É inegável que o marketing no Instagram se tornou uma das grandes soluções para as empresas estarem mais perto do público-alvo, não é mesmo? No entanto, se você está pensando em comprar seguidores, melhor rever os seus conceitos.
Um dos principais propósitos de um negócio nas redes sociais é impulsionar o nome da marca e promover interações com possíveis compradores. Sendo assim, muitas empresas acreditam que ao conseguirem seguidores de forma rápida, naturalmente o faturamento aumentará.
Para você não se iludir desse jeito, confira por que a prática de comprar seguidores no Instagram não vale a pena.
1. Reduz o engajamento com a marca
Por mais que pareça tentador em um primeiro momento, a compra de seguidores para o Instagram pode atrapalhar, e muito, a sua gestão de redes sociais. O fato é que você vai se deparar com contas que não têm nada a ver com a proposta da sua empresa, o que gera um abismo na comunicação.
Inclusive, ao perceberem que estão acompanhando a sua conta “do nada”, muitos desses seguidores podem dar unfollow sem qualquer aviso prévio. Nesse contexto, tudo aquilo que você imaginou vai por água abaixo.
Os índices de engajamento são muito importantes para entender como andam as estratégias de marketing do seu negócio. Por isso, negligenciá-los se torna prejudicial.
2. Prejudica a reputação online
Hoje em dia, qualquer empresa que se preze precisa ficar atenta aos detalhes que correspondem à reputação online. Isso porque contar com processos bem executados pode gerar autoridade em seu mercado de atuação.
Ao contratar planos mirabolantes que prometem milhões de seguidores, você tende a manchar sua imagem perante os demais usuários da rede. Essa atitude é muito malvista no Instagram e pode lhe custar parcerias valiosas que cairiam como uma luva em sua estratégia de vendas.
Além disso, nessa brincadeira de angariar seguidores, você corre o risco de gerar um núcleo de haters que podem trazer inúmeras dores de cabeça para a empresa.
3. Permite que contas falsas lhe sigam
Talvez essa seja uma das questões mais frustrantes ao comprar seguidores, visto que há grandes chances de ter uma legião de contas falsas apenas fazendo volume em seu perfil. Em termos práticos, isso não leva a nada.
Veja bem: se um dia você quiser divulgar uma postagem nos Stories, por exemplo, não terá visualizações reais e, consequentemente, perderá a oportunidade de gerar vendas.
Ainda convém lembrarmos que, quanto mais bots presentes em seus seguidores, maior a probabilidade de os seus contatos reais ficarem vulneráveis aos temidos spams. Com o tempo, isso prejudicará a comunicação com o público-alvo e diminuirá a credibilidade em relação à marca.
4. Impossibilita qualquer análise concreta
Será que ter inúmeros seguidores é um sinal de que o seu Instagram está arrasando na internet? Se você acredita que sim, tire o cavalinho da chuva. Por mais que as métricas de vaidade tragam uma sensação boa de conquista, no final das contas, os números exagerados de fãs não necessariamente convertem em vendas.
A menos que a sua intenção seja gerar um gatilho mental de prova social, a preocupação em ter um número de seguidores maior do que o da concorrência mostra um gargalo na estratégia online. Sem a possibilidade de fazer análises reais a respeito da sua audiência, fica difícil obter feedbacks e ajustar as campanhas.
Portanto, leve em consideração os fatores mencionados e saiba que a insistência em comprar seguidores também pode resultar em penalizações no Instagram e, por consequência, fazer você desperdiçar recursos financeiros.
Viu como é melhor evitar essa prática? Compartilhe o post em suas redes sociais para que os seus amigos não caiam nessa armadilha!