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SAC 3.0: você está preparado para esse atendimento?
Autor Retina Web
Data 26, junho, 2019
SAC 3.0: você está preparado para esse atendimento?

Os últimos anos reservaram muitas mudanças na relação entre empresas e consumidores. Hoje, é preciso lidar com clientes cada vez mais exigentes, que cobram agilidade e qualidade. Se, antes, eram os usuários que corriam atrás das marcas, agora, o processo foi invertido.

Portanto, para atender às demandas do novo perfil de consumidor, é preciso estar atento ao conceito de SAC 3.0 e aos seus benefícios para o negócio. Afinal, basta uma experiência do usuário negativa com o atendimento da sua empresa para que ele vá em busca de um serviço melhor na concorrência.

Que tal, então, saber um pouco mais sobre a importância de preparar a sua empresa para oferecer o SAC 3.0 aos seus clientes? Basta continuar a leitura para entender o que é esse novo conceito e quais ações você deve tomar — e as que evitar — para oferecer um atendimento eficiente nas redes sociais. Confira!

O que é o SAC 3.0?

De acordo com as mudanças na postura do consumidor, que, hoje, exige um tratamento personalizado e que as marcas o procurem, quando falamos em serviços de relacionamento, o cenário também se modificou. E é justamente por isso que o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) chegou ao 3.0.

Agora, o principal objetivo das empresas é, de forma detalhada, entender e analisar cada um dos usuários que interage com a sua empresa. E, a partir desse conhecimento, oferecer exatamente o que ele espera, de maneira personalizada. Ou seja, aproximar-se dos consumidores com um serviço mais específico.

Uma tendência é, por exemplo, a necessidade de um atendimento cada vez mais rápido e a variedade de canais de relacionamento. Afinal, nem todo mundo quer entrar em contato pelo telefone, enquanto outros não querem um atendimento online por meio de redes sociais ou chats para solucionar um problema. Portanto, cabe à empresa oferecer o melhor serviço possível.

O que um bom atendimento significa para as suas vendas?

Estudos indicam que as principais razões para que um cliente procure a concorrência são justamente quando ele se sente mal tratado pelo atendimento da empresa ou, então, quando o problema não é solucionado rapidamente. Assim, fica evidente como é importante investir na qualidade do atendimento oferecido.

Além disso, outros dados apontam que metade dos consumidores compram os produtos ou serviços mais vezes depois de uma experiência positiva de atendimento. Portanto, é fundamental conhecer melhor as demandas e o comportamento do seu cliente para garantir que ele retorne mais vezes.

O que fazer e o que não fazer no atendimento nas redes sociais?

Qualquer negócio que não sabe como trabalhar a comunicação nas redes sociais está fadado a resultados negativos. Por isso, é importante investir e planejar-se para garantir um atendimento de qualidade. Para ajudar você, separamos algumas dicas de quais ações devem ser tomadas e quais não podem ser repetidas.

O que fazer?

Confira, a seguir, o que deve ser feito durante o atendimento nas redes sociais:

  • atenda com qualidade e agilidade;
  • peça desculpas quando errar;
  • sempre busque entender e resolver os problemas;
  • entenda a insatisfação e só termine o atendimento com o problema solucionado.

O que não fazer?

Abaixo, entenda quais ações devem ser evitadas durante o atendimento nas mídias sociais:

  • não deixe o cliente sem resposta, mesmo que seja uma crítica;
  • não termine o atendimento até o cliente se sentir satisfeito;
  • não busque por soluções rápidas, mas que não resolvam o problema definitivamente;
  • não discuta com o cliente em nenhuma hipótese, mesmo em situações mais graves.

Portanto, se você busca oferecer um conteúdo diferenciado para o seu consumidor, o primeiro passo é garantir que o atendimento seja de acordo com as suas preferências. Afinal, é preciso ter a certeza de que todos os pontos de relacionamento entre empresa e cliente são, de fato, satisfatórios.

Agora que você já entendeu como o SAC 3.0 pode ser fundamental para o sucesso do seu negócio — inclusive impactando nas suas vendas —, que tal conferir outras dicas importantes para lidar corretamente com a insatisfação dos seus clientes na internet? Boa leitura!