Você sabia que o tempo de permanência na página influencia em como o Google vai rankear seu site?
Isso significa que páginas nas quais os usuários clicam e ficam pouco tempo podem perder algumas posições nos resultados de busca, ainda que não tenham algum problema mais grave, como plágio e conteúdo duplicado.
Tal atitude ainda influencia na taxa de bounce rate (ou taxa de rejeição, na tradução), que é medida pela percentagem de pessoas que saíram rapidamente.
Quer entender os principais motivos que fazem com que alguém abandone imediatamente o site da sua empresa? Siga na leitura!
1. Excesso de anúncios
Ainda que você trabalhe com anúncios, tentando obter um rendimento por esse meio, é necessário que eles não cansem o consumidor que chegará à página da sua empresa.
Existem formas de fazer com que as propagandas se encaixem na página e pareçam já fazer parte do design, sem aparentar algo muito agressivo. Analise, então, os tamanhos, locais apropriados e, inclusive, tipos de conteúdos para as propagandas. Se seu negócio é de moda, por exemplo, um anúncio de curso de chinês tenderá a ser inadequado.
Assim, quanto a esse ponto, tenha sempre o lema: uma propaganda incomoda muita gente, várias propagandas incomodam muito mais.
2. Muitos pop-ups
Vamos falar a verdade. Ninguém gosta de pop-ups. Eles costumam ser cansativos e atrapalhar a navegação. No entanto, eles podem ser úteis para algumas estratégias, como a de fazer o usuário baixar um e-book ou assinar uma newsletter.
Caso opte por eles, tenha bom senso e não exagere nas aberturas. Também tente perceber o melhor momento no qual eles possam surgir, para que o visitante não se sinta incomodado. Exibir um pop-up logo após o acesso à página, tampando o conteúdo principal, por exemplo, baixará o tempo de permanência na página.
Saiba, além disso, que o Google costuma punir sites pop-ups intrusivos, que atrapalham a visita.
3. Carregamento lento
Um visitante, quando entra no site de um negócio, está realizando diversas outras atividades ao mesmo tempo. Enquanto ele se informa sobre o que sua empresa oferece e o que ela tem a acrescentar, ele está comprando um item numa loja virtual e verificando a caixa de e-mails, para ver se existem mensagens importantes.
Com toda essa versatilidade, uma página que apresenta um carregamento lento perderá, facilmente, a atenção desse usuário. Com tantas outras empresas oferecendo o mesmo produto que a sua, por que ele teria paciência de aguardar um carregamento lento?
Pensando em ajudar gestores com relação a isso, o Google desenvolveu uma ferramenta que verifica se o tempo de carregamento do site é otimizado. O serviço é gratuito e fácil de usar.
4. Texto de difícil leitura
O conteúdo precisa ser compreensível, tanto em termos de coerência e gramática, quanto na questão na formatação da letra, por exemplo.
Aquele tipo de fonte na qual a pessoa precisa se aproximar muito da tela para conseguir decifrar o que está escrito só dará mais trabalho ao usuário e colaborará para que ele desista da página.
O texto precisa ser claro, objetivo e compreensivo. É importante ressaltar, ainda, que tentar enfeitar demais o conteúdo, com palavras rebuscadas, não fará com que a empresa pareça mais inteligente e ainda afastará futuros clientes.
5. Navegação complicada
Indo na mesma filosofia do texto, a navegação do site deve ser clara e intuitiva. O visitante precisa entender em que ponto ele está e que ação deve tomar para ter o objetivo atendido.
O menu precisa ser simples, mas com todas as divisões necessárias. É preciso que os links estejam acessíveis. De preferência, deve haver uma barra de busca, para quando o usuário não consegue encontrar uma informação ou deseja buscar algo específico.
Além disso, é fundamental que a página tenha otimização móbile, já que hoje grande parte da população acessa conteúdos e faz compras por meios de smartphones e tablets. Segundo um levantamento do IBGE, 69% dos brasileiros já têm acesso à web pelo celular e, pela evolução tecnológica, esse número tende a crescer ainda mais.
6. Conteúdo ultrapassado
Devido às inúmeras transformações digitais e mudança constante de informações, todo cuidado é pouco ao postar algum conteúdo na internet, como se fosse algum dado recente.
Se um consumidor percebe alguma inconstância de informações, isso pode influenciar na confiança que ele tem da empresa, fazendo-o se sentir desconfortável em ser cliente. Com isso, o abandono do site acaba sendo uma consequência.
Além disso, depois de algum tempo de conteúdos postados, é importante fazer uma apuração do que ainda é relevante, do que merece ser apagado e do que precisa ser atualizado.
7. Layout desagradável
Todo o design, as cores e templates da página devem ser agradáveis e estar condizentes com a proposta da marca.
Isso quer dizer que os tons escolhidos têm de ser estudados e planejados, de acordo com perfil da clientela, pois essa sintonia de cores é imprescindível para a experiência do usuário. Da mesma forma, as posições de cada botão, link, texto e produto necessitam ser analisados, a fim de não atrapalhar o cliente durante a visita na página.
8. Mídias com autoplay
No início da internet discada, era aceitável entrar em um site que tocasse, automaticamente, alguma música. Aquilo tudo era, ainda, muito diferente. E ver um tipo de coisa dessa acontecer podia até agradar quem ainda estava se familiarizando com tantas novidades digitais.
Acontece que em pleno 2019 ter um site com autoplay de vídeo ou o quer que seja só irrita o usuário, que tende a desistir da visita no mesmo segundo que o som começa a aparecer. Esse problema se torna ainda mais intenso se o visitante não consegue identificar de onde vem o barulho.
Assim, se for necessário que o usuário visualize algum vídeo ou escute um áudio, tente introduzir a mídia de maneira natural e invista em um CTA, para que ele tome a ação de dar o play.
Como é possível perceber pelas dicas, investir em ações de melhorias para a experiência do usuário ajudará a fazer com que o tempo de permanência na página torne-se maior, e o site consiga subir posições no rankeamento.
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