Ao mergulhar no marketing digital, possivelmente você encontrará obstáculos que podem influenciar o poder de compra dos clientes. A reputação online, por exemplo, tem grande impacto na perspectiva das pessoas.
Basicamente, ela é formada por práticas éticas e legais que ajudam a potencializar os fatores de ranqueamento de uma empresa. Como não é possível acompanhar conversa por conversa, existem ferramentas que ajudam a mensurar dados em tempo real, tais como Topsy, SocialMention, Twazzup etc.
Confira, neste post, dicas de boas práticas para melhorar a sua reputação online e aumentar o tráfego do seu site.
Solucione possíveis problemas rapidamente
Embora alguns erros sejam comuns ao criar o primeiro site, você não pode se acomodar. É importante que haja uma antecipação aos prováveis contratempos, a fim de aperfeiçoar a tomada de decisão e conseguir alterar uma reputação online negativa.
Essa análise preventiva serve para qualquer plataforma utilizada, observando, é claro, as particularidades de cada situação. Vamos imaginar que a sua empresa seja alvo de uma corrente de fake news. Naturalmente, o seu posicionamento precisa ser firme e esclarecedor para corrigir o problema.
Responda as críticas com educação
Independentemente do produto ou serviço que você venda, sabemos bem que o comportamento do consumidor não é linear. Ao longo da jornada de compra, pode ser que a sua solução não tenha agradado. Assim, procure saber quais são os pontos de dor que não foram sanados, afinal, isso será fundamental para retomar uma relação agradável.
Por mais que sejam críticas duras, saiba respondê-las com o máximo de educação possível, já que outras pessoas podem estar de olho na sua reação quanto aos feedbacks negativos. Desenvolva pesquisas de mercado para acompanhar a percepção do público a respeito da marca e utilize os dados obtidos para redesenhar as suas ações de marketing.
Tenha uma política em relação aos haters
A crítica faz parte do processo de aprendizado e torna a sua estratégia online mais assertiva em relação às expectativas do público-alvo. No entanto, se você observar atentamente, muitas das críticas extrapolam o limite aceitável e viram manifestações de ódio em relação a uma marca, produto ou serviço.
Nesses casos, jamais encoraje comportamentos contrários às condutas expressas pela empresa. Não se omita se houver qualquer ofensa moral à marca, porém, não embarque na onda dos haters e piadistas de plantão.
Invista em um pós-venda de qualidade
Antigamente, nem todas as empresas se preocupavam em manter um bom atendimento com os clientes, visto que muitos produtos se vendiam sozinhos e a rotatividade de consumo era absolutamente normal. Todavia, com a democratização da informação por meio da internet, os consumidores estão mais exigentes e conscientes do seu papel na economia.
Se você quer mesmo melhorar a experiência do usuário em seu site, redes sociais, blogs ou qualquer outro meio de comunicação, precisa ter um pós-atendimento em seu processo. Isso porque existe vida além da venda. Clientes satisfeitos voltam a comprar e divulgam a sua marca para outras pessoas.
Portanto, antes de pensar em estratégias de marketing mirabolantes, tenha atenção aos detalhes que constroem positivamente ou negativamente a sua reputação online.
Gostou deste post? Então, aproveite a visita e leia também o que a presença online tem a ver com a autoridade da marca!