Tecnologia
Qual o segredo das vendas nas redes sociais?
Autor Retina Web
Data 26, junho, 2019
Qual o segredo das vendas nas redes sociais?

Acompanhando a evolução e as mudanças em nossa sociedade, o mercado também vai se alterando e ganhando novas ferramentas e soluções — lojas físicas, e-commerces e, agora, as vendas nas redes sociais. Hoje, é fundamental estar atento ao comportamento do consumidor para conseguir oferecer sempre uma experiência positiva ao usuário.

De acordo com um estudo realizado em 2018, pouco mais de 60% da população brasileira está ativa nas redes sociais, com preferências pelo Facebook, pelo Instagram, pelo YouTube e pelo WhatsApp. Então, como ignorar tamanha audiência nessas plataformas? Por isso, as vendas nas redes sociais ganham cada vez mais espaço.

Você não quer perder a oportunidade de divulgar os seus produtos e serviços para um público tão grande, certo? Então, está no lugar certo! É só continuar a leitura para entender como funciona a dinâmica de venda nas redes sociais e algumas ações para ter sucesso com essa estratégia. Confira!

Qual a diferença entre as vendas nas redes sociais e em sites ou lojas?

O consumidor está cada vez mais exigente e demanda um serviço mais personalizado e que atenda às suas preferências. Para se destacar e conseguir registrar bons números de vendas, é preciso se adequar ao novo perfil do usuário. Assim, investir em estratégias para vendas nas redes sociais é uma excelente alternativa.

Porém, a dinâmica de vendas nessas plataformas não é a mesma de uma loja física ou de um e-commerce. É preciso haver muita agilidade e praticidade a partir do momento em que você decide vender seus produtos ou serviços nas redes sociais. Afinal, se for disponibilizar um serviço que não seja de qualidade, é melhor não fazê-lo.

Ao utilizar o Facebook, o Instagram ou mesmo o YouTube para realizar uma venda, você precisa estar consciente em relação à dinâmica dessa plataforma. Portanto, seja claro e sucinto ao anunciar um produto, listando suas vantagens, e não se esqueça de investir na qualidade das imagens, seja dos vídeos, seja das fotos.

Como ter sucesso com vendas nas redes sociais?

Para ajudá-lo nessa tarefa, separamos algumas dicas de como ter sucesso com as vendas nas redes sociais. Confira!

Monte uma estratégia de funil de vendas

É fundamental traçar uma estratégia que se ajuste ao momento de cada lead — ou seja, à etapa do funil de vendas na qual aquele usuário está — e, assim, fornecer o conteúdo adequado para a situação. Afinal, você precisa analisar o comportamento do consumidor e saber se ele já está preparado, por exemplo, para conhecer mais os seus produtos ou, então, se ainda está em um estágio inicial e precisa descobrir um problema.

Crie conteúdos relevantes

A internet está repleta de artigos e textos sobre os mais variados assuntos. Portanto, para se destacar, é preciso investir na produção de conteúdos relevantes para o seu consumidor. Blogs, e-books, landing pages ou, até mesmo, vídeos — não importa o formato, o que realmente vai impactar positivamente o seu negócio é a qualidade desse conteúdo. Por isso, produza um material que faça a diferença e, de fato, ajude o usuário.

Utilize as ferramentas disponíveis

A tecnologia chegou para facilitar muitas das nossas tarefas diárias e, quando falamos em vendas nas redes sociais, é fundamental utilizar essas ferramentas. Portanto, nesse caso, utilize as soluções para gestão de mídias sociais. Dessa forma, você pode se concentrar em tarefas mais estratégicas para o sucesso das suas vendas, enquanto determinadas atividades, como monitorar as métricas, responder às dúvidas de usuários e, até mesmo, agendar suas publicações, ficam com os softwares.

Ficou claro, portanto, que, apesar de serem ótimas maneiras de aumentar as suas vendas, é fundamental que as estratégias sejam executadas corretamente para que os seus resultados sejam os melhores possíveis ao utilizar as redes sociais para vender seus produtos.

Agora que você já entendeu como ter sucesso com as vendas nas redes sociais, que tal deixar o seu comentário? Pode ser uma dúvida, crítica, elogio ou sugestão! Estamos aguardando a sua opinião!