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Como fazer o meu site aparecer na primeira página do Google?
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Como fazer o meu site aparecer na primeira página do Google?

A ideia de “dar um Google” para encontrar uma resposta para as nossas dúvidas do dia a dia já está arraigada na mente dos usuários de quem navega pela web Em todo o mundo, são mais de três bilhões de buscas diárias utilizando essa ferramenta e quarenta mil delas acontecem a cada segundo. Descobrir como aparecer no Google virou uma prioridade para os empresários, já que é ali que circula o maior volume de tráfego da internet. Segundo o Alexa Ranking, que lista o quão popular é cada site na web, o buscador norte-americano é a página número um no Brasil. É em nosso país que se originam pelo menos 3,5% desses bilhões de pesquisas. Figurar entre os principais resultados é, portanto, tão importante para as empresas quanto ter uma presença na web. Quer saber o que é preciso para ser o primeiro resultado que os clientes encontram ao buscar por produtos e serviços como os que oferece? Conheça os recursos disponíveis para isso e descubra o que fazer para otimizar sua página!

Que recursos o Google oferece para promover uma webpage?

Atualmente, existem duas maneiras de fazer um site se tornar popular usando o Google. Anúncios e técnicas de SEO. Google Adwords é o nome dado aos resultados de pesquisa pagos, que aparecem quando procuramos por uma palavra-chave no buscador. Eles são eficientes, porém não garantem resultados definitivos para uma empresa porque funcionam em ciclos limitados. Anúncios apenas consolidam os termos ligados à sua webpage por um período preestabelecido e, a partir do momento em que uma campanha acaba, outro negócio pode adquirir o espaço que a sua organização ocupava e tomar o topo das pesquisas. Já o SEO oferece retornos duradouros para quem investe nele e é a forma mais recomendada de ranquear bem. Search Engine Optimization é um conjunto de técnicas de otimização que ajuda um site a obter espaço na internet organicamente, ou seja, sem que você precise pagar por cliques.

Como aparecer no Google com SEO?

Dentre as técnicas que os empreendimentos utilizam para aparecem para clientes que já estão interessados nas soluções que comercializam temos, pelo menos, 9 estratégias que você pode implementar na sua página o quanto antes. Veja por que elas funcionam!

1. Tenha um site alinhado com o SEO

O Google trabalha com uma série de critérios para eleger os melhores sites para a busca. Um deles é ter um site com domínio próprio. Não adianta otimizar páginas internas se o seu domínio ainda é vinculado a outros sites, como Wix ou Wordpress. O nome deve ser a primeira palavra-chave a ser ranqueada no Google. Por essa razão, ela precisa ser trabalhada na construção do site, nas páginas internas, URLs e nos primeiros textos publicados, para que o Google identifique marca e segmento.

2. Escolha uma boa palavra-chave

Qual palavra-chave define o seu negócio ou produto? Pense em como os usuários procurariam esse tipo de resultado no buscador. Depois de definir a palavra-chave, trabalhe com ela em todos os pontos que citamos no tópico anterior. Segundo as técnicas de SEO, o ideal é que ela seja usada no título do texto, no primeiro e último parágrafos e, sempre que possível, em subtítulos. Mas não é só isso. Para figurar entre os principais resultados, o Google precisa enxergar um padrão no conteúdo que publica. O que quer dizer que a palavra também deverá aparecer na meta descrição (pequeno resumo que aparece embaixo do link na busca), na URL do link e também no nome da imagem que acompanha o texto.

3. Tenha bons links

A URL dos posts é importante, todavia, o Google identifica hiperlinks internos e externos em um site para identificar se a página que ele entrega atende às necessidades de quem fez a busca. Por causa disso, incluir links relevantes é parte da produção de conteúdo. Quando falamos em links internos, é importante sempre referenciar textos ou páginas do próprio site para que o usuário permaneça por mais tempo nele e o Google o identifique como uma boa sugestão. Produzir materiais alinhados é o suficiente para conseguir fazer essa linkagem. Já links externos, ou indicações entre sites, são mais difíceis de obter por isso, os mais importantes para o Google. Uma estratégia para adquiri-los são os guest posts, prática de escrever e publicar artigos em sites de outras pessoas e empresas. A troca de conteúdos faz com que seja mais fácil indexar hiperlinks para a sua página no website de terceiros.

4. Produza bom conteúdo

São os conteúdos, porém, a parte mais importante para que um site ranqueie bem. Se eles não estão relacionados ao que o usuário busca, prometem um material que não entregam ou são rasos, acabam fazendo com o cliente saia rápido da página e ela seja considerada menos relevante para o Google. Quem quer aprender como aparecer na primeira página do Google precisa entender que ele utiliza inteligência artificial para identificar os materiais que indexa. Apenas seguir todas as regras de otimização e produzir peças de pouco valor não será bom para o seu website. O algoritmo utilizado pela empresa norte-americana identifica automaticamente coisas, como plágio e repetições forçadas de uma palavra-chave, negativando o conteúdo dessa natureza nos resultados de busca.

5. Analise o concorrente

Benchmarking é aprender com as técnicas utilizadas pelo seu concorrente para ganhar mais espaço no mercado e fazer com que os clientes conheçam os seus serviços. Por meio dele, um empreendimento consegue entender como aparecer no Google e que mudanças são necessárias para fazer isso. Descobrindo o que dá certo e errado para o seu concorrente faz com que a sua empresa poupe tempo e obtenha ótimos resultados. Procure no Google como ele trabalha e quais palavras-chave utiliza. Use essas informações para traçar metas e otimizar o seu site.

6. Invista em um layout responsivo

Os dispositivos móveis são, atualmente, os principais agentes para conduzir alguém ao seu website. Desde 2016, mais de 50% das buscas feitas na internet são feitas nos smartphones. Para que um site consiga resultados frente a isso, ele deve estar otimizado para funcionar em qualquer dispositivo. Provavelmente você já se deparou com alguma página cuja descrição até parecia relevante, mas era impossível de ler em um celular. O usuário deve conseguir interagir com todas as funções de um site onde quer que tenha realizado uma busca. Não basta incluir as palavras-chave corretas em um conteúdo e não dar visibilidade a ele. Otimizar a presença da sua empresa na web é garantir acessibilidade para que qualquer usuário tenha facilidade em navegar por todos os links que encontrar no Google.

7. Monitore suas visitas

Assim como é possível aprender muita coisa sobre SEO observando o concorrente, acompanhar o que acontece com quem de fato clica nos resultados de busca e visita a sua página lhe ajudará a criar um site melhor. Monitorar cada mudança feita no seu layout e conteúdo é o jeito certo de identificar se elas estão gerando retornos para uma organização. O Google Analytics oferece uma porção de ferramentas para que consiga monitorar as visitas às suas páginas e verificar quais delas geram leads, que materiais fazem com que os usuários passem mais tempo no site e como interagem com ele. Outra maneira de obter insights sobre o que funciona melhor com seus visitantes é por meio de testes A/B. Neles, criam-se duas páginas com variações, em que elementos do layout e calls to action são apresentados de maneira distinta. Por amostragem, testes dessa natureza permitem entender como dispor melhor das informações em um website e oferecer uma experiência de usuário atraente.

8. Nomeie adequadamente suas páginas

Os títulos de cada área de um site têm enorme importância para determinar se ele aparecerá no topo das buscas. Afinal, se há um elemento em comum entre todas as páginas de um site, ele é o título. Por isso você já deve ter notado, ao olhar para as abas do seu navegador, que elas sempre contêm esse elemento. Quando uma title tag é adequada, ela aponta com clareza o que o usuário vai encontrar naquele link e onde essa página está. Um título otimizado para SEO é aquele que aplica palavras que seriam buscadas pelo visitante no Google, como o nome ou categoria de um produto. É, portanto, a pesquisa de palavras-chave que vai lhe ajudar a criar títulos melhores. Não se esqueça de incluí-los em cada parte do seu site.

9. Otimize as imagens do site

Não são só os textos de uma página que importam para que ela consiga se destacar nos resultados de busca do Google. A maneira como as imagens são identificadas em seu website faz uma grande diferença no ranqueamento dele. Dentro de um layout é possível incluir descrições de conteúdo detalhadas, que são consideradas pelo algoritmo na hora de identificar a relevância de um link. Cada fotografia, ilustração ou gráfico devem ser descritos com clareza. O nome que dá ao arquivo é um dos primeiros critérios que o buscador considera para determinar a relevância dele em relação à pesquisa feita pelo cliente, portanto, deve incluir a palavra-chave destacada. Ao ler o código do seu website, o Google também procurará por atributos. Quando o usuário desliza o cursor do mouse sobre uma imagem, é esse o texto que ele vê na descrição. Ali, palavras-chave são igualmente importantes e o conteúdo deve ser descrito de maneira natural. O tamanho das imagens é outro ponto a se considerar. Ao carregar uma página, o cliente deseja vê-la o quanto antes e arquivos pesados demais dificultarão isso. Um site realmente otimizado não deve demorar mais que 3 segundos para carregar completamente. Todas essas modificações podem ser difíceis de serem realizadas por conta própria. É por isso que especialistas em SEO são os parceiros de que a sua empresa precisa para ganhar destaque na web. São eles os responsáveis por identificar palavras-chave ideais para guiar tráfego ao seu site e garantir que elas aparecerão em todos os lugares certos. Agora que você já sabe como aparecer no Google, entre em contato com a Retina Web. Vamos ajudá-lo a construir o website perfeito para que o seu negócio ganhe visitantes organicamente!
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