Serviços
Reestruturação de Site: como saber qual é o momento certo para isso?
Autor Retina Web
Data 6, dezembro, 2017
Reestruturação de Site: como saber qual é o momento certo para isso?

O site é o cartão de visita de qualquer empresa e a porta de entrada dos clientes. Mais do que nunca, a máxima é válida: a primeira impressão é a que fica! Mesmo com a importância das redes sociais, o site ainda se faz necessário para dar credibilidade à empresa. Por isso, estar desatualizado, estar por fora das regras de SEO e não ser responsivo são indícios de que você precisa de uma reestruturação de site.

No post de hoje, ajudaremos você a identificar se o seu site precisa de uma reforma e daremos 4 bons motivos para isso. Confira!

Mudanças na internet e nos sites

Tudo na internet está em constante mudança: ideias, formas de interagir e consumir, plataformas e também o design. A internet era discada, os sites demoravam para carregar, eram usadas imagens estáticas, poucos hiperlinks, quase nenhum vídeo ou imagem interativa — tente se lembrar de como era um portal de notícias há 15 anos.

Atualmente, a realidade é outra. Ao abrir um portal de notícias, nos deparamos com pop-ups de vídeos, transmissões ao vivo e a possibilidade de saber as informações mais importantes do dia em poucos minutos.

Antes de sair reestruturando o site, é necessário identificar quais são os pontos fracos e os objetivos do seu negócio. Muitas funcionalidades serão alteradas, dependendo do segmento e do público que a empresa deseja atingir.

Se o seu site está com o design desatualizado, não é responsivo e não se destaca entre os concorrentes, é hora de reestruturá-lo para conquistar novos clientes.

4 motivos para a reestruturação de site

Considerando as mudanças da internet e de tudo que diz respeito a ela, podemos dizer que a vida útil de um site é de 2 a 3 anos. Nesse tempo, ideias novas surgem, formas de programar são otimizadas e novas técnicas, utilizadas.

Veja, a seguir, os motivos para reestruturar um site e seus benefícios!

1. Site responsivo

Apesar de não ser uma novidade, muitas empresas ainda não têm um site responsivo, que possibilita que o usuário visualize a página com a mesma aparência, seja no computador, tablet, celular ou qualquer outro dispositivo. Essa técnica faz com que o site se adapte automaticamente em qualquer tela, preservando funcionalidades e disposição de ícones.

2. Site atualizado

A atualização do site vai muito além da aparência. Claro, ela conta e muito para que o usuário se sinta tentado a clicar e a conhecer mais sobre a empresa. Mas, mais do que isso, as informações também precisam estar atualizadas. Referências a cases e parceiros de muitos anos atrás não passam uma boa impressão. Pelo contrário: aparentam que a empresa ficou estagnada no tempo.

Outro fator importante — e já citado — é a criação do site voltada para o SEO. O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas de otimização nos sites e blogs para que os buscadores ranqueiem as páginas organicamente, gerando tráfego para o site. Seguindo essas regras há mais chance do seu site se destacar nas buscas!

3. Usabilidade e segurança

Um site deve ser intuitivo. Quando o usuário entra em uma página, ele está à procura de alguma informação ou serviço. Dessa forma, quanto mais simples for esse caminho, melhor será a experiência dele — o excesso de informação poderá deixá-lo perdido e desmotivado a continuar.

Além disso, a segurança é muito importante, principalmente para os sites que trabalham com vendas. A preocupação com os dados pessoas e bancários dos usuários deve vir em primeiro lugar!

4. Mudança de produto ou reposicionamento

Outro motivo importante para a reestruturação de site é a mudança ou reposicionamento nos negócios. Uma nova versão do produto ou um reposicionamento entre B2B e B2C faz com que seja necessário o redesign. A partir do momento que você muda algo importante na empresa, o site precisa acompanhar esse caminho, para transmitir a mensagem certa ao cliente.

Analise todos os pontos e identifique se você realmente precisa de uma reestruturação de site. Por mais que a mudança possa parecer algo grandioso, certamente ela ajudará a sua empresa a traçar um novo caminho para o seu negócio.

Se você precisa de um parceiro para essa mudança, entre em contato a Retina Web Design!