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Quais as principais vantagens de ter um blog corporativo?
Autor Retina Web
Data 8, janeiro, 2018
Quais as principais vantagens de ter um blog corporativo?

Mais do que encontrar produtos e serviços com bons valores, há uma demanda cada vez maior em busca do conhecimento. Por mais que a internet tenha facilitado esse processo, muitas informações encontradas não são de qualidade. Considerando esse aspecto, fica fácil perceber que quem produzir conteúdos relevantes sai na frente e naturalmente vai atrair esse público.

Mas os benefícios não param por aí. Ter um blog corporativo pode ser a ferramenta que faltava para o seu negócio bombar. Para ilustrar isso melhor, veja as diversas vantagens que essa estratégia apresenta!

Aumento de tráfego

Normalmente, é criado um subdomínio dentro do próprio site para hospedar o blog. O resultado disso é um aumento de tráfego para o site todo, afinal, quando os visitantes gostam do seu conteúdo, eles tendem a buscar mais informações acerca do seu trabalho e para isso acessam o site institucional.

Outra questão é que ao ver que o seu conteúdo é relevante e está dentro da área de interesse, muitos desses visitantes se tornam fiéis, o que contribui não só para o aumento do tráfego, mas também para a manutenção desses números.

Fortalecimento da marca

Todo aumento de resultados ajuda no fortalecimento da marca, mas só isso não é o suficiente. Uma marca se destaca das outras pela sua importância na vida das pessoas e pela função que ela cumpre.

Ao suprir uma demanda por informações você fará exatamente isso, o que fará com que a sua empresa ganhe destaque e o mais importante: o respeito do mercado.

Criação de autoridade no mercado

Já que falamos em respeito do mercado, com certeza, só se consegue isso ao se criar autoridade dentro do seu nicho de atuação. Essa seleção natural do público acontece pela forma com que você se apresenta e o que acrescenta dentro de um meio tão competitivo.

Ter um blog corporativo é um jeito de interagir com o público e quebrar um pouco aquela formalidade da relação entre empresa e cliente, fator que faz com que a sua marca ganhe pontos. Sendo assim, ao publicar posts e materiais informativos, com o objetivo de educar os leitores, você gera confiança e credibilidade.

Geração de leads mais qualificados

Dentro do marketing digital, uma das dúvidas mais comentadas, com certeza, é a equação quantidade de leads x qualidade dos leads. Uma boa estratégia que atraia muitas pessoas é sempre interessante, porém, muitas vezes ela não gera os resultados esperados em termos de conversão.

Uma das explicações para isso é que você está atraindo pessoas que estão mais para curiosas do que para potenciais clientes. Ao criar um blog corporativo, especialmente com foco no seu nicho, é possível atrair um público realmente interessado no seu negócio, o que qualifica significativamente os seus leads.

Melhora no ranqueamento

Google valoriza muito a produção de conteúdo de qualidade, visto que isso melhora a experiência dos seus usuários. Essa é uma estratégia que pode ser uma grande opção ao tráfego pago, sendo que a união dessas duas formas de tráfego pode ser determinante para o sucesso da sua empresa.

Uma dica fundamental para aproveitar essa questão é manter seu blog sempre atualizado, pois isso ajudará o Google a entender que você está preocupado em oferecer uma boa experiência para os visitantes.

Para melhorar ainda mais as possibilidades de ver o seu blog corporativo aparecer nos primeiros resultados do Google, é muito importante utilizar palavras-chave que tenham a ver com o seu negócio e facilitem para que ele possa ser encontrado.

Maior conhecimento do seu público

Ter um bom conhecimento acerca do perfil do seu público é fundamental para criar ações melhores tanto para o aumento de vendas como na melhoria da experiência. Uma das formas de fazer isso é justamente ter um blog corporativo, já que saber o que eles gostam de ler é uma das maneiras de medir um pouco das suas preferências em geral.

Por meio de dados do próprio blog, é possível fazer essa análise mais precisa, como vendo os artigos e categorias mais acessados. A seção de comentários também ajuda bastante nessa questão, pois dá para medir de forma imediata como estão reagindo ao seu material.

Essas informações são muito relevantes não só para criar textos cada vez melhores e mais ligados ao interesse da persona, mas também para elaborar ações de venda com base nesses interesses, o que aumenta as chances de obter sucesso.

Investimento de baixo custo

Falar em investimento de marketing digital normalmente traz à tona a ideia que somente com grandes valores é possível criar estratégias de alto impacto, máxima que não é verdadeira.

Muitas empresas conseguem destaque utilizando apenas estratégias de tráfego orgânico e o blog corporativo é uma delas. O custo para começar a usar essa ferramenta, bem como para a sua manutenção, são baixos, fatores que permitem que você possa utilizá-la de forma sequencial. Esse processo contínuo é fundamental na busca por escalar resultados.

Criação de conteúdo único

Sair do lugar comum é muito importante para quem almeja ter uma presença online forte e isso se aplica também ao blog corporativo. Simplesmente ter um blog não é sinônimo de sucesso, o grande diferencial é o conteúdo.

Você pode usar a sua expertise e a sua visão de mercado para criar conteúdos únicos e que possam chamar a atenção das pessoas de imediato. Muitas empresas conseguem se antecipar às tendências de mercado, em especial pesquisando conteúdos no exterior para trazer esses materiais em primeira mão.

Além de textos, é possível utilizar os infográficos, ferramentas que possibilitam otimizar bastante conteúdo e diminuir o tempo de leitura. Enfim, as estratégias de um blog corporativo são diversas e cabe a você identificar e fazer os devidos testes para ver o que mais funciona no seu segmento.

E para quem ainda não fez o seu blog corporativo por medo de não ter tempo de alimentá-lo, vale lembrar que existem agências especializadas que podem ajudar na aplicação dessa estratégia, enquanto você utiliza esse tempo para focar nas suas atividades.

Falando em criar um blog, que tal entrar em contato conosco e conhecer as nossas soluções para que você tenha o seu e usufrua de todas essas vantagens citadas? Aguardamos você!