Ao desenvolver um plano estratégico para maximizar o seu faturamento, considere a importância que uma boa gestão de redes sociais pode ter. O Instagram stories, por exemplo, é um excelente recurso para captar novos clientes, sabia?
Entre os vários benefícios que essa ferramenta dispõe, podemos ressaltar sua capacidade de tornar a relação entre os seguidores e a empresa mais duradoura. Além disso, é uma estratégia mais eficaz, quando se trata de aumentar o alcance orgânico de uma marca.
Portanto, para que você consiga tirar o melhor proveito desse conceito e não perder clientes para os concorrentes, preparamos uma lista com sete práticas essenciais sobre o uso do conteúdo efêmero no Instagram. Acompanhe a leitura e confira!
1. Use criatividade nas suas campanhas
O Instagram stories dá a possibilidade de usar muito a criatividade para fazer publicações interessantes e que despertem a atenção dos seus seguidores. Pelo fato de ter vários recursos, você pode desenvolver postagens que tenham a cara da sua marca e proporcionar aos usuários uma forma diferente de identificar as suas soluções.
É possível, por exemplo:
- mesclar textos com imagens;
- colocar gifs junto aos vídeos;
- usar e abusar da paleta de cores, entre inúmeras outras funções disponíveis.
Isso faz com que as postagens sejam mais descontraídas e, naturalmente, sirvam como gatilho mental para que os seus seguidores possam conhecer melhor o que você tem a oferecer.
2. Faça ofertas especiais
Sabendo que os conteúdos efêmeros duram apenas 24 horas, você pode usar isso a seu favor para gerar uma excelente oportunidade de fazer promoções e oferecer códigos de desconto aos seus seguidores. Ao definir sua estratégia on-line, considere colocar esse tipo de publicação no seu feed de Stories, pois tem potencial para atrair clientes e criar urgência no seu público.
Fazer uso dessa ferramenta pode ajudar a driblar os novos algoritmos do Instagram, sendo assim um caminho poderoso para mostrar aos usuários a presença da sua marca. Inclusive, dependendo da oferta que disponibilizar, você conseguirá notar quem realmente tem interesse no seu negócio e converter visitantes em leads qualificados.
3. Mostre os bastidores do seu negócio ou de um evento
Se você tem uma audiência interessante nas redes sociais e o relacionamento com os seguidores vai de vento em popa, por que não evidenciar um pouco dos bastidores do seu negócio? O ser humano costuma ser bem curioso e gosta de entender como funciona as coisas ao seu redor, não é verdade?
Sendo assim, ao mostrar o que há por trás das cortinas, você pode despertar surpresa nas pessoas e fazer com que haja uma aproximação e empatia ainda maiores. Ao postar os bastidores de uma palestra importantíssima para a sua profissão, por exemplo, faz com que as pessoas reconheçam que você busca se aprimorar e isso gera autoridade no mercado em que atua.
4. Utilize a enquete para promover interação
Enquetes são um dos recursos mais recentes no Instagram, que servem como termômetro e métrica de marketing para compreender melhor como anda a impressão das pessoas sobre o seu negócio. Com as enquetes, é possível medir o nível de satisfação dos seguidores com o seu perfil corporativo e utilizar esse feedback para remodelar suas estratégias.
Introduzir isso ao seu negócio é fundamental para aumentar o engajamento com a marca e fazer com que os seguidores se tornem mais presentes. Alem do mais, ao utilizar enquetes estratégicas você consegue mensurar o nível de interesse do público sobre um determinado produto ou serviço que tenha a oferecer, compreendendo assim o impacto que pode causar.
5. Insira links direcionados
É bem provável que você já saiba da importância das chamadas de ação (CTAs) para um conteúdo, certo? Portanto, lembre-se de incluir links que direcionem os visitantes dos seus stories, se você pretende:
- aumentar o tráfego do seu site;
- fazer menção a um material rico;
- gerar cadastros para uma promoção ou qualquer outra estratégia.
Partindo do princípio que você oferece conteúdo relevante para a sua audiência, não custa direcioná-los para o próximo passo e assim influenciar a experiência deles com o seu perfil. No entanto, vale deixar claro que a opção de incluir links, por enquanto, está limitada para contas verificadas, ou seja, que tenham mais de 10 mil seguidores.
6. Realize transmissões ao vivo
Assim como acontece no Facebook, as transmissões ao vivo fazem um enorme sucesso no Instagram, visto que o público gosta de interagir ainda mais nessas ocasiões. Entenda que é a oportunidade propícia para:
- saber, em tempo real, as opiniões dos seus seguidores;
- divulgar o seu site;
- conversar com a sua audiência etc.
Aderir a esse tipo de atitude faz com que a estratégia de utilizar o Instagram Stories seja mais humanizada e ganhe a confiança das pessoas que se interessam pelo seu negócio. Além disso, você pode fazer uma espécie de webinar e explicar um pouco mais das soluções que oferece para o seu público-alvo.
7. Invista em hashtags também no Instagram Stories
As hashtags são fundamentais em qualquer método de engajamento que você use no Instagram, pois servem de atalho para que as pessoas, que ainda não seguem o seu perfil, possam encontrar o seu negócio entre vários outros que existem na rede. Com os stories, é possível abusar da criatividade e inserir tags que gerem mais visitantes.
Opte por tags que tenham a ver com o que você faz, mesclando-as àquelas que são mais populares no Instagram, afinal, quanto mais visitas você tiver ao seu perfil, maior a chance de aparecer clientes em potencial. Não deixe de colocar tags de localização também, pois são essenciais para atrair pessoas que estão próximas ao seu negócio e ainda não sabem.
Para concluir, perceba que ao gerir um negócio é preciso atentar aos mínimos detalhes, pois alguns métodos são fundamentais para criar o engajamento que almeja. Sendo assim, as redes sociais tornam-se uma importante ferramenta estratégica para gerar autoridade on-line no marketing digital.
O que achou desta lista sobre as práticas utilizadas no Instagram Stories? Então deixe o seu comentário no post para que possamos conversar sobre isso!