Retina
Fique atento
as novidade do mercado
Confira as últimas notícias e tendências
Saiba o que fazer para criar conteúdo relevante para seu blog
Tecnologia

Saiba o que fazer para criar conteúdo relevante para seu blog

Com a expansão do acesso à internet, muitas empresas veem a oportunidade de investirem no marketing digital. No entanto, nem todas se preocupam em desenvolver um conteúdo para blog que seja relevante para o público-alvo.

É fundamental utilizar essa estratégia para tornar o seu site notável, visto que os consumidores evoluíram e procuram muitas informações antes de efetuarem alguma compra. Independentemente dos conteúdos — textos, vídeos, infográficos ou demais materiais —, compreenda que eles precisam gerar engajamento com os leitores.

Para que tenha sucesso nessa empreitada e não perca mais clientes para a concorrência, confira nossas dicas especiais sobre o assunto! Acompanhe a leitura!

Estabeleça uma persona para o seu negócio

Qualquer que seja seu ramo de atividade, na hora de definir sua estratégia online, a criação de personas é um passo fundamental para alcançar bons resultados. O conceito é muito simples: trata-se de uma personagem fictícia que representa o público-alvo ideal que pretende atingir.

Escrever conteúdos para uma segmentação abrangente nem sempre vai fazer com que o seu negócio seja relevante e desperte o interesse das pessoas. Por isso, a estratégia de personas é um dos métodos mais utilizados no marketing digital e auxilia a gerar conteúdos específicos para atingir os desejos e as necessidades do seu público-alvo.

Coloque-se no lugar do seu público

A partir do momento que você estipulou qual é a segmentação que pretende trabalhar e estabeleceu uma persona para focar as suas estratégias, tente se colocar no lugar do seu possível cliente. Um conteúdo para blog precisa atender às necessidades das pessoas antes de pensar nas da empresa.

Entenda que um dos fatores determinantes para aumentar o tráfego do site é fazer com que ele seja interessante para a sua audiência. É essencial compreender qual é o estágio em que o seu público está na jornada de compra e posicionar as suas soluções conforme as necessidades identificadas.

Desenvolva conteúdos que eduquem os leitores

Por mais que a internet tenha democratizado a informação no mundo, existem muitos conceitos aos quais nem todos estão familiarizados ainda, não é verdade? Imaginando que o seu produto ou serviço seja algo inovador no mercado, seu possível cliente precisa entender que aquilo será relevante para a vida dele.

No marketing digital, os conteúdos que alcançam muitas visualizações são aqueles que instruem os leitores sobre um determinado assunto. Com isso, as chances desse tipo de publicação alcançar um bom número de compartilhamentos é maior e pode, inclusive, despertar o interesse dos leitores para conhecer o que você oferece.

Utilize as técnicas de SEO

As regras de otimização para os mecanismos de busca são primordiais para potencializar as suas publicações e fazer com que haja engajamento com o público. Da formatação até a escolha das palavras-chave utilizadas, você precisa analisar quais são os fatores que ranqueiam melhor.

Para aparecer na primeira página do Google e fazer com que a sua marca seja reconhecida no mercado, entenda que os seus posts precisam seguir as regras de SEO. Por isso, investigue quais são os termos mais buscados na internet, observe o que a concorrência faz e condense essas informações para melhorar o seu blog.

Lembre-se de fazer um CTA

Por fim, mas não menos importante que as demais dicas, o bom uso do call to action (CTA), ou chamada para ação, facilita o direcionamento de visitantes para seu site ou suas redes sociais, por exemplo. Mesmo sabendo que o comportamento do consumidor é inconstante, não custa orientá-lo para que faça aquilo que espera.

Utilizar essa estratégia faz com que o tempo de permanência dos usuários no site cresça e, consequentemente, influencie a tomada de decisão para contratar os seus serviços. Normalmente, as chamadas para ação são curtas, objetivas e se encontram no fim do texto para impulsionar o próximo passo.

Para concluirmos, não podemos deixar de lembrar que uma estratégia de marketing de conteúdo vai muito além do conteúdo para blog, ou seja, materiais ricos como os e-books, vídeos e infográficos são também fundamentais na sua estratégia digital.

Gostou destas dicas para tornar seu conteúdo ainda melhor? Quer conhecer um pouco mais sobre o assunto? Então não deixe de ler nosso post sobre como criar um blog de sucesso!

Fique por dentro de todas as novidades do mercado.

Cadastre-se e receba nossa newsletter!
Fique por dentro das
nossas redes sociais
Linkedin Retina WEB Instagram Retina WEB

Inove sua maneira de comunicar
e fortaleça suas vendas