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O que é branding e por que ele é importante?
Autor Retina Web
Data 23, julho, 2018
O que é branding e por que ele é importante?

Para obter o sucesso profissional que almeja você já deve ter percebido que é preciso ficar atento às tendências de marketing que aparecem no dia a dia, não é mesmo? Por exemplo, você sabe o que é branding e como isso pode ajudar o seu negócio?

Certamente, você sabe a importância de uma marca forte para uma empresa, no entanto, muitas vezes falta o conhecimento necessário para desenvolver algo que engaje o seu público-alvo. Com isso, muitos dos seus clientes estão optando pela concorrência, porém, como mudar essa realidade?

A seguir, trouxemos as respostas para as principais perguntas em relação ao branding. Acompanhe a leitura e confira!

Afinal, o que é branding?

Hoje em dia, muito se comenta da importância que a marca em si confere a uma empresa, mas esquecem de observar que por trás desse conceito existem inúmeras ações que potencializam resultados. O branding, ao contrário da marca, é algo muito mais abrangente e que serve como potencial estratégico para alavancar as vendas.

Embora tenha gente que pensa no branding como uma maneira de se destacar perante a concorrência, podemos observar que vai muito além. Basicamente, é algo mais associado à percepção dos clientes com relação ao seu negócio e quais as sensações que a sua marca proporciona.

O branding é um conjunto de ações que, se bem alinhadas, podem fazer com que um cliente em potencial possa identificar os seus serviços como a solução que buscava. Naturalmente isso faz com que se sobressaia diante do mercado e consiga construir um site notável, por exemplo, além de mostrar o agrupamento de valores que representam o seu empreendimento.

Por que o branding é importante?

Por mais que muitas pessoas associem o branding com as estratégias de marketing, é importante ressaltar que os dois se complementam por um bem maior. Tendo em vista que o comportamento do consumidor mudou consideravelmente ao longo dos anos, não basta apenas oferecer soluções rasas, mas sim fazer com que a imagem da sua empresa esteja viva na memória do público.

Ter uma boa gestão nessa área faz com que a marca ganhe um valor percebido relevante aos olhos das pessoas e valha até mais do que os próprios produtos em si. Coca-Cola, Apple, Microsoft, Adidas, entre várias outras chegaram a um patamar em que os consumidores optam por elas não apenas pelo serviço oferecido, e sim pelo status que a marca carrega.

Com o branding você tem a oportunidade de tornar o seu negócio relevante, além de transmitir segurança e confiabilidade para que as pessoas invistam tempo e dinheiro no que você vende. Entenda que isso pode ser uma arma poderosa para aumentar o alcance orgânico da empresa e encurtar o caminho da jornada de compra.

Como colocar isso em prática?

A princípio, vale a pena conceituar que o branding é reforçado por três pilares essenciais: o detalhamento do público-alvo, a construção multissensorial e o posicionamento. Com isso, é importante desenvolver a identidade visual da empresa de uma maneira que os consumidores identifiquem o que você faz.

Compreenda que para realizar uma boa estratégia é preciso levar em consideração fatores como o logotipo, escolha da tipografia, linguagem empregada nas redes sociais, as pessoas que representarão o negócio etc. Observe que os canais de comunicação precisam estar alinhados com o que foi determinado, já que impacta diretamente na percepção das pessoas.

É essencial que você compreenda as necessidades dos consumidores para assim, criar uma identidade forte e que atenda as expectativas. A cultura da empresa também é um aspecto preponderante para o branding, pois traz o DNA da marca e faz com que, em longo prazo, os seus valores influenciem os hábitos de consumo das pessoas.

Agora que você já sabe o que é branding, saiba reunir as principais ideias acerca do que você proporciona de diferente ao público e tenha paciência para desenvolver a reputação que almeja, afinal, nenhuma empresa se torna importante da noite para o dia.

Se você gostou das informações que trouxemos sobre o que é branding, então aproveite a visita e entenda o que deve fazer para criar conteúdo relevante para seu blog!