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Conheça 6 ações para melhorar a experiência do usuário no seu site
Autor Retina Web
Data 17, agosto, 2018
Conheça 6 ações para melhorar a experiência do usuário no seu site

Cuidar da experiência do usuário que acessa o site para conhecer os seus produtos ou serviços é fundamental para aumentar as suas conversões e obter sucesso em seu negócio. Isso porque os consumidores procuram por sites ou lojas online que proporcionam uma boa navegação, sejam visualmente atrativos e que ofereçam mais facilidade e rapidez na hora de pesquisar ou realizar uma compra.

Práticas que otimizam a experiência do usuário influenciam diretamente no tempo de permanência de seu potencial cliente em seu site. Você sabe o que é isso e por que é importante? Neste artigo, vamos explicar tudo sobre a relação entre experiência do usuário, tempo de permanência e dar dicas para otimizar a navegação de seu site. Acompanhe!

O que é o tempo de permanência?

Você provavelmente já teve a experiência de acessar um site e fechá-lo em poucos minutos, seja pelo número de pop-ups que apareceram, pelo design desorganizado ou pela demora no carregamento. Esse é um exemplo de como a experiência de usuário ruim afeta no seu tempo de permanência no site, que é justamente o tempo em que você navega por ele.

Para o seu negócio crescer e se destacar, é muito importante garantir que o usuário permaneça o maior tempo possível em seu site, aumentando as suas chances de conversão.

Além disso, sites que possuem um tempo de permanência alto conquistam as melhores posições no ranqueamento dos sites de busca, já que, se as pessoas estão navegando por seu site por um bom tempo, é sinal de que ele oferece conteúdos relevantes e bem apresentados.

6 ações para melhorar a experiência do usuário

1. Invista em um site responsivo

Não é mais novidade que os consumidores estão acessando a internet muito mais de seus smartphones do que dos computadores. De acordo com uma pesquisa da Content Trends (2018)98,9% dos participantes disseram que consomem conteúdo online, sendo que 89,5% consomem esse conteúdo via smartphone. 

E, se essas são telas menores e diferentes, as suas funcionalidades, e principalmente o layout, também devem mudar. Um site responsivo possui um carregamento mais rápido, o que proporciona ao usuário uma experiência mais agradável, já que ele adquire as informações que deseja mais rapidamente.

Além disso, os sites que são adaptados para as plataformas mobile possuem favorecimento no ranqueamento dos sites de busca, como o Google. Sendo assim, melhoram o seu SEO e as suas chances de aparecer na primeira página de resultados. 

2. Tenha um layout organizado e atrativo

O layout de seu site é a primeira impressão que o usuário tem de seu negócio, e isso interfere diretamente na decisão de compra. Se por acaso ele acessa um site que possui um layout desorganizado e nada atrativo, ele provavelmente não irá considerá-lo uma boa opção para efetuar a compra.

Por isso, cuide do design de seu site de forma que ele impacte no visual de maneira positiva. Além disso, pense na disposição de links e conteúdos para que ele consiga encontrar o que deseja rapidamente, sem passar minutos procurando por algo.

As fontes de texto utilizadas também são fundamentais para uma boa experiência do usuário. Escolha fontes de fácil leitura e com tamanho ideais, para que tudo possa ser lido de forma rápida e prática.

3. Faça CTAs atrativos

Os CTAs — Call To Action — são algumas das ferramentas mais importantes para aumentar o tempo de permanência de um usuário em seu site, já que podem direcioná-lo para outras páginas com conteúdos ainda mais relevantes.

É muito importante que você desenvolva bons CTAs, que o façam ter curiosidade em continuar navegando por seu site, aumentando as suas chances de conversão. Por isso, para cada página ou conteúdo, invista em chamadas criativas e diferenciadas, incentivando-o a não deixar de conferir seu conteúdo.

4. Coloque imagens de qualidade

Todo mundo sabe como é importante produzir um texto que seja direcionado aos interesses de seu potencial cliente, ajudando-o a solucionar um problema, mas não se esqueça de que as imagens também são extremamente relevantes para fazer com que o usuário leia o seu conteúdo.

Elas também ajudam na primeira impressão que o seu potencial cliente terá do conteúdo e, por isso, devem ser atrativas e de qualidade. Escolha imagens que tenham relação com o seu conteúdo e que possam impactá-lo de maneira positiva.

Não se esqueça de selecionar imagens diferentes das que são frequentemente vistas na internet, já que fotos muito populares podem fazer com que o seu usuário perca o interesse em seu conteúdo, acreditando que ele não é diferente nem original.

5. Melhore a velocidade de carregamento

Um dos fatores que aumentam a taxa de rejeição de um site é a demora no tempo de carregamento. Os consumidores estão cada dia mais exigentes quanto à velocidade de informação e ter um site que demora para carregar pode prejudicar seu tráfego e suas conversões.

Por isso, com o auxílio de uma empresa especializada no desenvolvimento de sites, analise o que pode ser otimizado e modificado para acelerar o carregamento de suas páginas, como o tamanho e resolução das imagens, códigos e scripts.

Quanto mais rápido o seu site carregar, mais satisfeito estará o seu consumidor, já que ele poderá saber o que deseja rapidamente e estará mais apto para fechar uma compra.

6. Produza conteúdos completos

Se você tem um e-commerce, um blog ou até mesmo os dois integrados, lembre-se de produzir conteúdos completos. Hoje, na internet, podemos ver várias páginas que prometem muito pelo título, mas o conteúdo não apresenta informações relevantes.

Por isso, invista na produção de conteúdos que realmente poderão ajudar o seu potencial cliente a solucionar um problema, com informações relevantes e detalhadas.

Mas lembre-se de que um conteúdo completo não é sinônimo de conteúdo extenso. Seu texto pode ter todas as informações que o usuário deseja e não ser tão grande, pense na qualidade e não no tamanho.

Viu como a experiência do usuário em seu site influencia no tempo de permanência e, consequentemente, nas suas conversões? É muito importante aplicar essas ações para obter sucesso em seu negócio, mas sempre com a ajuda de uma empresa especializada no desenvolvimento de sites para que sejam feitas de forma correta.

Nós, da Retina Web, podemos te ajudar no desenvolvimento de seu site e na atualização, fazendo as modificações essenciais que garantem uma boa experiência do usuário. Se interessou? Entre em contato conosco.