Retina Web - Criação de sites

voltar para o blog

Manutenção de sites: por que contratar um profissional para cuidar do seu?

29 de agosto de 2017

[Recorte Página]

De uma farmácia local até uma multinacional bilionária, algo que grande parte dos negócios tem em comum é a necessidade de um site para conquistar presença online, atraindo novos clientes, melhorando a percepção de marca e oferecendo uma boa experiência aos consumidores.

Estar online deixou de ser apenas uma boa adição à estratégia de marketing: hoje, esse é um dos principais requisitos para planejar e executar um empreendimento. A cada segundo que você passa lendo esse texto, mais e mais pessoas vão ao Google pesquisar sobre diferentes assuntos, efetuando novas compras ou contratando serviços. O site da empresa não é apenas o cartão de visitas no mundo online, mas sim uma oportunidade concreta de fechar novos negócios.

Mas a necessidade de estar online colocou sobre os gestores e empreendedores mais uma tarefa: a manutenção em sites. Cuidar do layout, do design, adotar boas práticas de SEO e dar manutenção do servidor faz parte de uma série de atividades necessárias para que os sites estejam operacionais para os clientes.

Para cuidar de algo tão importante, é preciso um profissional especializado — e é sobre isso que falaremos no post de hoje.

Por que as pessoas ainda relutam em contratar um profissional?

Se ter um bom site é algo tão fundamental para um negócio, por que esse serviço de manutenção ainda é feito de forma amadora na maior parte das vezes?

Essa resposta varia de negócio para negócio, mas o mais comum é encontrar a desculpa de que o serviço envolve muito investimento. Existem também aqueles que desconhecem a importância da página institucional ou não sabem a quem recorrer para realizar o serviço, e a junção desses fatores já é o suficiente para levar os gestores a colocar o site em segundo plano.

Quando um pequeno erro pode gerar um grande transtorno?

É possível que um site que foi construído internamente funcione bem e esteja alinhado à estratégia de marketing, gerando os resultados esperados. Mesmo assim, a manutenção ainda envolve uma série de tarefas que podem se revelar verdadeiras “pegadinhas”.

Considere, por exemplo, a tarefa rotineira de atualização de plataforma, tema e plugins. Apesar de parecer algo simples à primeira vista — afinal, para atualizar basta entrar no painel da plataforma e executar a atualização —, essa tarefa também é importante para eliminar as vulnerabilidades de segurança do site — algo totalmente indispensável se você tem um e-commerce, por exemplo.

Para se ter uma ideia da delicadeza desse trabalho, um único plugin incompatível com o tema ou com a versão da plataforma pode derrubar o site da sua empresa ao ser atualizado. Um profissional especializado, portanto, vai checar a compatibilidade e garantir que tudo funcione corretamente, evitando transtornos e prejuízos para a empresa.

A manutenção em sites vai além de corrigir problemas?

O website de uma empresa nunca é um projeto pronto: ele precisa estar sempre em desenvolvimento, sendo atualizado e melhorado para garantir os melhores resultados — e isso também faz parte da manutenção em sites.

Contar com uma empresa especializada para essa tarefa irá auxiliar a sua equipe a mensurar os resultados do site e a dimensionar corretamente a necessidade de upgrade no servidor, na banda e em outros pontos para melhorar a experiência do usuário.

E não se engane: o usuário consegue identificar a diferença entre uma página profissional e uma solução interna. Por isso, não hesite em entrar em contato com uma empresa especializada! Você poderá conversar sobre as necessidades do seu negócio e encontrar um valor de investimento que faça sentido para ele.

Tags:

Quer receber as novidades do blog?

Assine nossa newsletter!