Programação
WordPress ou Wix: quais as vantagens e desvantagens? Como escolher?
Autor Retina Web
Data 8, janeiro, 2018
WordPress ou Wix: quais as vantagens e desvantagens? Como escolher?

Ter um site é fundamental para qualquer estratégia digital vencedora. É nele em que normalmente se fecha a venda e o visitante é convertido em cliente. Dentre as diversas opções existentes para isso, duas se destacam: WordPress e Wix.

Ambas têm planos gratuitos e também pagos, dependendo da definição do tamanho de cada projeto. As duas opções, porém, são bem diferentes entre si.

Compreender essas diferenças é muito importante para entender qual plataforma mais tem a ver com os seus objetivos.

Para demonstrar quais as vantagens e desvantagens de cada uma e, também, como fazer a escolha mais adequada entre Wordpress ou Wix, detalhamos algumas características importantes de ambas para, assim, tornar esse processo mais fácil.

Wix

O Wix é uma plataforma para criação de sites que tem muitos usuários no Brasil e possui uma interface amigável e bem intuitiva. Uma das suas desvantagens é que o plano gratuito a torna bastante limitada, especialmente para quem deseja ter um site mais robusto e que exija uma capacidade maior de armazenamento e compartilhamento de dados.

Uma grande vantagem é a construção do site, que conta com recursos muitos fáceis e que permitem desburocratizar esse processo. Dessa forma, você mesmo pode construir a sua página sem muito esforço. Não há, por exemplo, nenhuma exigência em saber código de programação e/ou similares.

Quanto à capacidade de customização, o Wix também peca um pouco, assim como na implementação do SEO. Já em relação ao suporte, busca atualizar ao máximo os seus tutoriais e deixar os seus usuários antenados sobre tudo o que rola na plataforma.

WordPress

O WordPress é a plataforma mais utilizada no mundo para a criação de sites. Muitos sites famosos que conhecemos foram desenvolvidos nela. Em relação à facilidade de uso, ela é um pouco mais complexo do que o Wix, até mesmo por possuir bem mais recursos, mas não é nada muito difícil.

Uma característica bem marcante é a vasta quantidade de plugins que ela apresenta, o que facilita a implementação do SEO, a customização, integração com as redes sociais, entre outros.

Muitos desses plugins exigem um certo conhecimento técnico, o que pode tornar essa tarefa um pouco mais difícil para quem é leigo no assunto. Mesmo assim, podemos dizer que o WordPress é muito intuitivo ao usuário e o seu gerenciamento é bem simples.

Não há, também, obrigatoriedade em saber código de programação e afins, a não ser em projetos maiores em que esse conhecimento é necessário.

A escolha

Não há uma verdade universal que diga que WordPress ou Wix é a melhor escolha. Essa decisão cabe ao usuário e deve estar ligada com a proposta do negócio.

Para quem deseja um site simples e não está muito preocupado com SEO e mecanismos de busca, além de poder criar um site sozinho em poucos minutos, o Wix é uma ótima opção.

Já quem planeja utilizar o site como parte de uma estratégia digital, deseja proporcionar uma experiência melhor para o usuário e quer ranquear bem no Google, o WordPress apresenta mais recursos para esse fim.

Gostou desse artigo? Te ajudou a escolher entre Wordpress ou Wix? Que tal seguir as nossas redes sociais e acompanhar as postagens bacanas que sempre fazemos por lá?  Estamos no FacebookInstagramGoogle+ e LinkedIn. Contamos com a sua presença!