primeira vista, o conceito de algoritmo é muito mais simples do que você imagina. Basicamente, consiste em uma sequência lógica para chegar a um determinado objetivo, ou seja, um passo a passo com instruções que ajudam a resolver um problema do dia a dia.
Talvez você não tenha percebido ainda, mas existem algoritmos em muitas coisas por aí, como programas de computador, aplicativos e até o mecanismo de busca do Google. Grosso modo, podemos compreender que o algoritmo é uma espécie de receita de bolo, a fim de saciar a fome de quem o utiliza.
Como funciona o algoritmo do Instagram?
De uma maneira geral, a intenção do algoritmo do Instagram é melhorar a experiência do usuário em relação às publicações que aparecem no feed. Para tanto, a sequência lógica de dados utilizados pela rede social respeita três pilares essenciais: o engajamento, a temporalidade e o relacionamento.
Se você já utiliza o Instagram há um certo tempo, provavelmente se lembrará de que os posts surgiam na timeline em ordem cronológica, porém, tudo isso modificou com o tempo. Apesar disso, a plataforma mantém a temporalidade de conteúdos, isto é, quanto mais você usar, naturalmente terá o feed atualizado.
Os conteúdos em si são mostrados para apenas 10% dos seguidores, mas, se eles alcançarem um bom nível de envolvimento por meio de curtidas e comentários, a tendência é que o Instagram os impulsione para os outros 90% da sua audiência. Além disso, se você mantiver um relacionamento favorável com os seguidores, as chances de alcançar melhores resultados com o algoritmo serão maiores.
Quais dicas para usar o algoritmo ao seu favor?
Todavia, não basta apenas saber do funcionamento do algoritmo e deixar de criar estratégias coerentes para desfrutar do que há de melhor no Instagram. Se você não quer depender apenas dos links patrocinados e pretende obter um alcance orgânico com as postagens, dê uma olhada nestas 5 dicas que trouxemos.
1. Deixe o seu perfil atrativo
Você há de convir que ninguém tem a intenção de visitar uma casa toda bagunçada, não é verdade? Por isso, se deseja mostrar relevância nas suas postagens e fazer com que os usuários tenham o interesse de seguir a sua marca, lembre-se de deixar o perfil mais atrativo e organizado possível.
Aquela velha história de que a primeira impressão é a que fica tem tudo a ver com o Instagram, visto que é uma rede social orientada para uma percepção visual. Por isso, saiba posicionar os elementos do perfil, deixe as informações sucintas e desenvolva uma identidade visual, pois será uma ótima estratégia de branding para engajar o público.
2. Produza conteúdos relevantes
Se as suas publicações não despertam nos visitantes a vontade de interagir, ficará difícil impulsionar o que postou e, por consequência, converter possíveis leads em vendas. Ao criar um conteúdo relevante você demonstrará para sua audiência que tem know-how em relação a um determinado assunto e que vale a pena as pessoas seguirem.
Quanto mais diversificado for o seu perfil, mais as pessoas terão curiosidade de acompanhá-lo e até divulgar para outros. No entanto, jamais se esqueça de alinhar as informações com o nicho que atua e ter atenção aos principais fatos do momento, pois isso contribui para posts interessantes, criativos e atuais.
3. Desenvolva um bom relacionamento com os seguidores
Assim como um relacionamento amoroso, não basta apenas você esperar atitudes da outra pessoa e fazer nada para que isso ocorra. O bom relacionamento com os demais usuários da rede, sejam perfis comerciais, sejam perfis pessoais, facilita na hora de promover o marketing no Instagram e gerar resultados positivos.
O raciocínio é muito simples: para suprir as dores do seu público, você precisa conhecê-los e fazer com que as estratégias estejam personalizadas. Sendo assim, descubra o que os seguidores gostariam de ver em seu perfil e em qual horário eles costumam visualizar o feed, pois isso auxiliará (e muito!) para construir uma linha de raciocínio eficaz.
4. Utilize as hashtags de forma estratégica
Quando se trata de compor uma boa gestão de redes sociais, principalmente em relação ao Instagram, não tem outro jeito: você precisa aprender a utilizar as hashtags. Atualmente, inclusive, os usuários podem seguir não só os perfis, mas um grupo de hashtags, o que pode proporcionar um volume de procura maior.
Coloque tags que tenham a ver com o seu negócio e, de certa forma, correspondam com a postagem, porque dará uma uniformidade ao conteúdo. No mais, observe as tendências de assuntos do momento e tenha bom senso na utilização de hashtags, pois, embora seja permitido até 30, o excesso pode prejudicar a experiência de leitura.
5. Invista mais no Instagram Stories
Se você ainda não tem o hábito de publicar no Instagram Stories, saiba que está perdendo uma oportunidade de ouro para mostrar que o seu negócio vale a pena. Esse é um recurso espetacular para as marcas, visto que dá a chance de a empresa ter um contato mais próximo com seus seguidores e melhorar as postagens do feed.
Os Stories têm a função de ser um conteúdo efêmero, ou seja, as pessoas têm 24 horas para visualizar o que foi postado. A fim de maximizar essa aproximação com o público, você pode publicar os bastidores da empresa, colocar promoções, divulgar o seu site etc. Caso queira render o post por mais tempo, é possível desenvolver algumas séries de conteúdos e colocá-los na posição de destaque em seu feed.
Para concluirmos, não se esqueça de mensurar os resultados obtidos com as estratégias, pois, com essas informações em mãos, você pode reposicionar as campanhas a fim de ter o algoritmo do Instagram ao seu favor e, consequentemente, tornar o seu perfil ainda mais relevante
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