No post de hoje do Blog da Retina iremos discutir esse assunto totalmente vinculado com a área criativa!
O que é Brainstorming Criativo?
Uma agência de publicidade, marketing, mídia ou comunicação, trabalha constantemente com essa palavra e esse termo da língua inglesa, que traduzido significa “tempestade de ideias”. Mas afinal, o que é o Brainstorming Criativo? A Retina elaborou um conteúdo muito interessante para todos que tem essa dúvida, confira!
O brainstorming criativo é aquele que funciona e se adequa melhor em cada equipe de trabalho. Existem vários tipos e possibilidades de abordagem e de escolha de método para alcançar os diversos tipos de perfis criativos, deixando claro que não há uma fórmula única e pronta para ser aplicada. O momento do brainstorming deve ser fluído e não se pode perder o foco, é importante identificar em qual etapa encontra-se a equipe criativa para atingir objetivos como: planejamento, execução ou análise de experiência. A reunião de um brainstorming, na maioria das vezes surge devido a uma necessidade para solucionar um problema, produto ou serviço para algo que já exista ou uma nova inserção mercadológica. É importante ressaltar que o aperfeiçoamento aparecerá com o tempo em uma equipe, e isso faz parte de um repertório e da química que as pessoas desenvolvam. A medida que o time de colaboradores amadurece, o brainstorming passa a ser mais objetivo, prático e assertivo.
Dicas para melhorar o Brainstorming
A Retina preparou 10 dicas efetivas para tornar o Brainstorming um momento melhor aproveitado e repleto de boas ideias!
– Tenha uma pessoa neutra que possa mediar a reunião, alguém que seja capaz de organizar os conflitos e manter as regras do encontro;
– Não deixe de observar os detalhes técnicos e organizacionais como o tempo da reunião e os meios de registro de ideias, para que não sejam esquecidas ou perdidas;
– Evite criticar a ideia ou a fala de seu parceiro de trabalho, uma crítica pode provocar um clima tenso para o ambiente e pode acarretar em futuros desentendimentos;
– Procure tornar a reunião fluída, criando oportunidade de todos apresentarem sua ideia, não deixe que apenas uma ou duas pessoas expressem sua opinião;
– Busque anotar tudo! Quanto mais pessoas anotando as ideias, a partir de uma, novas ideias podem surgir e serem adaptadas para a situação;
– Priorize a quantidade de ideias discutidas! Quanto mais ideias, mais chances de surgirem boas ideias que possam ser válidas;
– Nunca pare nas primeiras ideias! Talvez as primeiras não sejam tão boas, mas saiba que a partir da primeira, surgem adaptações e a equipe pode pensar em conjunto, agregando o conhecimento e a criatividade do grupo;
– Não pratique a arrogância de achar que sua ideia é a melhor de todas e jamais tenha um comportamento superior perante seus colegas de trabalho;
– A reunião de brainstorming deve ter um objetivo. Portanto, siga os horários de início e término, convoque as pessoas capazes de ajudarem a criar uma boa ideia ou projeto e com o repertório de criação, química do grupo e bom relacionamento, o bloqueio criativo fica mais difícil de acontecer!
E chegamos ao final de mais um conteúdo repleto de informações e curiosidades que envolvem nosso tipo de trabalho, a comunicação e a propaganda. Esperamos que este material tenha sido útil para o conhecimento de todos vocês.
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