Retina
Fique atento
as novidade do mercado
Confira as últimas notícias e tendências
Gestão de redes sociais: 5 melhores ferramentas para você conhecer
Tecnologia

Gestão de redes sociais: 5 melhores ferramentas para você conhecer

As marcas têm se aproximado do público por diferentes canais, a fim de fortalecer o relacionamento com as pessoas e gerar mais conversões. Nesse contexto, a gestão de redes sociais torna-se uma atividade vital.

Segundo a pesquisa Social Media Trends 2018, dos negócios respondentes, 94,4% estão presentes nas redes sociais. Deles, 62,2% as avaliam como muito importantes para a empresa. 

A gestão das redes sociais tem como papel a otimização dessa presença, fazendo com que ela seja relevante e constantemente melhorada. Como plataformas de interação e compartilhamento, tais canais são oportunidades a serem exploradas pelas organizações.

Vários fatores contribuem para que isso seja feito. Continue a leitura e descubra as etapas necessárias para se ter resultados e quais ferramentas usar!

O que é a gestão de redes sociais?

Trata-se da atividade estratégica de uma marca para atingir objetivos específicos por meio das redes sociais. Para tanto, é preciso produzir conteúdo para esses canais, além de monitorar os resultados e o mercado, tendo novos insights e mantendo-se relevante, sempre tendo em vista os interesses do público-alvo.

Quais objetivos buscar nesses canais?

Muitos resultados diferentes podem ser buscados nas plataformas de relacionamento. No entanto, é importante ter foco e manter um objetivo central, a fim de obter resultados consistentes e não se perder durante o monitoramento.

​Veja alguns exemplos de estratégias para a gestão de redes sociais:

  • vendas;
  • reconhecimento de marca;
  • comunicação com os clientes;
  • canal para educar o público;
  • geração de leads (contatos de possíveis clientes).

Quando um objetivo é conquistado, outro se torna o principal. Assim, as ações passam a ter um novo norte e se adaptam para atingir a meta determinada.

Quais são as melhores opções?

Cada rede social oferece uma maneira diferente de comunicação, sendo que é necessário respeitar tais características para obter bons resultados. Um mesmo conteúdo pode ser aproveitado em canais distintos, mas precisa ser adaptado.

De acordo com a pesquisa citada anteriormente, o volume e a adesão dos usuários às principais plataformas de interação são os seguintes.

  • Facebook — 95% 
  • Instagram — 89,1%
  • LinkedIn — 69,2% 
  • Twitter — 62,1% 
  • YouTube — 40,2% 

Fazer testes para decidir se mantém a presença em determinadas redes é sempre válido e trará maior conhecimento sobre a audiência, seja em caso de adesão definitiva ou não. Respeitar a realidade de cada público e entender o que funciona é tarefa da gestão de redes sociais.

O que publicar?

Adotar um calendário editorial auxilia a manter a periodicidade, a variedade de assuntos (devido ao planejamento prévio) e a organização dos diferentes canais — e dos formatos de conteúdo que podem ser explorados. 

As redes sociais são importantes meios de distribuição de conteúdo se a empresa tem um blog, desenvolve materiais mais completos (como e-books) ou faz curadoria de páginas externas. Porém, é necessário ir além e criar postagens próprias para tais mídias, explorando recursos como:

  • transmissão ao vivo e stories;
  • infográficos;
  • posts de perguntas;
  • posts de dicas;
  • imagens e gifs;
  • enquetes.

Não se esqueça de que uma pessoa está nas redes sociais para se relacionar. Portanto, criar diálogo com o público é fundamental para conseguir aumentar a relevância! Variar formatos durante dias seguidos, para que a comunicação não se torne repetitiva e cansativa, é outro ponto que requer atenção.

Já em casos de comentários de reclamação, é preciso buscar as informações e saber o que aconteceu de fato. Assim, é possível dar um retorno ao cliente (nunca apagar, ofender ou ignorar), até para que os demais vejam a postura da marca.

Com relação à periodicidade, a definição de uma rotina de publicações nas redes sociais (seja diariamente ou alguns dias da semana) é primordial para criar consistência entre o público, respeitando a capacidade de produção e as características da audiência.

É possível, ainda, explorar o mesmo material em dias e horários diferentes. Assim, perfis distintos são alcançados, o que otimiza o uso de materiais já desenvolvidos e o planejamento do calendário editorial.

Quais ferramentas usar?

As plataformas costumam ter ferramentas internas de mensuração e monitoramento do desempenho de cada uma das postagens. Entretanto, como forma de melhorar a produtividade — para ter insights ou agilizar as atividades —, existem diversas opções no mercado que auxiliam a gestão de redes sociais.

1. Knowen: login simples e único

O nome do login é sempre um desafio, pois é importante que seja padrão nas diferentes redes sociais, facilitando a procura dos usuários. Para conferir rapidamente a disponibilidade em variados canais, a ferramenta Knowen é a opção certa.

Ela confere a disponibilidade do nome desejado em mais de 500 redes sociais diferentes e em domínios diversos, checando, inclusive, a disponibilidade de registro de marca.

2. How Sociable: monitore o desempenho da sua estratégia

Checar o que tem dado certo e qual o impacto das ações da marca são informações imprescindíveis para validar ou reformular ações.

Para ajudar você com essa tarefa, a ferramenta How Sociable mostra a reputação e o impacto da empresa nas redes sociais. Tais informações são valiosas para melhorias e tomadas de decisões.

Com ela, é possível monitorar a relevância da marca em diferentes redes — como YouTube, Vimeo, LinkedIn, Reddit e Twitter —, por meio de acompanhamento e análises de compartilhamentos, curtidas e menções.  

3. Keyhole: fique de olho nos concorrentes

E, para não perder a concorrência de vista, o Keyhole monitora diferentes perspectivas, como menções, hashtags e conteúdos, o que permite estar sempre atualizado e de acordo com o mercado. Além disso, ele apresenta, para cada item desejado, uma lista de digital influencers, redes sociais em destaque, distribuição geográfica e, até mesmo, os dispositivos e as plataformas que originaram mais posts.

Neste post, foi possível conferir o que é gestão de redes sociais e as principais ferramentas que podem auxiliar nesse processo. Lembre-se de sempre avaliar e analisar os resultados indicados por elas.

E então? Ajudamos você com alguma dúvida ou dificuldade quanto à gestão de redes sociais? Comente o que achou de nossas dicas e não deixe de colocá-las em prática para garantir o engajamento do público, combinado? Até a próxima!

Fique por dentro de todas as novidades do mercado.

Cadastre-se e receba nossa newsletter!
Fique por dentro das
nossas redes sociais
Linkedin Retina WEB Instagram Retina WEB

Inove sua maneira de comunicar
e fortaleça suas vendas