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Links patrocinados: saiba como avaliar os resultados das campanhas
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Links patrocinados: saiba como avaliar os resultados das campanhas

Links patrocinados são anúncios pagos exibidos quando uma pessoa faz uma busca na internet. Como o Google domina mais de 90% do mercado de buscas no Brasil, em geral, quando falamos do assunto, nos referimos aos links no Google. Mas eles também podem aparecer em outros sites que envolvam buscas, como o da Amazon e sites de notícias.

A ideia dos links patrocinados é capturar a atenção de uma pessoa que procura uma solução para certo problema ou já manifesta interesse em algum produto. Se alguém digita “festa de casamento” no Google, é possível oferecer a ela anúncios sobre os diversos produtos e serviços que envolvem esse tipo de celebração.

Mas como avaliar os resultados desse tipo de estratégia? Neste artigo, você vai entender melhor como funcionam os links patrocinados, quais suas vantagens e as ferramentas que existem para medir se o investimento vale a pena. Acompanhe!

Quais as vantagens dos links patrocinados?

Para avaliarmos os resultados de uma campanha de links patrocinados, é preciso primeiro ter clareza sobre como eles funcionam e por que são tão vantajosos. Tendo isso em vista, os links patrocinados oferecem 4 grandes vantagens sobre a publicidade tradicional. Veja quais são elas!

1. Atingem só o público interessado

A primeira é a segmentação do público. Em veículos tradicionais, o anunciante busca um certo perfil de consumidor, como a leitora de uma revista feminina ou o ouvinte de determinado programa de rádio. Porém, a audiência é grande e nem todo mundo exposto ao anúncio está interessado na oferta. Já o link patrocinado é servido somente a quem buscou certa palavra-chave e, portanto, está em uma janela de oportunidade de compra.

2. Pagamento apenas quando a pessoa clica no anúncio

A segunda vantagem é o pagamento por clique. No anúncio para revista ou TV, paga-se pela audiência toda. No caso do link patrocinado, investe-se uma certa verba e ela vai sendo exaurida aos poucos, conforme as pessoas clicam. Se alguém vê seu anúncio, mas não clica, você não paga.

3. Recursos para melhor avaliação dos resultados

A terceira vantagem é a presença de ferramentas precisas de avaliação de resultados, já que toda a atividade é digital e pode ser rastreada e monitorada. É sobre isso que vamos falar agora.

4. Facilidade de modificar a campanha para que dê mais resultados

Uma quarta vantagem dos links patrocinados é a possibilidade de serem facilmente modificados durante a campanha. Assim, o monitoramento de uma campanha de links patrocinados permite identificar o que dá mais certo e o que dá menos resultado, ajustando a campanha ao longo do tempo.

O que considerar no monitoramento do desempenho das campanhas?

A avaliação do resultado de uma campanha de links patrocinados começa pela sua formulação. Qual o objetivo da campanha? Como saberemos se ela teve sucesso?

Assim, a principal métrica a ser acompanhada deve ser decidida antes mesmo de publicar os anúncios, e a sua estratégia de negócios é o que vai decidir qual é ela. Tão importante quanto o objetivo é complementá-lo com um número e um prazo. Alguns exemplos de bons objetivos de campanhas são:

  • vender pelo menos 100 unidades do produto X até o fim do mês;
  • aumentar o tráfego médio do site em 20% de visitantes únicos durante as férias de verão;
  • coletar 2.000 assinantes da newsletter até outubro com o objetivo de disparar os e-mails com nosso pacote de réveillon.

Com um objetivo bem específico em mente, não apenas sua empresa pode verificar se a campanha deu certo, como vai também formular melhor o texto dos links patrocinados e decidir a quais palavras-chave eles estarão atrelados.

Como pensar uma campanha de links patrocinados?

Uma vez que você tenha um objetivo bem específico em mente, pode começar a campanha, definindo o texto dos anúncios e as palavras-chave relacionadas. Para melhores retornos, devem ser usadas algumas ferramentas, como o Google Analytics, o planejador de palavras-chave do próprio Google AdWords ou programas como o SEMrush.

Quais as principais métricas de links patrocinados e como analisá-las?

Agora sim. Com a campanha planejada, formulada e no ar, pode ser feito o monitoramento, de modo a corrigir e melhorar o desempenho enquanto ela está rolando. E claro, ao final da campanha, poderá ser feita uma análise mais aprofundada de ações e resultados. As principais métricas para prestar atenção nessa etapa são:

Taxa de cliques

É também chamada taxa de conversão ou CTR (do inglês “click-through rate”). É a principal porta de entrada do seu anúncio. Descreve a proporção de pessoas que clicaram no link após tê-lo visualizado.

Uma boa CTR é fundamental, do contrário, o volume de visitas para a página de destino não aumenta. Da mesma forma, uma CTR muito alta resulta em uma campanha mais cara, já que é por esse clique que a sua empresa paga ao Google.

Custo por clique

É chamado CPC tanto em português quanto em inglês (cost per click). É uma variável importante do retorno da campanha. O CPC depende das palavras-chave usadas e outras variáveis. Alguns termos têm maior demanda de anunciantes e, por isso, o Google cobra mais.

O CPC pode ser reduzido com algumas táticas inteligentes, como o uso de palavras-chave que darão alto retorno para o seu negócio, mas não são populares entre outros anunciantes.

Taxa de rejeição

É a proporção de gente que acessou o site, mas não navegou ou clicou em nada. Essa métrica pode ser reduzida ao modificar a landing page para oferecer algo mais atraente ao consumidor.

Métricas no Google AdWords de palavras-chave de cauda longa 

Termos mais específicos em geral aumentam o CPC, já que esse tipo de usuário tem mais chance de fazer uma compra daquele produto. Se você tem um restaurante em São Paulo, o cliente que busca “restaurante São Paulo” tem mais chance de almoçar no seu estabelecimento do que aquele que busca apenas “restaurante”. Mas a análise de métricas no Google AdWords permite identificar palavras-chave de cauda longa que resultem em CPC menor.

Por que contar com ajuda especializada?

Os links patrocinados estão entre as principais fontes de receitas do Google, que oferece ferramentas fáceis de usar, mas difíceis de usar bem. Criar uma estratégia otimizada envolve intenso trabalho de pesquisa, acompanhamento de métricas e testes de desempenho.

O ideal é contar com uma empresa especializada, que vai fazer um diagnóstico das demandas do seu negócio e formular a melhor estratégia para maximizar o retorno do investimento em links patrocinados. O melhor de tudo: os resultados são medidos em tempo real e ficam fáceis de entender.

Pronto para começar uma estratégia de links patrocinados e acelerar as vendas da sua empresa? Entre em contato conosco e vamos conversar sobre boas ideias para ajudar o seu negócio a crescer com essa ferramenta.

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