Serviços
Conheça os principais desafios do empreendedor e como superá-los!
Autor Retina Web
Data 1, abril, 2019
Conheça os principais desafios do empreendedor e como superá-los!

O empreendedorismo é visto por muitos brasileiros como a chance de mudar de vida, construir algo que é seu e fazer uma diferença no mundo. Nos últimos anos, empreender por necessidade deixou de ser a norma, e o contingente de empreendedores no País subiu 36,4% entre os jovens. Porém, sair da norma significa enfrentar uma porção de percalços. Será que você conhece os desafios do empreendedor?

No artigo de hoje vamos abordar alguns deles e mostrar para você que é possível superá-los. Veja as principais dicas para empreender sem perder a cabeça!

Excesso de burocracia

Todos sabemos que o Brasil é um país burocrático. E isso impede que muitos empreendedores consigam obter sucesso. O excesso de complicações para abrir um negócio e fazê-lo funcionar resulta em preços mais elevados para os seus produtos e em dificuldades para se estabelecer no mercado.

Dominar a burocracia é o primeiro grande problema que o empresário terá à sua frente. A dica é se esforçar para entender as leis federais, estaduais e municipais que regulamentam a sua atividade profissional e, se preciso, buscar um especialista para garantir que a abertura da empresa será feita de forma correta.

Necessidade de inovação

Diferenciar-se no mercado é outro grande desafio. Há muitos negócios por aí, e as chances da sua empresa não oferecer um serviço inédito são enormes. Como, então, ganhar espaço e conquistar clientes?

Pensar em estratégias que tornam o seu produto melhor do que o dos concorrentes deve ser um esforço constante. Contratar uma equipe criativa e que vê mais soluções do que problemas vai ajudá-lo a inovar.

Investimentos

O capital inicial impede que vários negócios saiam do papel. Quem não tem uma reserva financeira para apostar no próprio negócio pode encontrar dificuldades para dar o primeiro passo.

O BNDES e outros bancos públicos, como a Caixa, oferecem linhas de crédito para quem deseja abrir uma PME. Programas de aceleração para startups e investidores anjo são outras opções disponíveis para se levantar investimentos.

Dificuldades na gestão financeira

Administrar as finanças de uma empresa não é tarefa fácil. Nessa hora, instituições como o Sebrae serão grandes parceiras. Cursos online, e-books, simuladores contábeis e vídeos estão disponíveis para orientá-lo a respeito das dúvidas mais comuns sobre o assunto, como a criação de uma planilha de fluxo de caixa.

Superação do cansaço

Por último, não devemos esquecer que empreendedores são pessoas como quaisquer outras. Abrir um negócio é cansativo e vai exigir muito de você. Um grande problema é dedicar todas as horas disponíveis apenas ao empreendimento, deixando de lado a saúde mental e o descanso.

Automatizar algumas das tarefas que executa no dia a dia, como o envio de e-mail marketing, é uma boa ideia. Aprender a delegar tarefas e construir uma equipe em que pode confiar vai fazer toda diferença.

Atualmente, somos o terceiro país em número absoluto de empreendedores. Esses profissionais são mais qualificados e buscam no próprio negócio mais do que ganhar dinheiro. Segundo o diretor-técnico do Sebrae, o que move os novos empreendimentos é a vontade que seus fundadores têm de se desenvolver.

Todos os desafios que listamos aqui podem ser superados com planejamento e cautela. Os benefícios de se empreender são muitos para numerar, mas fazer o que gosta é o principal. A autonomia, poder de decisão e aprendizado que abrir a própria empresa proporciona são outros dos motivos pelos quais os brasileiros estão cada vez mais interessados no tema.

Quer se manter atualizado sobre tudo o que precisa saber para enfrentar os desafios do empreendedor? Assine a newsletter e receba dicas valiosas para superá-los!