A era digital proporcionou inúmeras vantagens para quem deseja apresentar o seu trabalho ao público, e um dos maiores ganhos foi a ampla capacidade de encontrar e ser encontrado por pessoas de qualquer parte do mundo. Quando pensamos nessa realidade, um dos canais mais importantes para divulgar produtos e serviços é o site institucional.
Podemos dizer que criar um site não é uma tarefa das mais complexas, mas contar com uma plataforma que possibilita explorar todos os benefícios do marketing digital e proporcionar uma boa experiência para o usuário exige um planejamento e um trabalho bem maior. Por isso, é importante contar com ajuda especializada para criar um site.
Hoje, as agências digitais utilizam ferramentas que facilitam a criação da página e o posterior gerenciamento do conteúdo pelo cliente. Esse é o caso dos sistemas CMS (em português, a sigla significa Sistema de Gerenciamento de Conteúdo), que não dependem de linhas de programação, são intuitivos e fáceis de gerenciar.
Para detalhar um pouco mais das características do CMS e também da importância deles na criação e gerenciamento de sites, listamos a seguir algumas dicas que mostram como ele funciona na prática.
WordPress
O WordPress é o CMS mais popular atualmente. A explicação para todo esse sucesso está na facilidade de operar o sistema. Aliado a isso, a grande quantidade de temas, atualizações e plugins também contribuem para que ele se destaque entre os demais.
Sendo assim, o WordPress consegue atender desde pequenas empresas até aquelas que precisam de um projeto maior. Contando com a ajuda de uma agência especializada, tanto a criação quanto o suporte desse sistema ficam acessíveis, proporcionando ao cliente mais tranquilidade na hora de gerenciar o seu conteúdo.
Joomla
Logo abaixo do WordPress no quesito popularidade, mas não em eficiência, o Joomla se apresenta como uma ótima opção de CMS. Ele consegue fazer uma divisão bastante clara entre programação, design e conteúdo.
O sistema é atualizado constantemente devido ao grande número de colaboradores envolvidos com a plataforma. Assim, ele também ganha muito pontos no quesito variedade de plugins e templates.
Ferramentas disponíveis
Independente do CMS escolhido, as ferramentas disponíveis para usá-lo como um recurso fundamental na hora de construir uma presença online sólida são variadas.
Uma delas é a facilidade de utilizar o SEO (Search Engine Optmization), conjunto de técnicas que permite um ranqueamento melhor no Google e que é fundamental para qualquer estratégia de divulgação.
Outras ferramentas importantes que podem ser implantadas em um site CMS são as páginas de captura, chat online, sessão de comentários e botões de compartilhamento nas redes sociais, além da criação de lojas virtuais.
Acompanhamento de resultados
Criar um site completo e contar com ajuda de uma agência tem uma importância tão grande que vai além do simples processo de colocar a página no ar e facilitar o gerenciamento por parte do cliente.
Sempre que se investe em algo assim, é em busca de resultados. Sob esse aspecto, um site bem desenvolvido possibilita medir mais claramente o andamento deles. O tempo de permanência na página, a velocidade de carregamento e a forma de exposição dos produtos são alguns exemplos.
Se a sua empresa contar com o olhar clínico de uma agência parceira, fica muito mais fácil identificar os pontos negativos e positivos do seu site, verificar como isso está influenciando nas vendas e ter o suporte adequado para corrigir todas as questões necessárias.
E você, o que pensa sobre criação e gerenciamento de sites? Conte pra gente aqui nos comentários e participe da discussão com nossos leitores!