Retina
Fique atento
as novidade do mercado
Confira as últimas notícias e tendências
Entenda a diferença entre domínio e hospedagem
Programação

Entenda a diferença entre domínio e hospedagem

Para melhorar o faturamento do seu negócio e engajar melhor o seu público-alvo, torna-se inevitável marcar presença no mundo digital. Só que antes de fazer o seu site, você sabe qual é a diferença entre domínio e hospedagem?

Os conceitos são distintos, porém estão ligados a um mesmo propósito e ter o conhecimento disso faz com que você construa um site otimizado para lhe ajudar a vender mais.

Visando isso, preparamos um miniguia sobre as diferenças entre domínio e hospedagem e o que você precisa fazer para registrar e escolher o melhor para a sua empresa. Confira!

O que é domínio?

Assim como existe o endereço de uma loja física ou escritório, o domínio é uma representação da localização do seu site na internet. Basicamente, os domínios são formados por letras que começam com o tradicional “www” e, geralmente, se encerram com “.com.br”, no caso do Brasil.

As palavras usadas para compor o domínio trazem muito mais do que o endereço do seu site, podendo servir para mostrar o significado e o conceito da sua empresa para milhares de pessoas. No nosso país ele é registrado pela empresa Registro.br, já no exterior é feito pela ICANN.

No registro internacional você pode obter, por exemplo, domínios do tipo “.com” ou “.net”. Já com relação aos benefícios de se ter um domínio está a autoridade online, facilidade na divulgação, otimização para os mecanismos de busca, etc.

O que é hospedagem?

Se o domínio é o endereço, a hospedagem é considerada o terreno em si, ou seja, o espaço online em que o usuário poderá armazenar todas as informações disponíveis no site. É aquilo que faz com que o seu site possa estar disponível ao público 24 horas por dia e durante todos os dias da semana.

Independentemente do ramo de atuação que atua, se pretende ter uma presença digital é de suma importância escolher uma boa hospedagem para o seu site. Isso vai auxiliar no tempo de carregamento das páginas, criação de e-mails personalizados, possibilidade de subdomínios, entre outras vantagens.

Para que você tenha os serviços de uma hospedagem de internet é necessário contratar uma empresa que seja responsável em “guardar seus pertences” na internet. As cobranças vão variar conforme as funcionalidades que deseja para o seu negócio, por isso é importante ter atenção antes de escolher.

Como escolher cada um de forma correta?

Antes de mais nada, é essencial que você verifique a disponibilidade do domínio que colocará em seu site. O nome usado precisa ser o mais simples possível para que os visitantes não tenham quaisquer dificuldades em acessá-lo, sendo que o registro é anual e pode ser renovado conforme o seu interesse.

As extensões de domínios, sejam nacionais, sejam internacionais, são inúmeras e podem proporcionar um entendimento melhor do usuário sobre o seu negócio, assim como acontece nos casos de “.edu.br”, “.adv.br”, “.med.br”, entre outros. Depois do registro do domínio, a preocupação será com o tipo de hospedagem utilizado, que são:

  • hospedagem gratuita — interessante para tirar uma ideia do papel, mas a longo prazo torna-se algo limitado;

  • hospedagem compartilhada — é um dos métodos mais utilizados devido ao seu baixo custo, além de permitir que o projeto do seu site, loja virtual ou blog corporativo esteja disponível na internet de forma simples;

  • hospedagem VPS — a sigla para Virtual Private Server, o que significa ter um servidor privado e é recomendado para sites de grande porte;

  • hospedagem dedicada — você não compartilha uso e nem consumo de memória com outras pessoas, uma autonomia maior do que o VPS.

Para que você consiga fazer a escolha da sua hospedagem da melhor maneira é preciso verificar quais são os objetivos da empresa, o tamanho dos arquivos ligados ao seu negócio, o nível de configurações, suporte disponibilizado, etc.

Por fim, esteja sempre de olho no que ocorre em sua hospedagem, até para antecipar-se sobre qualquer reclamação feita pelos usuários. Além disso, repare se a opção escolhida permite uma versão responsiva para visualizar no universo mobile.

Gostou dessas informações que trouxemos sobre a diferença entre domínio e hospedagem? Já pensou em qual vai escolher para o seu site? Deixe o seu comentário no post para que possamos lhe auxiliar nisso!

Fique por dentro de todas as novidades do mercado.

Cadastre-se e receba nossa newsletter!
Fique por dentro das
nossas redes sociais
Linkedin Retina WEB Instagram Retina WEB

Inove sua maneira de comunicar
e fortaleça suas vendas