Tecnologia
Plugins para WordPress: funcionalidades fantásticas para o seu site
Autor Retina Web
Data 18, janeiro, 2018
Plugins para WordPress: funcionalidades fantásticas para o seu site

O WordPress é a plataforma mais utilizada no mundo para criação de sites e blogs. Um dos segredos para esse sucesso é a quantidade imensa de plugins existentes e que ajudam a suprir as mais diversas demandas para gerar uma experiência melhor ao usuário.

Para mostrar o que são os plugins para WordPress e quais os principais para gerar uma performance melhor, listamos uma série de ações necessárias para facilitar as estratégias de marketing digital e qual a melhor opção de plugin para tornar essa tarefa possível de ser realizada. Confira!

O que são os plugins para WordPress?

O plugins para WordPress são complementos que trazem ou modificam as funcionalidades de um site desenvolvido na plataforma. Por meio deles, é possível agregar diversas funções para atender às necessidades dos usuários.

Se compararmos a facilidade com que eles tornam essa missão possível com os tempos em que todo desenvolvimento era feito do zero, a diferença é gritante. Hoje o WordPress tem uma biblioteca com milhares de plugins, o que facilita qualquer customização.

Falando em customização, existe ainda a possibilidade de customizar um plugin. Para que você mesmo possa fazer isso é necessário que ele seja desenvolvido em código aberto. Essa modificação pode ser feita tanto em plugins gratuitos quanto nos comprados. Entretanto, nesse último, é preciso contar com o aval e a colaboração da empresa desenvolvedora para realizar essa ação.

Caso não haja um plugin que atenda 100% das suas necessidades, é possível contratar uma empresa especializada no desenvolvimento desse tipo de ferramenta para atender à sua demanda.

Para adentrar um pouco mais no universo dos plugins para WordPress, fizemos uma lista com alguns deles e as suas respectivas funções. Veja a seguir.

Compartilhar conteúdo nas redes sociais (Flare)

O Flare facilita a missão de compartilhar conteúdo nas redes sociais. Com esse plugin gratuito você consegue inserir botões em diversas partes dos seus artigos e assim simplificar o processo de compartilhamento.

Considerando a importância de integrar site e rede social para gerar tráfego, esse plugin é excelente. Ele ajuda a aumentar o engajamento e facilita as chamadas para ação.

Ter um sistema de comentários (Disqus Comment System)

Os comentários são muito importantes para engajar o público. Uma boa solução para esse fim é o Disqus Comment System, que permite adicionar imagens, sistemas de votação dos comentários e a ranquear aqueles tidos como mais relevantes.

Os comentários são muito importantes no processo de interação junto ao público. Por isso, contar com um plugin que facilite e também torne mais completa essa experiência é uma mão na roda.

Oferecer cadastro para e-mail MKT (Mail Chimp for WordPress)

Quem precisa criar formulários de cadastros que sejam personalizáveis, tem no Mail Chimp um dos principais plugins de WordPress para esse fim. A exibição desses formulários pode ser feita utilizando shortcodes e widgets.

A captação de leads em um site WordPress é crucial para montar um banco de dados e construir uma estratégia de e-mail marketing eficiente.

Criar formulários (Contact Form 7)

Ainda no tema formulário, mas dessa vez falando de formulários de contatos, temos o plugin Contact Form 7, o qual gerencia esse tipo de formulário, bem como permite a sua personalização de forma simples e flexível.

Esse poderoso plugin ajuda a criar um processo mais seguro, evitando assim perda de contatos, o que pode ser muito prejudicial na relação com o público.

Organizar os posts (Special Recent Posts)

Em um blog de sucesso, é fundamental ter posts bem organizados. Nesse sentido, o Special Recent Posts é uma ótima ferramenta, já que permite uma configuração fácil e completa.

Para quem tem blogs com muitos posts, esse recurso se torna ainda mais importante para facilitar a visualização e leitura dos conteúdos.

Otimizar velocidade (W3 Total Cache)

A velocidade de um site em WordPress é essencial para gerar uma boa experiência para o usuário. O plugin W3 Total Cache proporciona uma melhora no desempenho do site por conseguir reduzir o tempo de download e fazer a integração da forma como o conteúdo é entregue.

Vale lembrar que oferecer esse tipo de experiência ajuda muito a ganhar pontos com o algoritmo do Google e assim conseguir um ranqueamento melhor.

Ampliar possibilidade de métricas (Yoast SEO)

Yoast SEO (antigo WordPress SEO by Yoast) é um plugin excelente para quem deseja aumentar a possibilidade de métricas e também obter uma otimização mais completa.

Mencionando novamente a importância de ganhar pontos com o Google para alcançar as primeiras posições, contar com os recursos do Yoast Seo é essencial para obter êxito nessa tarefa.

Melhorar a experiência de usuários com dificuldades (SEO Friendly Images)

Para quem deseja melhorar a qualidade do seu blog, o plugin SEO Friendly Images é uma ótima pedida. Ele adiciona de forma automática as informações de ALT e Title nas imagens utilizadas na página. Essa ação ajuda bastante a aumentar o tráfego orgânico.

É importante explicar que o padrão ALT é uma tag HTML (texto alternativo) que possibilita que pessoas com dificuldades visuais tenham uma experiência melhor. Esse padrão também ajuda no posicionamento das imagens em mecanismos de busca.

Possibilitar que o site seja mobile friendly (Responsive)

O Responsive é um template para WordPress que automatiza o processo de otimização das páginas para os dispositivos móveis. Esse processo de adaptação é completo e não traz à tona a necessidade de criar outra página.

Deixar o site amigável é indispensável hoje em dia, já que a maioria dos acessos são feitos por celulares, tablets e afins.

Oferecer o conteúdo em outras línguas (wpml.org)

O WPML traduz páginas, posts, menus e também os textos do tema. O seu uso faz com que a execução de qualquer tema ou plugin seja multilíngue.

Por fim, é importante citar que o melhor jeito de verificar se determinado plugin é suficiente para a sua estratégia é o testando. Ouvir o seu público sobre o que eles estão achando da experiência de navegação proporcionada pela sua página também é essencial para entender se o plugin está trazendo os resultados desejados.

Caso ele não seja aquilo que você procura, na maior parte das vezes, há sempre outros plugins para WordPress que desempenham funções similares e podem se encaixar melhor ao seu projeto.

Curtiu essas dicas? Então assine a nossa newsletter e receba conteúdos valiosos diretamente no seu e-mail. Aproveite!