Marketing
Já ouviu falar de brainstorming?
Autor Retina Web
Data 13, julho, 2020
Já ouviu falar de brainstorming?

No post de hoje do Blog da Retina iremos discutir esse assunto totalmente vinculado com a área criativa!

O que é Brainstorming Criativo?

Uma agência de publicidade, marketing, mídia ou comunicação, trabalha constantemente com essa palavra e esse termo da língua inglesa, que traduzido significa “tempestade de ideias”. Mas afinal, o que é o Brainstorming Criativo? A Retina elaborou um conteúdo muito interessante para todos que tem essa dúvida, confira!

O brainstorming criativo é aquele que funciona e se adequa melhor em cada equipe de trabalho. Existem vários tipos e possibilidades de abordagem e de escolha de método para alcançar os diversos tipos de perfis criativos, deixando claro que não há uma fórmula única e pronta para ser aplicada. O momento do brainstorming deve ser fluído e não se pode perder o foco, é importante identificar em qual etapa encontra-se a equipe criativa para atingir objetivos como: planejamento, execução ou análise de experiência. A reunião de um brainstorming, na maioria das vezes surge devido a uma necessidade para solucionar um problema, produto ou serviço para algo que já exista ou uma nova inserção mercadológica. É importante ressaltar que o aperfeiçoamento aparecerá com o tempo em uma equipe, e isso faz parte de um repertório e da química que as pessoas desenvolvam. A medida que o time de colaboradores amadurece, o brainstorming passa a ser mais objetivo, prático e assertivo.

Dicas para melhorar o Brainstorming

A Retina preparou 10 dicas efetivas para tornar o Brainstorming um momento melhor aproveitado e repleto de boas ideias!

– Tenha uma pessoa neutra que possa mediar a reunião, alguém que seja capaz de organizar os conflitos e manter as regras do encontro;

– Não deixe de observar os detalhes técnicos e organizacionais como o tempo da reunião e os meios de registro de ideias, para que não sejam esquecidas ou perdidas;

– Evite criticar a ideia ou a fala de seu parceiro de trabalho, uma crítica pode provocar um clima tenso para o ambiente e pode acarretar em futuros desentendimentos;

– Procure tornar a reunião fluída, criando oportunidade de todos apresentarem sua ideia, não deixe que apenas uma ou duas pessoas expressem sua opinião;

– Busque anotar tudo! Quanto mais pessoas anotando as ideias, a partir de uma, novas ideias podem surgir e serem adaptadas para a situação;

– Priorize a quantidade de ideias discutidas! Quanto mais ideias, mais chances de surgirem boas ideias que possam ser válidas;

– Nunca pare nas primeiras ideias! Talvez as primeiras não sejam tão boas, mas saiba que a partir da primeira, surgem adaptações e a equipe pode pensar em conjunto, agregando o conhecimento e a criatividade do grupo;

– Não pratique a arrogância de achar que sua ideia é a melhor de todas e jamais tenha um comportamento superior perante seus colegas de trabalho;

– A reunião de brainstorming deve ter um objetivo. Portanto, siga os horários de início e término, convoque as pessoas capazes de ajudarem a criar uma boa ideia ou projeto e com o repertório de criação, química do grupo e bom relacionamento, o bloqueio criativo fica mais difícil de acontecer!

E chegamos ao final de mais um conteúdo repleto de informações e curiosidades que envolvem nosso tipo de trabalho, a comunicação e a propaganda. Esperamos que este material tenha sido útil para o conhecimento de todos vocês.

Compartilhe com seus amigos e até o próximo post!