Na busca por criar uma presença online sólida, muitas vezes se esquece de um ponto determinante para que isso possa acontecer: a elaboração de um plano de marketing digital.
Em um universo onde as ferramentas são inúmeras e todas elas apresentam histórias de sucesso, é preciso ter em mente as suas metas e objetivos para que a escolha dos recursos seja a melhor possível.
O ideal é seguir um passo a passo para elaborar o plano de marketing digital. Sabendo da importância disso, listamos uma série de etapas que você não pode deixar de lado quando estiver fazendo esse processo.
Análise de mercado
A análise de mercado possibilita enxergar um pouco do “mundo lá fora”, ou seja, o que está acontecendo no seu nicho, incluindo tendências, concorrência, inovação, interesse do público, situação econômica e outros mais.
Cada um desses itens traz informações importantes para saber como se colocar no mercado. Por exemplo, se você encontrou uma série de negócios muito parecidos entre si, é possível focar em oferecer algo mais e, assim, conseguir mais destaque.
O público está muito atento a isso, buscando não só o melhor custo-benefício em termos de valores, mas também pensando em vivenciar uma boa experiência de compra. O plano de marketing digital deve considerar esse ponto e alinhar as estratégias para que o seu diferencial fique o mais claro possível para os clientes.
Análise interna
De nada adianta ir atrás do que está ocorrendo no mercado se você não olhar para dentro e ver como o seu negócio funciona de verdade. Podemos até dizer que essas duas análises são complementares e, sozinhas, não possuem muito sentido.
Por esse motivo, é fundamental que a sua missão esteja bem definida, de forma a conseguir passar a mensagem desejada do jeito mais eficiente para o público. Um bom plano de marketing digital deve levar isso em conta, afinal, o poder de comunicação é um grande aliado na jornada de construir uma estratégia online bem-sucedida.
Dentro da análise interna, alguns pontos-chave são: conhecimento profundo sobre os produtos e serviços comercializados e a sua capacidade de atender às demandas existentes. Isso auxilia muito para criar campanhas mais otimizadas e com base nas características funcionais do seu negócio (como porte, capacidade de produção etc).
Análise de público
Não ter um processo de segmentação bem definido é uma das grandes falhas de quem não consegue grandes resultados com marketing digital. Uma das explicações para negligenciar esse ponto muitas vezes está na diversidade de produtos e serviços oferecidos. Com base nisso, se cria a visão errada de que atirar para todo lado funciona mais do que segmentar o público.
A importância de definir alvos é imprescindível tanto para quem trabalha com produtos diversos como para quem trabalha com os mais específicos. No primeiro caso, mesmo que haja diferença no perfil do público, no geral há algumas características comuns entre eles que ajudam a definir melhor a persona. Além disso, há possibilidade de criar pequenas campanhas altamente focadas em determinados produtos.
No segundo caso, essa análise é muito importante por se tratar de uma fatia de público mais específica, o que exige um direcionamento muito bem feito para que essas pessoas possam ser encontradas e também encontrem a sua empresa.
Definição de ações
Esse passo é talvez o mais importante porque ajuda a prever na teoria os resultados que as ações escolhidas trarão. Mas qual o segredo para gerar bons números? Com certeza uma das respostas está em definir bem essas ações.
Um dos grandes segredos da escolha é ver o que mais está ligado com a proposta que você deseja apresentar ao público. Sob esse aspecto, é preciso considerar que muitas ferramentas utilizadas com sucesso por outras empresas podem não ser a melhor escolha para o seu negócio.
Há inúmeras empresas que conseguem engajar bastante o público nas redes sociais, outras já preferem produzir conteúdo por meio de blogs. É claro que existe a possibilidade de realizar um pouco de cada coisa, mas isso deve estar muito bem definido em um cronograma de ações, especialmente para evitar sair atirando para todo o lado (como no exemplo da falta de segmentação).
Também é importante ter ações bem definidas para não focar em um caminho único, o que pode ser bem perigoso tanto na busca por resultados quanto para as suas finanças, já que, quando se percebe que errou o caminho, o orçamento de marketing já foi todo direcionado para essas ações erradas.
Cronograma
O cronograma de ações ajuda muito para que o processo possa ser executado com precisão e não pode faltar em um plano de marketing digital. Ele é muito importante para definir o andamento das ações durante o ano todo e também aquelas que devem ser feitas em determinados períodos.
Podemos citar o exemplo das empresas que trabalham com produtos que vendem mais em certas estações do ano. Em situações assim, muitas vezes é necessário ter ações de marketing que ajudem a obter um faturamento alto nesse período, pois é esse faturamento que vai sustentar a empresa durante todo o ano.
Ha também momentos de baixa normal em vários negócios, principalmente em período de férias, onde as cidades naturalmente ficam mais vazias. Toda essa compreensão ajuda a alinhar as ações com base nas características do ano inteiro e também nas peculiaridades de cada mês.
Outra questão importante é que, ao observar os resultados por meio das métricas de marketing digital, é possível realinhar o cronograma para que as desejadas melhorias sejam possíveis.
Vale lembrar também que se pode contar com ajuda especializada para a elaboração do plano. Uma agência de marketing digital é uma grande aliada nessa missão, visto que ela conta com profissionais que possuem conhecimento técnico, sabem fazer uma leitura adequada do seu negócio e também já possuem inúmeros cases de sucesso.
Compreender que investimentos assim possuem um ótimo custo-benefício pode ser fundamental para criar uma estratégia online capaz de colocar a sua empresa no lugar onde ela merece estar.
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