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Aprenda como montar uma loja virtual em 6 passos práticos!
Autor Retina Web
Data 22, maio, 2019
Aprenda como montar uma loja virtual em 6 passos práticos!

Montar uma loja virtual pode até parecer simples, mas é uma tarefa que requer muita atenção para ser bem-sucedida a longo prazo. Por outro lado, dados indicam que cerca de 30% dos e-commerces acabam fechando após o primeiro ano de operação, o que evidencia a falta de planejamento muito comum nesse setor.

Esse problema ocorre, na maioria das vezes, devido à falta de tempo e de conhecimento técnico do empreendedor. Isso acaba travando o desenvolvimento do site e, consequentemente, leva ao fracasso do negócio. Hoje, é ainda mais importante investir em soluções que permitam montar uma loja virtual que atenda as demandas de um consumidor cada vez mais exigente.

Mas pode ficar tranquilo, afinal, estamos aqui para ajudar você a montar uma loja virtual de sucesso. Preparamos este artigo com 6 passos práticos para que você tenha certeza de que os seus investimentos no e-commerce trarão, de fato, retorno no futuro. Confira!

Quais são os 6 passos para montar uma loja virtual?

Em 2018, o mercado do e-commerce registrou um crescimento de 12% em relação ao ano anterior. É um setor, portanto, que segue atraindo investimentos e recursos dos consumidores. Porém, é preciso muita estratégia e planejamento para que o seu negócio prospere e você tenha sucesso.

Para facilitar esse processo, listamos os seis passos práticos e fundamentais para montar uma loja virtual. Confira!

1. Faça um plano de negócios

Apesar de ser virtual, o e-commerce é um estabelecimento como qualquer outro, o que exige, por exemplo, um plano de negócios detalhado antes de tomar qualquer decisão definitiva. Afinal, decisões impulsivas, como os dados mostram acima, podem acabar prejudicando o planejamento a longo prazo.

Por isso, busque o máximo de informações sobre a área de atuação, mapeie os concorrentes e descubra quais são os serviços e produtos oferecidos na área. Assim, é possível identificar os espaços e carências do setor e investir em uma estratégia voltada para absorver quem busca um serviço diferenciado que ainda não é oferecido no mercado.

2. Selecione o nicho de mercado

Como mencionamos, é preciso saber exatamente qual parcela dos consumidores você pretende atingir com o produto ou serviço da sua loja virtual. Para isso, é preciso selecionar bem as suas estratégias e o campo de atuação antes de iniciar o negócio online. Ao selecionar o nicho de mercado, você possui mais chances de ver a sua loja prosperar.

Um nicho de mercado nada mais é que uma parcela dos consumidores de determinado mercado que não é atendida ou se vê obrigada a utilizar um serviço de pior qualidade. Ou seja, tratam-se de clientes em potenciais que buscam um produto que ainda não é oferecido por seus concorrentes desse setor.

3. Escolha a plataforma ideal

Principalmente no início de um e-commerce, é muito comum que a plataforma escolhida para hospedar o site não seja a mais moderna e, muitas vezes, pode até ser uma opção com serviços e capacidades limitados.

Mas nem todo negócio precisa passar por esse tipo de dificuldade. Para isso, é preciso realizar uma busca por uma plataforma que consiga suportar um pico de acessos e facilitar a integração com softwares e ferramentas de marketing digital.

Afinal, um problema muito comum para quem administra um e-commerce é a falta de tempo. Quando isso é somado à ausência de uma plataforma capaz de integrar outras ferramentas, você pode deixar de otimizar os seus processos internos e, consequentemente, oferecer um serviço de pior qualidade para os seus consumidores.

4. Monte um planejamento de marketing

O planejamento de marketing é uma das estratégias fundamentais para o sucesso da sua loja virtual. É com este planejamento que será possível atrair o maior número de clientes, mesmo com uma marca ainda desconhecida no seu ramo.

Com o planejamento de marketing, algumas ações fundamentais para o relacionamento da empresa com o seu público são pré-definidas. Ao estabelecer as estratégias de comunicação usadas pela empresa, por exemplo, as redes sociais representam boas oportunidades de apresentar a sua marca ao público e, aos poucos, fortalecer a sua reputação online.

5. Defina os fornecedores

Assim como um estabelecimento físico, um e-commerce precisa de uma estrutura de operações bem feita para gerar resultados positivos ao final de cada mês. Por isso, é muito importante buscar fornecedores de confiança, que já possuam alguma experiência no setor, por exemplo.

Afinal, o controle do seu estoque, o armazenamento e envio dos produtos são fatores que estão relacionados com a qualidade dos fornecedores da sua loja.

6. Estabeleça os processos para a operação

Busque também ferramentas que vão ser utilizadas para otimizar os processos da sua loja virtual. Geralmente, eles envolvem: receber os pedidos, confirmar pagamentos, separar e embalar corretamente os produtos, lidar com as obrigações fiscais, enviar os itens e, é claro, informar o consumidor sobre o andamento.

Defina quais são os processos e encontre as soluções para torná-los eficientes e produtivos para o seu negócio.

Como uma agência especializada ajuda a criar uma loja virtual?

Montar uma loja virtual pode parecer uma tarefa simples, porém, alguns pontos precisam ser levados em consideração para garantir que o seu negócio gere resultados significativos. Nesse processo, contar com uma agência especializada é a garantia de ter profissionais da área para lidar com todos os desafios.

Oferecer para os seus clientes um site que seja responsivo, personalizado com a identidade da sua empresa e que atenda às demandas do seu consumidor tornam-se metas reais quando são trilhadas por especialistas. Tratam-se de diferenciais em nichos de mercado tão competitivos.

Além de toda a parte técnica, uma agência auxilia no fortalecimento da sua marca no mundo online, ao traçar e acompanhar estratégias de marketing digital. Do monitoramento das redes sociais ao ranqueamento do seu site em páginas de busca: tudo isso pode ser analisado com a ajuda de uma empresa especializada.

Gostou das nossas dicas? Lembre-se de contar com ajuda especializada para montar uma loja virtual e evitar grandes dificuldades. Entre em contato conosco e conheça melhor as nossas soluções para impulsionar o seu negócio online.