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6 melhores práticas de produção de conteúdo para e-commerce
Autor Retina Web
Data 22, outubro, 2018
6 melhores práticas de produção de conteúdo para e-commerce

A produção de conteúdo para e-commerce tem se destacado como uma das melhores práticas para aumentar as conversões, melhorar o relacionamento com os clientes e ganhar mais visibilidade online. Isso porque eles funcionam como ferramentas para educar os consumidores e demonstrar conhecimento, ganhando credibilidade, além de aumentar o tráfego de seu site por ajudarem a melhorar o seu posicionamento nos mecanismos de busca.

Contudo, para obter todos esses benefícios com a produção de conteúdo e não desperdiçar todo seu investimento e esforço, é preciso estar atento a algumas práticas essenciais para o sucesso. Quer saber quais são elas? Então, continue lendo este artigo e confira as 6 dicas principais.

1. Invista em vídeos

Além dos artigos de blog e posts nas redes sociais, os vídeos são excelentes ferramentas para produção de conteúdo, uma vez que eles se destacaram muito diante das mudanças de comportamento dos consumidores, que hoje têm preferência por materiais mais interativos e de fácil consumo.

É possível produzir vídeos mostrando os bastidores de seu negócio, quais são e como funcionam seus serviços ou, até mesmo, respondendo dúvidas. Assim, você se aproxima de seus potenciais clientes, gera mais engajamento, conquista credibilidade e aumenta o tráfego de seu site.

Por isso, é essencial incluir os vídeos em sua estratégia de marketing de conteúdo para e-commerce, lembrando sempre de que é preciso escolher o formato, tempo de gravação, assunto e linguagem de acordo com o perfil e os interesses de sua persona.

2. Utilize o e-mail marketing

O e-mail marketing é muito importante para fidelizar e melhorar o seu relacionamento com seus clientes, já que ele permite um contato direto com eles. Se você tem o contato de um potencial cliente, é porque ele teve um certo interesse em seus produtos ou serviços, e para fazê-lo avançar no funil de vendas o e-mail marketing pode ser fundamental.

Isso porque você pode enviar conteúdos personalizados e segmentados de acordo com os interesses de cada um, fazendo com que ele leia os seus artigos, acesse o seu site ou blog e conheça mais a sua empresa, ficando mais propenso a tomar a decisão de compra.

Além disso, o e-mail marketing é extremamente importante nas estratégias de pós-venda, já que você pode dar continuidade ao relacionamento com seus clientes, com a possibilidade de torná-los fãs e divulgadores de sua marca.

3. Considere as diferentes etapas do funil de vendas

Para que a sua estratégia de marketing de conteúdo realmente traga resultados em vendas ou reconhecimento de marca no mercado, é muito importante considerar as diferentes etapas do funil de vendas. Seja na fase de atração, conversão, venda ou retenção, é necessário produzir materiais para todas elas e que sejam bem direcionados, de modo que se consiga levar os leads para as próximas etapas.

Não adianta produzir conteúdo relevante apenas para atrair consumidores se você não aplica estratégias para convertê-los. Por isso, analise bem os assuntos mais interessantes para cada etapa e defina qual é o formato ideal para entregá-los aos seus potenciais clientes.

4. Use as redes sociais

As redes sociais são muito usadas na etapa de geração de leads, já que é possível atingir grande parte de seus potenciais clientes e são canais que não necessitam de tanto investimento. Mesmo assim, para atrair os consumidores ideais é preciso atuar de forma segmentada, voltada para o perfil, interesses, linguagem e conteúdo mais adequado para quem você deseja atrair.

Uma alternativa que as redes sociais trazem é a possibilidade de veicular anúncios com uma segmentação ainda mais específica de acordo com a localização, idade, interesses, entre outras, obtendo resultados mais aproximados do que é almejado.

5. Investir em influenciadores e micro-influenciadores

O uso de influenciadores e micro-influenciadores tem sido muito comum para potencializar as estratégias de marketing de conteúdo para e-commerce, trazendo resultados satisfatórios para todos os tipos de negócios. Contudo, antes de escolher uma dessas personalidades para publicação dos materiais, é preciso estar atento a alguns pontos.

O primeiro deles é se esse influenciador se relaciona com o público que você deseja atingir. Afinal, de nada adianta contratá-lo apenas pelo número de seguidores ou engajamento, se esses seguidores não são interessantes para o seu negócio.

Outro ponto importante a ser observado é se você precisa contratar um influenciador ou se um micro-influenciador pode ajudá-lo a atingir bons resultados. Isso depende do quanto você deseja vender e do valor que você tem para investir. Dessa forma, contrate uma personalidade que realmente tenha interesse em usar ou testar os seus produtos e serviços, para passar uma mensagem autêntica e relevante para os seus potenciais clientes.

6. Ter atenção com o SEO

Não adianta produzir vários conteúdos com assuntos relevantes e bem segmentados se você não aplica técnicas corretas de SEO. Dessa forma, todos os seus esforços serão em vão. Para realmente ganhar visibilidade e destaque na internet é muito importante escolher títulos atrativos, com palavras-chave e urls corretas e inserir links internos.

Além disso, observe se as imagens são muito pesadas, prejudicando o carregamento do site e se a descrição das imagens está de acordo com o conteúdo. Todas essas práticas poderão contribuir para que os seus materiais tenham destaque nos mecanismos de busca, aumentando o seu tráfego e as suas vendas.

É importante ressaltar que o marketing de conteúdo para e-commerce trará resultados para o seu negócio a longo prazo, e por isso, é importante persistir, continuar aplicando ações e desenvolvendo materiais de acordo com o seu planejamento de marketing.

Para saber se realmente seus esforços estão trazendo benefícios, nunca deixe de analisar as suas métricas. Observe o número de conversões, acessos ao site, abertura de e-mail marketing, entre outros aspectos. Assim, você pode efetuar mudanças necessárias para corrigir as ações que não tiveram boa performance.

Além disso, é essencial ter um site funcional, responsivo e que tenha um rápido carregamento, de modo a proporcionar aos seus potenciais clientes uma ótima experiência de navegação e compra.

A Retina Web pode auxiliá-lo em todo planejamento e desenvolvimento de estratégia para produção de conteúdo para e-commerce, além criar um site que poderá contribuir para o aumento de seu faturamento e reconhecimento de mercado. Portanto, convidamos você a entrar em contato conosco.