Retina
Fique atento
as novidade do mercado
Confira as últimas notícias e tendências
Descubra como melhorar o design do seu site
Web

Descubra como melhorar o design do seu site

Quando se trata do sucesso de um site, o aspecto mais importante é o design da página. O site deve estar limpo, com um sistema de navegação fácil de seguir para contribuir com um layout de página útil. O design de um bom site dará acesso fácil e importante ao visitante.

O conteúdo no site não deve ser difícil de encontrar, pois quando isso acontece em uma página web, os visitantes ficam agitados e optam por deixar o site com a possibilidade de não retornar.

Um design de corte limpo tornará o visitante confortável e com vontade de voltar para ver atualizações no site e acessá-lo mais. Um bom design também incentivará o visitante a ver mais páginas no seu site.

Veja, neste artigo, como melhorar o design do seu site!

Não tenha medo do espaço branco

O espaço em branco é um elemento de design essencial que ajuda a dividir a página e aumentar a legibilidade. Também chamado de “espaço negativo”, o espaço em branco refere-se às áreas em torno de elementos em uma página vazia e sem conteúdo ou itens visuais.

Embora o espaço extra possa parecer supérfluo, é realmente responsável pela legibilidade e prioridade de conteúdo. Ele também desempenha um papel importante no processo de layout e no posicionamento dos elementos de design do site.

Se você conhece algumas páginas sem espaço em branco, reveja a página e retire elementos ou conteúdos que não são necessários para a sua finalidade. Em seguida, verifique se esse conteúdo está corretamente agrupado para que os usuários possam distinguir onde eles pertencem na página.

Tenha otimização móvel

Não se esqueça de otimizar seu site para celular. Se você ainda não sabe, 80% dos usuários de internet possuem um smartphone e o Google diz que 61% dos usuários provavelmente não retornarão para um site móvel com problemas para acessar e 40% visitarão o site de um competidor.

Seu site deve atender as demandas atuais e a conectividade de dispositivos móveis é uma delas, logo, todo esforço de trazer um website personalizado e responsivo é válido e importante para a melhoria contínua e satisfação do usuário.

Melhore a experiência do usuário

A conversão de visitantes é a maneira principal de avaliar quantos usuários estão movendo o seu funil de marketing. Muitos de nós sabemos que a maneira como você normalmente converte visitantes é apresentando ofertas, demos ou itens que eles acharão atraentes.

Mas, com tantos recursos na internet, agora é mais difícil romper o barulho e fazer os usuários se converterem ao seu serviço. Isso significa que é mais importante do que nunca não apenas prestar atenção às ofertas e recursos, mas a experiência que o usuário tem ao acessar a sua página personalizada.

Tenha ofertas únicas e exclusivas

Por exemplo, você é uma empresa de mídia social que percebe que muitos outros concorrentes estão fazendo livros eletrônicos sobre como criar um calendário de redes sociais. Em vez de criar uma oferta similar, você poderia dar um passo adiante e criar uma ferramenta que permita que as pessoas acessem algumas informações que ajudem a gerar uma agenda que sincroniza no calendário do Google.

Se isso parecer muito complicado, você também pode tentar identificar modelos que atualmente não estão amplamente disponíveis e rapidamente criar um para promover. Seja qual for a sua decisão, é importante ter certeza de que o que está fazendo é um passo acima dos seus concorrentes.

Invista em uma estética limpa e acessível

O design da web abrange o minimalismo e uma abordagem simplista. Muitos anos atrás, os designs da web eram incrivelmente complexos. Hoje, tudo mudou. Websites personalizados e planos de layout limpos são mais utilizados, e isso é o que as marcas estão constantemente tentando se adaptar.

Impressione seus visitantes com seus produtos, não apenas pela aparência do seu site. Além disso, os gráficos sofisticados do site podem ofuscar o foco na distribuição e divulgação das informações.

Saiba utilizar animações com moderação

As fotos e animações são ótimas para diversas finalidades. Existem diversas fontes onde você pode pegar imagens de alta qualidade gratuitas, mas o que você deve ter em mente é que, às vezes, vale a pena mudar as coisas usando uma série de imagens únicas.

Mantenha a navegação simples

Os consumidores que chegam na sua página devem poder chegar a qualquer página dentro de dois segundos. Para obter links e credibilidade, os usuários precisam ser capazes de encontrar tudo sem esforço. Não lhes ofereça muitas opções. Para páginas menos importantes, coloque-as em submenus.

Torne fácil o contato

Às vezes, é inacreditável o quão difícil é entrar em contato com os proprietários de um site. Suas informações de contato devem estar disponíveis em todas as páginas em algum tipo de menu lateral ou no rodapé. Se você está dificultando que as pessoas entrem em contato, você já está perdendo um grande número das suas potencialidades.

Disponibilize banners clicáveis

Facilite sempre retornar à página inicial. Seu banner ou logotipo deve ser clicável e ele deve vincular de volta para a página inicial. Isso facilita a navegação, é certo para aumentar o tráfego orgânico e ajuda a manter os usuários em seu site por mais tempo.

Faça de cada página uma página de destino

Isso é importante, porque muitas pessoas se concentram na página inicial e negligenciam o resto do site. Veja cada página como uma oportunidade para trazer usuários mais abaixo no funil de vendas. Imagine que cada página é uma página de destino, o que significa que, de alguma forma, deve contribuir para fazer uma venda.

Revise seu design da web regularmente

As tendências de design do site mudam o tempo todo e, assim, as demandas dos clientes. É importante rever seu site a cada seis meses para ver o que é atual e o que os usuários estão exigindo. Isso não significa que você precisa optar por um redesenho completo, mas que você deve ver se pode fazer alguns ajustes menores.

Existem, no mercado, diversas empresas que prestam serviços para otimização de design do site das organizações e prestadores de serviço, que possibilitam de maneira profissional e competente as melhores soluções para diversos segmentos.

E então, gostou? Agora que você sabe como melhorar o design do site, entre em contato conosco e conheça ainda mais!

Fique por dentro de todas as novidades do mercado.

Cadastre-se e receba nossa newsletter!
Fique por dentro das
nossas redes sociais
Linkedin Retina WEB Instagram Retina WEB

Inove sua maneira de comunicar
e fortaleça suas vendas