O site é o cartão de visita de qualquer empresa e a porta de entrada dos clientes. Ele representa, muitas vezes, a primeira chance de a companhia deixar uma boa impressão, mostrar a que veio e, mais ainda, porque oferece serviços e produtos superiores aos da concorrência.
Ainda que as redes sociais sejam essenciais para a divulgação de uma instituição, o site também se faz necessário para dar credibilidade a ela. Por isso, estar desatualizado, por fora das regras de SEO e até mesmo não contar com uma plataforma responsiva são indícios de que você precisa urgentemente de uma reestruturação de site.
Se identificou com algum desses casos? Então este post é para você. Continue a leitura e saiba como identificar se o seu site precisa de uma reforma e se é o momento certo para começar a modificá-lo.
Mudanças na internet e nos sites
Tudo na internet está em constante mudança: ideias, formas de interagir e consumir, plataformas e também o design. Até pouco tempo atrás, a internet era discada, os sites demoravam muito para carregar, as imagens estáticas eram usadas, havia poucos hiperlinks, quase nenhum vídeo ou imagem interativa — tente se lembrar de como era um portal de notícias há 15 anos.
No entanto, a realidade é outra atualmente. Ao abrir um portal de notícias, nos deparamos com pop-ups de vídeos, transmissões ao vivo e a possibilidade de saber as informações mais importantes do dia em poucos minutos.
Além disso, o tráfego gerado por smartphones e tablets cresce cada vez mais, o que acaba exigindo a criação de mecanismos especiais para que os usuários se sintam satisfeitos com a navegação por outros meios que não notebooks e desktops.
Porém, antes de reestruturar o site, é necessário identificar quais são os pontos fracos e os objetivos do seu negócio. Muitas funcionalidades serão alteradas dependendo do segmento e do público que a empresa deseja atingir.
Uma vez que o site é um verdadeiro cartão de visita de uma empresa e funciona como chamariz para novas oportunidades de negócio, ele deve sempre carregar consigo os seus ideais (devidamente atualizados).
Se o seu site está com o design ultrapassado, não é responsivo e não se destaca entre os concorrentes, é sinal de que chegou a hora de reestruturá-lo para conquistar novos clientes.
Motivos para investir em uma reestruturação de site
Considerando as mudanças da internet e de tudo que diz respeito a ela, podemos dizer que é preciso estar sempre atento para seu site não ficar desatualizado. Nesse tempo, ideias novas surgem, formas de programar são otimizadas e novas técnicas, utilizadas.
Veja, a seguir, os motivos para reestruturar um site e seus benefícios.
Seu site não é responsivo
Apesar de não ser uma novidade, muitas empresas ainda não têm um site responsivo, que possibilita que o usuário visualize a página com a mesma aparência, seja no computador, tablet, celular ou outro dispositivo. Essa técnica faz com que o site se adapte automaticamente em qualquer tela, preservando funcionalidades e disposição de ícones.
Ter uma página responsiva é crucial para quem busca criar experiências positivas para seu público-alvo independentemente da plataforma que ele utiliza. Além disso, recentemente o Google começou a punir sites que não contam com plataformas otimizadas para usuários mobile, o que torna a atualização ainda mais importante.
Seu site não está atualizado
A atualização do site vai muito além da aparência. Claro, ela conta e muito para que o usuário se sinta tentado a clicar e a conhecer mais sobre a empresa. Porém, as informações também precisam estar atualizadas. Referências a cases e parceiros de muitos anos atrás não passam uma boa imagem. Pelo contrário: dão a impressão de que a empresa ficou estagnada no tempo.
Outro fator importante — e que logo abordaremos mais profundamente — é a criação do site voltada para o SEO. O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas de otimização de sites e blogs para que os buscadores ranqueiem as páginas organicamente, gerando tráfego para o site. Seguindo essas regras, há mais chance de o seu site se destacar nas buscas!
Você ainda não investiu em usabilidade e segurança
Um site deve ser intuitivo. Quando o usuário entra em uma página, ele está à procura de alguma informação ou serviço. Dessa maneira, quanto mais simples for esse caminho, melhor será a experiência dele — o excesso de informação poderá deixá-lo perdido e desmotivado a continuar.
Além disso, a segurança é muito importante, principalmente para os sites que trabalham com vendas. A preocupação com os dados pessoais e bancários dos usuários deve vir em primeiro lugar.
Seu produto mudou ou você fez um reposicionamento nos negócios
Outro motivo importante para a reestruturação de site é a mudança ou o reposicionamento nos negócios. Uma nova versão do produto ou um reposicionamento entre B2B e B2C faz com que seja necessário o redesign.
A partir do momento que você muda algo importante na empresa, o site precisa acompanhar esse caminho, afinal, de nada adianta investir bastante em modificar radicalmente seu posicionamento se o seu site não acompanhar a mudança e não for capaz de transmitir a mensagem certa ao cliente.
Seu site não conta com estratégias de SEO
Como já citamos, estruturar o seu site e contar com boas práticas de SEO é essencial para qualquer página que queira se destacar em um ambiente tão competitivo quanto a internet, em que milhares de informações e ofertas estão sempre a um clique de distância.
Sites que não contam com uma estratégia de SEO não são encontrados tão facilmente pelos mecanismos de busca e por isso acabam perdendo visitas e engajamento.
A otimização de sites para que a instituição possa aproveitar aquilo que o Google tem a oferecer pode parecer tarefa a ser desempenhada por programadores quando na verdade demanda uma equipe multidisciplinar. No caso do SEO, por exemplo, os profissionais de marketing são os mais aptos a encontrar as melhores palavras-chave e criar conteúdo com base nisso.
Você não contratou um profissional da área para analisar seu site
Não é só sobre fazer escolhas visuais certeiras e apostar naquilo que você acha que funcionará de acordo com o público-alvo do seu negócio. Estruturar um site está mais relacionado ao alinhamento das suas estratégias com a própria identidade da companhia, ao estudo das estratégias que cativarão os visitantes e à criação de conteúdos que sejam úteis para auxiliar a sanar suas dores ou seus problemas.
Profissionais da área são primordiais para que, além de ter um layout chamativo, seu site gere leads (de preferência, qualificados) e converta-os, tornando-se uma verdadeira ferramenta de vendas.
Eles são capazes de identificar quais palavras-chave funcionarão melhor, sabem como criar experiências de usuário acima da média, aumentar a velocidade da página, torná-la mais responsiva, inserir calls-to-action poderosos e ainda manter seu site sempre consistente.
Você não levou em conta a experiência do usuário ao criar o site
Um cliente que busca comprar um carro, por exemplo, tem necessidades muito diferentes daquelas de uma pessoa que busca fazer as compras do mês online, por exemplo. Enquanto o primeiro busca informações e preços, o segundo muito provavelmente já sabe mais ou menos o que quer e deseja acabar a tarefa o mais rápido possível.
Por isso, você deve considerar as necessidades do seu público-alvo e criar uma página que leve em conta toda a experiência que ele terá ao optar por navegar nela. É importante criar mecanismos para, além de aumentar o tráfego, converter os usuários.
Além disso, vale considerar que embora mecanismos de busca não punam os sites por erros, os usuários o farão: quando clicam em uma palavra ou imagem e não chegam onde pretendem ir ou acessam um site que não conta com uma plataforma mobile-friendly, sua jornada na página é frustrada e eles podem até mesmo desistir de adquirir o serviço oferecido.
Você não realizou nenhum teste antes de publicar alterações
Imagine que você está prestes a lançar um site novo, completamente atualizado, tendo investido um valor alto para isso. No entanto, dias depois, os números mostram que a versão anterior fazia mais sucesso e gerava taxas de conversão mais interessantes.
Enquanto as vendas caem, você finalmente percebe que, apesar de mais bonito e atualizado, seu novo site não é nada funcional. E isso significa perda de tempo e investimento, certo?
Sim, isso acontece e é bastante comum. Por essa razão, é essencial elaborar e rodar todos os testes possíveis antes da publicação de alterações na página. Lembre-se sempre de fazer testes do tipo A/B (em que o modelo antigo e o atualizado são exibidos cada um para uma parcela dos usuários) para ter uma visão completa da performance do site e preparar correções que devem ser aplicadas antes de seu lançamento.
Criação de um site otimizado para o seu público
Analise todos os pontos e identifique se você realmente precisa de uma reestruturação de site. Por mais que a mudança possa parecer algo grandioso, certamente ela fará com que a sua empresa trace um novo caminho.
Por fim, vale lembrar que todas as dicas apresentadas são úteis para identificar quando é o momento certo para se fazer uma reestruturação do seu site e como o processo de mudança deve ocorrer. Contudo, é importante atentar ao fato de que a página é mais um mecanismo criado para agradar quem colabora com a continuidade do negócio: o consumidor.
Um site é umas das mais importantes ferramentas de marketing para qualquer negócio já que possibilita que ele seja encontrado por compradores em potencial e, em muitos casos, gera novas oportunidades de negócio.
Isso porque muitas instituições ficam tão fechadas e preocupadas com sua identidade e suas necessidades internas que se esquecem que todo o sistema deve ser pensado de modo a agradar o usuário final e fazer com que ele sinta confiança ao optar por seu produto ou serviço.
Para finalizar, não se esqueça: se você precisa de um parceiro para que a reestruturação de site seja realizada de maneira tranquila e certa, entre em contato conosco. Nossos profissionais estão sempre à disposição para tirar dúvidas e dar todo o apoio necessário para que a sua estratégia funcione de vez.