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Aprenda a fazer o planejamento anual de marketing em 7 passos!
Autor Retina Web
Data 21, novembro, 2018
Aprenda a fazer o planejamento anual de marketing em 7 passos!

Já parou para pensar que o sucesso da concorrência pode ser por conta de uma boa estratégia online e um cronograma organizado de ações? Em que patamar está o seu planejamento anual de marketing?

Fazer um planejamento estratégico logo no começo do negócio é imprescindível para alinhar as expectativas dos gestores, dos colaboradores e, obviamente, do público que você pretende atender. Esse plano pode ser voltado para melhorar o poder de alcance da marca, maximizar a aceitação de um produto, entre outros fatores.

No intuito de tornar a sua vida um pouco mais fácil em relação ao marketing, trouxemos 7 passos fundamentais que qualquer empresa precisa seguir se quiser ter sucesso. Confira!

1. Faça uma análise de ambiente

Analisar a situação do ambiente interno e externo é primordial para saber se é rentável ou não investir seus esforços em determinado nicho, principalmente se estiver montando seu primeiro negócio. Ao prestar atenção nos fatores que podem influenciar positivamente e negativamente as vendas, fica mais simples tomar as decisões certas e criar campanhas precisas.

Coloque em uma planilha tudo o que pode enaltecer ou prejudicar o seu negócio e cruze os dados para chegar a um denominador comum do que é prioridade. Com isso, torna-se muito mais simples aproveitar as oportunidades encontradas e afastar de vez quaisquer ameaças que rondem a empresa.

2. Defina o público-alvo

Por mais que você tenha uma ideia fantástica de produto ou serviço, toda essa criatividade não adiantará de nada se estiver vendendo para as pessoas erradas. Sendo assim, avalie qual é o seu público-alvo e quais as possíveis dores que pretende solucionar, identificando os principais hábitos de comportamento.

A segmentação e a criação de personas são duas vertentes importantíssimas para estabelecer um bom marketing de relacionamento, visto que você terá uma possibilidade maior de engajar o público que atende. Se possível, faça pesquisas de mercado e visualize padrões que podem ser relevantes para remodelar os objetivos do negócio.

3. Estabeleça metas e prazos

Absolutamente nenhum negócio vai para frente sem ter metas bem definidas, afinal, ninguém quer ficar como a Alice no país das maravilhas, sem saber o caminho que deve tomar, não é mesmo? Por isso, se você quer maximizar o seu potencial de mercado, saiba exatamente onde quer chegar e o que é preciso para isso.

Vamos imaginar que você tenha a pretensão de fazer o site aparecer na primeira página do Google, por exemplo, então, trace os seus objetivos de marketing a partir dessa meta, melhorando os conteúdos, utilizando técnicas de SEO etc. Além disso, fique de olho nos prazos, pois eles são de suma importância em seu negócio para diversas etapas, especialmente na hora de negociar com clientes, fornecedores e afins.

4. Crie estratégias para os canais de comunicação

É inegável que a democratização da informação, por meio da internet, facilita muito a vida das pessoas. Levar isso em conta é um dos pilares que sustenta qualquer estratégia online. Não basta apenas colocar o site no ar e esperar que os clientes apareçam felizes e saltitantes para comprar, mas sim desenvolver uma comunicação efetiva para atraí-los.

Seja qual for o número de canais que disponibilize para contato, tenha a preocupação de que todos falem a mesma língua e proporcionem um atendimento exemplar. Em se tratando das redes sociais, por exemplo, acompanhe as menções à empresa, possíveis comentários a respeito dos produtos e as tendências que possam contribuir para a melhoria dos resultados.

5. Considere a reformulação do site

Entra ano e sai ano e o seu site não consegue atrair o público que você esperava? Então é hora de rever o que está travando o seu processo. Em muitas oportunidades, um site otimizado pode ajudar a vender mais, no entanto, vale uma revisada no layout, na disposição dos elementos e nas informações inseridas.

Tendo em vista que boa parte da população mundial utiliza aparelhos mobile para efetuar suas compras, de maneira alguma você pode esquecer de pensar em um design responsivo. Do mesmo modo, preocupe-se com os selos de segurança, pois isso pode conferir uma credibilidade maior e, por consequência, influenciar na decisão dos clientes.

6. Apure os custos de marketing

Independentemente do nicho que atue, dentro do planejamento anual de marketing é fundamental que você apure os custos envolvidos no processo, até mesmo para evitar que o mês feche no vermelho. Faça um relatório com todos os custos fixos e variáveis e identifique quais alterações são necessárias para otimizar os recursos financeiros da empresa.

O tipo de campanha utilizada para divulgar a marca e gerar um engajamento maior com o público tem que ser bem pensada, visto que isso pode impactar nas contas e gerar um déficit futuro. Sendo assim, antes de optar por links patrocinados, pela instalação de mídias externas ou por qualquer outro meio de se comunicar que envolva dinheiro, veja se a empresa realmente pode investir nisso no momento.

7. Meça os resultados obtidos

Por fim, mas não menos relevante que os demais passos, você deve mensurar os resultados que obteve com o planejamento. Essa simples atitude pode salvar o ano dependendo do que você tem feito, pois obterá um feedback importante a respeito das campanhas desenvolvidas e, com isso, poderá reforçar o que tem dado certo e, naturalmente, modificar os pontos críticos.

As métricas de vendas fazem com que você tenha um respaldo sobre as ações implementadas e verifique se isso tem surtido efeito no mercado que atua. Ao coletar esses dados, lembre-se de captar os aspectos positivos do negócio e de repassar os dados para o seu time de marketing, pois isso servirá como incentivo para produzir ofertas cada vez melhores.

Portanto, perceba que não é nenhum bicho de sete cabeças o planejamento anual de marketing. Com força de vontade, paciência e foco, é possível chegar muito longe e almejar excelentes resultados.

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