As marcas têm se aproximado do público por diferentes canais, a fim de fortalecer o relacionamento com as pessoas e gerar mais conversões. Nesse contexto, a gestão de redes sociais torna-se uma atividade vital.
Segundo a pesquisa Social Media Trends 2018, dos negócios respondentes, 94,4% estão presentes nas redes sociais. Deles, 62,2% as avaliam como muito importantes para a empresa.
A gestão das redes sociais tem como papel a otimização dessa presença, fazendo com que ela seja relevante e constantemente melhorada. Como plataformas de interação e compartilhamento, tais canais são oportunidades a serem exploradas pelas organizações.
Vários fatores contribuem para que isso seja feito. Continue a leitura e descubra as etapas necessárias para se ter resultados e quais ferramentas usar!
O que é a gestão de redes sociais?
Trata-se da atividade estratégica de uma marca para atingir objetivos específicos por meio das redes sociais. Para tanto, é preciso produzir conteúdo para esses canais, além de monitorar os resultados e o mercado, tendo novos insights e mantendo-se relevante, sempre tendo em vista os interesses do público-alvo.
Quais objetivos buscar nesses canais?
Muitos resultados diferentes podem ser buscados nas plataformas de relacionamento. No entanto, é importante ter foco e manter um objetivo central, a fim de obter resultados consistentes e não se perder durante o monitoramento.
Veja alguns exemplos de estratégias para a gestão de redes sociais:
- vendas;
- reconhecimento de marca;
- comunicação com os clientes;
- canal para educar o público;
- geração de leads (contatos de possíveis clientes).
Quando um objetivo é conquistado, outro se torna o principal. Assim, as ações passam a ter um novo norte e se adaptam para atingir a meta determinada.
Quais são as melhores opções?
Cada rede social oferece uma maneira diferente de comunicação, sendo que é necessário respeitar tais características para obter bons resultados. Um mesmo conteúdo pode ser aproveitado em canais distintos, mas precisa ser adaptado.
De acordo com a pesquisa citada anteriormente, o volume e a adesão dos usuários às principais plataformas de interação são os seguintes.
- Facebook — 95%
- Instagram — 89,1%
- LinkedIn — 69,2%
- Twitter — 62,1%
- YouTube — 40,2%
Fazer testes para decidir se mantém a presença em determinadas redes é sempre válido e trará maior conhecimento sobre a audiência, seja em caso de adesão definitiva ou não. Respeitar a realidade de cada público e entender o que funciona é tarefa da gestão de redes sociais.
O que publicar?
Adotar um calendário editorial auxilia a manter a periodicidade, a variedade de assuntos (devido ao planejamento prévio) e a organização dos diferentes canais — e dos formatos de conteúdo que podem ser explorados.
As redes sociais são importantes meios de distribuição de conteúdo se a empresa tem um blog, desenvolve materiais mais completos (como e-books) ou faz curadoria de páginas externas. Porém, é necessário ir além e criar postagens próprias para tais mídias, explorando recursos como:
- transmissão ao vivo e stories;
- infográficos;
- posts de perguntas;
- posts de dicas;
- imagens e gifs;
- enquetes.
Não se esqueça de que uma pessoa está nas redes sociais para se relacionar. Portanto, criar diálogo com o público é fundamental para conseguir aumentar a relevância! Variar formatos durante dias seguidos, para que a comunicação não se torne repetitiva e cansativa, é outro ponto que requer atenção.
Já em casos de comentários de reclamação, é preciso buscar as informações e saber o que aconteceu de fato. Assim, é possível dar um retorno ao cliente (nunca apagar, ofender ou ignorar), até para que os demais vejam a postura da marca.
Com relação à periodicidade, a definição de uma rotina de publicações nas redes sociais (seja diariamente ou alguns dias da semana) é primordial para criar consistência entre o público, respeitando a capacidade de produção e as características da audiência.
É possível, ainda, explorar o mesmo material em dias e horários diferentes. Assim, perfis distintos são alcançados, o que otimiza o uso de materiais já desenvolvidos e o planejamento do calendário editorial.
Quais ferramentas usar?
As plataformas costumam ter ferramentas internas de mensuração e monitoramento do desempenho de cada uma das postagens. Entretanto, como forma de melhorar a produtividade — para ter insights ou agilizar as atividades —, existem diversas opções no mercado que auxiliam a gestão de redes sociais.
1. Knowen: login simples e único
O nome do login é sempre um desafio, pois é importante que seja padrão nas diferentes redes sociais, facilitando a procura dos usuários. Para conferir rapidamente a disponibilidade em variados canais, a ferramenta Knowen é a opção certa.
Ela confere a disponibilidade do nome desejado em mais de 500 redes sociais diferentes e em domínios diversos, checando, inclusive, a disponibilidade de registro de marca.
2. How Sociable: monitore o desempenho da sua estratégia
Checar o que tem dado certo e qual o impacto das ações da marca são informações imprescindíveis para validar ou reformular ações.
Para ajudar você com essa tarefa, a ferramenta How Sociable mostra a reputação e o impacto da empresa nas redes sociais. Tais informações são valiosas para melhorias e tomadas de decisões.
Com ela, é possível monitorar a relevância da marca em diferentes redes — como YouTube, Vimeo, LinkedIn, Reddit e Twitter —, por meio de acompanhamento e análises de compartilhamentos, curtidas e menções.
3. Keyhole: fique de olho nos concorrentes
E, para não perder a concorrência de vista, o Keyhole monitora diferentes perspectivas, como menções, hashtags e conteúdos, o que permite estar sempre atualizado e de acordo com o mercado. Além disso, ele apresenta, para cada item desejado, uma lista de digital influencers, redes sociais em destaque, distribuição geográfica e, até mesmo, os dispositivos e as plataformas que originaram mais posts.
Neste post, foi possível conferir o que é gestão de redes sociais e as principais ferramentas que podem auxiliar nesse processo. Lembre-se de sempre avaliar e analisar os resultados indicados por elas.
E então? Ajudamos você com alguma dúvida ou dificuldade quanto à gestão de redes sociais? Comente o que achou de nossas dicas e não deixe de colocá-las em prática para garantir o engajamento do público, combinado? Até a próxima!