Sabemos o quanto é complicado criar um e-commerce do nada, principalmente se você não tem experiência alguma no assunto. Existem fatores que são essenciais e que podem gerar ótimas vendas, como o layout para e-commerce.
Esse aspecto é relevante para proporcionar uma navegabilidade melhor, atrair a atenção do público, tornar o caminho para a compra mais ágil, entre outros pontos importantes.
Portanto, para se dar bem nessa área, acompanhe neste artigo 5 coisas que não podem faltar em sua loja virtual de jeito algum. Confira!
1. Design responsivo
A primeira coisa que precisa se preocupar em relação ao site é fazer com que o design seja responsivo, isto é, um layout que permite as pessoas acessarem as páginas em seus smartphones e tablets sem quaisquer problemas. Ao adotar um perfil responsivo, naturalmente, você melhora a experiência do usuário e deixa a navegação simples.
A venda de aparelhos mobile aumentou consideravelmente e, por isso, você jamais deve negligenciar essa demanda, afinal, os hábitos de consumo mudaram bastante com o tempo. Entenda que a maioria dos seus possíveis clientes entrarão em contato por meio de aparelhos móveis, então é preciso ficar de olho para atendê-los bem.
2. Tempo de carregamento otimizado
Provavelmente você já deve ter ouvido falar que o tempo de carregamento do site influencia o interesse do cliente, não é mesmo? Se você achava que era balela, pode acreditar que isso acontece de verdade e, se não tomar providências, pode perder excelentes oportunidades de fechar negócio.
Tendo em vista que o perfil de clientes mudou e que eles estão cada vez mais exigentes, nada melhor do que proporcionar um site rápido e que dê liberdade para que as compras sejam efetuadas no tempo deles. Para tanto, veja se há imagens ou vídeos pesados demais, pois isso pode comprometer o tempo de carregamento.
3. Layout intuitivo
A praticidade é a palavra-chave do momento, pois, com a correria do dia a dia, ninguém quer perder horas tentando achar o caminho para a compra. Sendo assim, o layout para e-commerce deve ser minimalista e a trajetória do usuário até o carrinho intuitiva, permitindo uma navegação tranquila e agradável a cada clique.
Espalhe os elementos do site de maneira que fique simples entender onde está cada coisa, principalmente no que se refere às páginas de contato, de dúvidas frequentes, da história da empresa etc. Independentemente se pretende usar templates de sites ou criar um personalizado, organize a disposição dos produtos e deixe filtros específicos.
4. Botões com CTAs
É bem possível que você já tenha ouvido falar dos call to actions (CTAs), visto que é uma ótima estratégia para conduzir os usuários para o próximo passo e avançarem em suas jornadas de compra. Com uma boa utilização de CTAs no site, fica mais simples posicionar as suas campanhas e influenciar a decisão dos visitantes.
Para isso, coloque botões em lugares estratégicos do site que conduzam os leads para os produtos que deseja, o blog corporativo ou até mesmo as redes sociais da empresa. Se possível, invista em botões com um layout instigante e que as cores combinem com a identidade visual da marca.
5. Selos de segurança da página
Por fim, mas tão importante quanto os demais itens do nosso checklist, os selos de segurança da página são primordiais para proporcionar confiabilidade. Tendo em vista que existem milhares de golpes na praça e as famosas fake news, você tem que deixar claro que o seu site é digno de confiança.
Escolha uma plataforma segura, com certificados atualizados e que barrem quaisquer ameaças online que possam surgir. Tendo isso em vista, os consumidores se sentirão mais à vontade para realizarem suas compras e, naturalmente, indicarão seu e-commerce para amigos, fazendo com que tenha uma boa reputação online.
Para concluirmos, se pretende deixar mais bonito e eficiente o layout para e-commerce, não se esqueça de usar e abusar da originalidade, pois isso ajuda você a ficar um passo à frente da concorrência.
Se você gostou desta lista que trouxemos e quer saber como engajar os visitantes do site, então aproveite a visita ao blog e veja as 6 melhores práticas de produção de conteúdo para e-commerce!