A grande maioria dos empreendedores que utilizam os canais digitais para divulgarem seus produtos e serviços, sabe da importância de produzir conteúdos relevantes e manter uma certa frequência nas postagens. Porém, muitos se esquecem de como é essencial analisar as métricas de redes sociais.
As métricas nada mais são do que os resultados de sua estratégia de marketing. Elas apresentam dados e informações úteis sobre o seu desempenho nas redes sociais, que podem ser usados para o crescimento de seu negócio e para melhorar o relacionamento com seus potenciais clientes.
Mas não ache que curtidas e seguidores determinam o sucesso de sua estratégia de marketing. A análise de resultados vai bem além disso! Continue a leitura para entender melhor sobre o assunto:
Qual a importância das métricas de redes sociais?
Um dos principais benefícios em mensurar as métricas de suas ações nas redes sociais, é saber se suas estratégias estão atingindo o público ideal e contribuindo para aumentar o faturamento de sua empresa.
Elas são fundamentais para você sair do achismo e obter dados concretos, que poderão te ajudar a otimizar suas ações, observando o tipo de linguagem ideal para conversar com seu público, imagens, assuntos relevantes, entre outros pontos que podem impactar e aumentar o vínculo de sua marca com seus potenciais clientes.
Além disso, ao mensurar as métricas de redes sociais, você evita gastos financeiros desnecessários com anúncios, já que saberá exatamente o tipo de conteúdo que tem mais chances de converter os seus seguidores em clientes.
Quais as métricas devem ser analisadas em cada rede social?
Como para cada rede social você deve adaptar o seu conteúdo a um formato ideal, com as métricas também não é diferente. Cada canal tem métricas distintas que devem ser levadas em consideração na hora de medir o desempenho de sua estratégia.
O Facebook tem uma das mais completas ferramentas para análise de métricas na rede social, que é o Facebook Insights. Por meio dela é possível visualizar diversos dados e, entre eles, os mais importantes, como o alcance, envolvimento, visualizações, pessoas e publicações.
O alcance representa o número de usuários que viu suas publicações. Já o envolvimento mostra o quanto as pessoas estão interagindo com seu post, mostrando ainda um cruzamento desses dados com as curtidas e comentários.
As informações sobre “pessoas” é extremamente importante, visto que exibe o perfil de público que você está atingindo. As publicações, mostram os dias e horários em que seus posts tiveram maior alcance e, portanto, melhores resultados.
O Instagram também disponibiliza uma ferramenta para analisar a sua estratégia: o Instagram Insights. Por lá, é possível observar o número de visitas no seu perfil em um período determinado, alcance, seguidores, visualizações, entre outros.
As impressões também são relevantes para a sua estratégia, já que representam o número de vezes que sua publicação foi exibida para os usuários. Você também consegue observar o número de pessoas que salvaram seus posts e os cliques em links.
Já para os Stories, é possível analisar os toques para avançar, para voltar, pessoas que deslizaram suas publicações e as saídas.
YouTube
Se você utiliza o YouTube como parte de sua estratégia de marketing, saiba que a plataforma disponibiliza uma página de análises bem completa. Usando como exemplo apenas alguns dos dados mais relevantes, é possível observar as visualizações, seguidores, curtidas (e descurtidas), minutos assistidos e até mesmo por onde as pessoas estão chegando até o seu canal.
O LinkedIn, ferramenta extremamente relevante para empresas e profissionais, também disponibiliza dados sobre o seu perfil e publicações.
Assim, você pode avaliar a performance de suas publicações, de modo geral, como as impressões, alcance, curtidas e cliques. Além disso, é possível observar a demografia de seus seguidores, de acordo com o cargo profissional ocupado.
Agora que você já sabe da importância das métricas de redes sociais, não deixe de colocá-las como uma de suas prioridades no desenvolvimento de sua estratégia de marketing. Independentemente do canal utilizado, é fundamental coletar dados personalizados para otimizar o investimento e fazer o seu negócio crescer!
Além de analisar as métricas de redes sociais de publicações orgânicas, você também deve analisar os resultados de seus links patrocinados. Quer saber como? Confira o nosso post!