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Afinal, você sabe como lidar com clientes insatisfeitos na internet?
Autor Retina Web
Data 25, outubro, 2018
Afinal, você sabe como lidar com clientes insatisfeitos na internet?

Quem já passou pela situação desagradável de lidar com clientes insatisfeitos na internet, sabe o quanto isso é prejudicial para os negócios. Mas, afinal, quais as ações necessárias para enfrentar casos desse tipo?

Com a democratização da informação por meio da internet e a popularização das redes sociais, fica cada vez mais amplo o canal entre os consumidores e a empresa para despejar indignações. Por isso, você deve ter muito cuidado ao atender essas mensagens mais delicadas, tendo como missão apresentar soluções plausíveis.

Para compreender um pouco melhor o tema, trouxemos algumas dicas importantíssimas, a fim de lidar com as situações problemáticas. Confira!

Analise a situação como um todo

Quando se trata de desenvolver um bom atendimento online e lidar com clientes insatisfeitos, torna-se fundamental analisar a ocorrência e o que pode ser feito naquele momento. Ponderar as palavras é a melhor atitude, pois, dependendo do que for dito, isso pode afastar não apenas o cliente que reclamou, mas vários outros que pensavam em adquirir suas soluções.

Sendo assim, antes de se pronunciar, faça uma averiguação minuciosa a respeito do problema e, principalmente, se a queixa tem veracidade. A partir disso, vale absorver a crítica para reposicionar as estratégias e apresentar uma tomada de decisão eficiente, porque a credibilidade da marca depende disso.

Demonstre empatia diante a reclamação

Assim como na vida pessoal, no mundo corporativo é quase uma regra de ouro ouvir mais os clientes. Demonstrar empatia é um exercício que beneficia qualquer plano de marketing digital e, inclusive, funciona com maestria na hora de atender possíveis protestos dos usuários.

Preste atenção no que foi dito e veja quais são as melhores alternativas para solucionar a questão em si, dando o respaldo necessário aos consumidores na resolução do problema. Além disso, a cordialidade é imprescindível no trato com situações delicadas, pois permite que você trabalhe a paciência e mostre que a empresa está totalmente interessada em minimizar os danos causados.

Tenha rapidez para tomar providências

Partindo do princípio que você já identificou o problema e sabe que ele é real, quanto mais rápido isso for solucionado, melhor para a reputação online da empresa. Se deixar um assunto prejudicial se prolongar por muito tempo, a tendência é que isso viralize e chegue ao ponto em que as explicações não farão mais sentido.

Tendo isso em vista, não tenha receio de reconhecer o erro, procurar o melhor caminho para resolvê-lo e adotar medidas preventivas para que isso não ocorra novamente. A agilidade nesses casos é significativa para coibir boatos e possíveis difamações, que poderiam manchar a sua autoridade em relação ao mercado que atua.

Comunique a resolução do problema

Da mesma forma que o pós-venda é um diferencial competitivo, a preocupação em sanar os problemas dos clientes também traz bons resultados. Se você conseguiu obter êxito na situação que lhe preocupava, não deixe de comunicar isso ao seu público e tranquilizar a todos em relação ao que ocorreu, demonstrando segurança e, por consequência, melhorando a experiência com os usuários.

Veja como está o grau de importância do consumidor em relação ao produto ou serviço oferecido e o que pode ser feito para recuperar a confiança dele na empresa. Por mais simples que seja, um pedido de desculpas pode significar bastante para um cliente insatisfeito e fazer com que ele reconsidere sua posição contrária.

Para concluirmos, verifique sempre as menções ao nome da empresa nas mídias digitais e, se possível, conte com a expertise de uma agência especializada para automatizar os processos, monitorar as divergências e facilitar a comunicação com os clientes insatisfeitos.

Quer conhecer mais detalhes de como podemos lhe auxiliar na relação com os clientes? Então, entre em contato com a gente, pois será um prazer explicarmos tudo o que precisa!