Programação

Afinal, devo usar templates de sites ou criar um personalizado?

Talvez uma das maiores preocupações que mexem com os pensamentos dos empreendedores seja o desenvolvimento de uma página na web. Afinal, é melhor usar templates de sites já prontos ou optar por algo personalizado?

A Internet dispõe de diversas opções de templates pré-moldados para qualquer nicho de mercado, mas, em contrapartida, cresce consideravelmente a escolha por um serviço customizado e ajustado para as necessidades das empresas.

Pensando nisso, para que reforce sua autoridade on-line, resolvemos explicar as diferenças entre os dois conceitos e mostrar os principais benefícios de um e de outro. Acompanhe a leitura e confira:

O que são templates prontos?

A fim de compreender melhor o conceito dos templates, pegaremos uma simples analogia: pense na construção de um condomínio de casas iguais, em que todos os recursos estão disponíveis para você e seus familiares morarem. O template funciona da mesma maneira, pois dará ao seu negócio uma opção pronta para usar em seu site.

Esse tipo de ferramenta trará um esquema padronizado de estrutura, sendo que a diagramação e o design do projeto são, teoricamente, mais práticos de usar. É importante ressaltar que muitos modelos de template são desenvolvidos em código HTML puro, no qual é possível fazer edições básicas de cores, tipografia etc.

O que é a personalização de sites?

Já com relação à personalização de sites, retomando o exemplo anterior, imaginamos que você não teria gostado tanto de ter uma casa igual à do seu vizinho, certo? Então, a tendência é que, aos poucos, você queira alguém para dar uma repaginada no ambiente e fazer com que o layout da sua moradia esteja de acordo com o seu gosto.

Sendo assim, quando se pensa em personalização, logo enxergamos que é importante fugir do óbvio para entregar resultados diferentes do que as demais pessoas fazem. E se analisarmos bem, ao definir sua estratégia on-line, as ideias devem contribuir com algo que vá além do que muitos pensam, a fim de conquistar o seu público-alvo.

Quais são os pontos-chave entre os templates de sites e a personalização?

A sua escolha entre os templates prontos e a personalização do site tem muito a ver com os objetivos da empresa, pois só você sabe realmente o que é melhor para o seu negócio. Com isso, preparamos uma lista com seis aspectos fundamentais a serem considerados. Confira!

1. Investimento

Quando se trata de preço, obviamente a opção por um template de site pronto pode ser algo bem mais vantajoso na questão financeira. Muitos fornecedores desse serviço se preocupam mais com a quantidade do que, necessariamente, com a qualidade e, por isso, os valores dos modelos costumam ser baixíssimos.

Caso o seu negócio esteja engatinhando ainda e você não disponha de um orçamento suficiente para começar o site do zero, vale investir no que é mais barato. No entanto, não se esqueça de que ainda terá os gastos com domínio e hospedagem, dois fatores essenciais para qualquer página na web.

2. Praticidade

Tendo em vista que você já terá tudo mastigado para apenas implantar as informações do seu negócio, os templates de sites também levam vantagem nessa questão. É comum encontrarmos empreendedores com muita expertise em sua profissão, mas que são uma verdadeira negação para trabalhar no meio digital.

Devido a isso, a opção por escolher algo que, de primeiro momento, é mais fácil e não requer um vasto conhecimento em programação, naturalmente será determinante. Embora seja uma decisão imediatista, no caso de uma loja virtual com poucos produtos no estoque, por exemplo, pode ser bastante útil.

3. Tempo

Provavelmente você já ouviu falar naquela velha máxima que diz “tempo é dinheiro”, não é verdade? A questão do tempo está lado a lado com a praticidade, porque, às vezes, é possível que o seu negócio precise de algo simples e que não leve mais do que um dia para ser implantado no site.

É evidente que, se a sua empresa tem prazos a cumprir e quer logo marcar presença no mundo digital, a escolha por um template pronto pesará significativamente. Entretanto, ao negligenciar o layout e o conteúdo da página por conta do tempo, isso pode se tornar um grande erro ao criar o primeiro site.

4. Customização

Agora, levando em consideração que você gostou do template pronto, mas quer adaptar outros recursos em seu modelo, é bem provável que isso não seja possível. Nesse ponto, a personalização ganha de lavada, pois as suas necessidades e interesses são respeitados na hora de fazer um site notável.

Já pensou em uma loja virtual que não tenha um módulo para verificar o frete ou a integração das mais variadas formas de pagamento? Por conta disso, é importante ter à disposição desde os recursos mais simples até os mais complexos, senão, o negócio se transforma em algo totalmente fora da curva, que seria desvantajoso para a empresa e ainda pior para os possíveis consumidores.

5. Identidade da marca

Com o mundo corporativo em constantes mudanças, torna-se imprescindível pensar em boas estratégias de branding para estar à frente da concorrência. Tendo isso em vista, o design de um site deve transparecer a missão, a visão e os valores adotados pelas empresas a fim de construir uma imagem de credibilidade.

A contratação de um site personalizado deixa mais fácil a comunicação com o público e contribui para que o seu negócio tenha uma reputação positiva na web. Ainda convém lembrar que, se pretende aparecer na primeira página do Google, é importante contar com um visual que respeite as boas práticas da otimização de busca.

6. Experiência do usuário

Independentemente se o seu negócio tem um site institucional, uma loja virtual ou um blog corporativo, tenha em mente que o público vem em primeiro lugar. Com isso, a personalização traz características importantes para proporcionar aos visitantes do site uma experiência única e memorável.

Em tempos de democratização da Internet e da utilização maciça de smartphones e tablets, o site precisa ser responsivo, ou seja, ter a capacidade de se adaptar a qualquer plataforma. É importante deixar seu site mais rápido, também, pois muitos templates são pesados e acabam propiciando uma navegação de baixa qualidade.

Portanto, antes de escolher quaisquer dos lados dessa balança, saiba ponderar as principais vantagens abordadas de cada um dos templates de sites e o que podem representar para o seu negócio a curto, médio e longo prazo.

Conseguiu entender a diferença entre os templates de sites prontos e os personalizados? Bateu a curiosidade de conhecer outros assuntos? Entre em contato conosco!

Compartilhe!

Fique por dentro de todas as novidades do mercado!

Cadastre-se e receba a nossa Newsletter

Destaques

Design de site para conversão: o que fazer e o que não fazer?

Métricas de redes sociais: o que você precisa saber sobre o assunto?

Fique por dentro das nossas redes sociais