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Checklist sobre gestão de redes sociais para não errar mais
Autor Retina Web
Data 24, outubro, 2018
Checklist sobre gestão de redes sociais para não errar mais

Fazer uma gestão de redes sociais correta traz diversos benefícios para o seu negócio, entre eles, o ganho de visibilidade e a construção de uma boa reputação online.

Ao ter o seu nome com maior presença na internet são maiores as chances de você ser encontrado por seus potenciais clientes. Além disso, com uma marca bem estruturada nas redes sociais, com boas avaliações e informações relevantes, você passa credibilidade e tem maiores chances de ser escolhido pelo consumidor.

Viu como as redes sociais podem impactar no faturamento e crescimento de seu negócio? Mas para colher todos os benefícios é muito importante gerenciá-las corretamente. Acompanhe o nosso post para saber quais são as práticas ideais!

10 dicas para gestão de redes sociais

1. Conhecer o comportamento do consumidor

Não é porque existem diversas redes sociais que você deve estar em todas elas. O primeiro passo para fazer uma boa gestão de redes sociais é determinar em quais delas a sua atuação é indispensável.

Para isso, é preciso conhecer o comportamento de seu consumidor e quais são os seus hábitos na internet, para saber em qual delas ele está. Assim, são maiores as chances de você ser encontrado por seus potenciais clientes e obter sucesso com sua estratégia.

2. Produzir conteúdo relevante

De nada adianta estar presente nas redes sociais se os seus conteúdos não atraem seu público-alvo e não geram engajamento. É muito importante produzir conteúdos relevantes para que o público se interesse por sua marca e a considere durante a decisão de compra.

Dessa forma, voltamos à dica do tópico anterior, sobre conhecer o perfil, os hábitos e os interesses de seu público-alvo. Assim, você deve saber quais são os assuntos que mais o interessa, além dos possíveis problemas que ele enfrenta e que o seu negócio pode solucionar.

3. Ter objetivos bem definidos

Para fazer uma boa gestão de redes sociais, é muito importante ter seus objetivos bem definidos, ou seja, saber qual meta você deseja atingir com cada uma delas para obter bons resultados com sua estratégia.

É possível utilizar esses canais para divulgação de produtos, melhorar o relacionamento com os consumidores, criar anúncios, educar o público etc. Portanto, defina o que você deseja com cada uma das redes sociais e trace a melhor estratégia para cada uma delas.

4. Monitorar os comentários

Além de produzir conteúdos relevantes, é muito importante monitorar o que seus seguidores estão falando sobre o seu negócio nas redes sociais, o que chamamos de social listening.

É essencial saber qual é a percepção de seus potenciais clientes sobre o seu negócio e suas postagens, para determinar se sua estratégia está contribuindo com o sucesso da marca ou não. Assim, você pode planejar melhor os seus conteúdos e conquistar bons resultados.

5. Interagir/criar relacionamento

Nunca deixe de interagir com seus seguidores nas redes sociais. É extremamente importante dar continuidade a uma conversa para que você criou ou melhorar o relacionamento com seus potenciais clientes.

Por isso, responda a todos os comentários, dúvidas e solicitações e se mostre sempre disponível. Assim, você transmite mais confiança ao público, o que pode ser considerado durante a tomada de decisão.

6. Integrar diferentes canais e diferentes redes sociais

É interessante que sua empresa esteja em diferentes canais de redes sociais, produzindo conteúdo adequado para cada uma delas, mas sempre de acordo com o comportamento de sua persona.

Mas você não precisa atuar de forma isolada em cada uma delas. É possível integrar esses canais, produzindo um determinado conteúdo que se estenda às demais redes. Isso atrai o seu público-alvo para todas elas e garante também mais visibilidade.

7. Acompanhar a concorrência

Esteja sempre de olho na concorrência! Saiba como ela atua nas redes sociais, conheça seus pontos positivos e negativos, quais são os tipos e formatos de conteúdos explorados, o que tem chamado atenção dos consumidores, entre outros aspectos.

A partir dessa análise constante, você pode aprimorar a sua estratégia, ter novos insights e utilizar ações que deram certo para outras marcas, sem copiá-las. Dessa forma, você se mantém sempre à frente de seus concorrentes, tendo maior destaque no mercado.

8. Investir em mídia online

As redes sociais trazem a possibilidade de veiculação de anúncios, que podem impulsionar as suas ações e trazer resultados mais rápidos.

Porém, é essencial segmentar os seus anúncios corretamente para que o seu investimento traga um retorno financeiro satisfatório e não seja em vão. Para isso, considere sempre o perfil de seus consumidores.

Segmente os anúncios de acordo com a localização, idade, sexo, hábitos de consumo, interesses, formação, entre outros pontos. Assim, você terá a certeza de que eles chegarão aos clientes ideais, com maiores chances de adquirirem os seus serviços.

9. Acompanhar resultados e realizar melhorias quando necessário

Uma boa gestão de mídias sociais só é feita quando você acompanha os seus resultados. Essa é uma etapa muito importante, já que determina se suas ações estão trazendo bons resultados ou não.

Dessa forma, você pode analisar as métricas e implementar melhorias que garantirão uma boa performance de suas ações. Mas é muito importante considerar as métricas corretas, e não aquelas de vaidade, como número de seguidores, curtidas ou visualizações de página.

Essas, sozinhas, não representam o sucesso de suas ações, mas podem ser interessantes se analisadas junto a outras métricas, como o número de conversões, fontes de tráfego, visitantes recorrentes, entre outras métricas que podem validar os seus esforços. 

10. Contar com uma agência especializada.

Se você acha que ainda precisa do auxílio de um profissional especializado em gestão de redes sociais para implementar uma boa estratégia, conte com a ajuda de uma agência.

Ela pode ajudar em todas as etapas de sua estratégia: planejamento, execução e análise de resultados, fazendo com que o seu investimento realmente valha a pena e você obtenha resultados satisfatórios.

Essas são as nossas dicas para você fazer uma boa gestão de redes sociais para o seu negócio. Seguindo esse checklist, não temos dúvidas de que você poderá aumentar a sua visibilidade online e as suas vendas, obtendo sucesso profissional. 

Está precisando de ajuda profissional? Nós da Retina Web podemos oferecer todo o auxílio para a gestão correta de suas redes sociais. Entre em contato conosco e informe-se sobre os nossos serviços!