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Custo de aquisição de clientes: como o marketing digital ajuda a reduzi-lo?
Autor Retina Web
Data 18, junho, 2019
Custo de aquisição de clientes: como o marketing digital ajuda a reduzi-lo?

O CAC é uma métrica muito importante para as empresas. Ele é um sinal de que as iniciativas de marketing efetivadas pela sua equipe são eficientes e conseguem trazer retornos o bastante para que o negócio sobreviva a longo prazo.

Que tal aprender mais sobre esse indicador, como ele é calculado e conhecer os segredos para obter um custo de aquisição de clientes vantajoso na sua empresa? Confira o guia que preparamos sobre o assunto!

O que é o custo de aquisição de clientes (CAC)?

Para entender como o marketing digital pode ajudá-lo a reduzir o custo de aquisição de clientes, precisamos, primeiro, entender o que essa métrica significa. O CAC é uma métrica de viabilidade, ou seja, um indicador que aponta o quão eficiente é o modelo de negócios de uma organização. Um bom CAC é baixo porque ele indica que os esforços feitos pela sua empresa para adquirir novos clientes são muito eficientes. Ainda tem dúvidas sobre como isso funciona? Um exemplo pode ajudá-lo a entender melhor.

Se uma empresa gasta, mensalmente, R$ 20.000,00 em aquisição de clientes e consegue conquistar 50 novos usuários para um serviço, ela tem um CAC de R$ 400,00. Parece ser bem fácil estimar essa métrica, não é mesmo? Entretanto, você deve sempre considerar todas as variáveis que compõem o investimento em aquisição (esses R$ 20.000,00 do nosso exemplo).

Se há uma nova contratação para o time de vendas, por exemplo, esse custo deve ser somado aos esforços de aquisição feitos pela empresa. Não basta precificar apenas aquilo que ela gastou em uma campanha publicitária ou postando anúncios na internet. Por causa disso, deve-se ter em mente que o CAC pode variar ao longo de um ano, mas ele deve ser estável e tender a diminuir com o passar do tempo, conforme as equipes se tornam mais eficientes e produtivas naquilo que fazem.

Como o CAC é calculado?

Agora que você já sabe o que é CAC, não terá dificuldades de calculá-lo. Afinal, já aprendeu que, na hora de fazer essa conta, deve considerar todos os gastos relacionados à aquisição de clientes. Todavia, fica muito mais fácil estimar esse número com um checklist. Abaixo, listamos os principais números que você precisa ter em mãos para calcular o CAC:

  • investimentos em marketing: são investimentos em marketing os salários dos membros da equipe, as ferramentas utilizadas (softwares e hardwares), a compra de mídias, a contratação de influencers e todas as demais ações para construir uma presença de mercado para o seu produto;
  • investimentos em vendas: são compostos dos salários de vendedores, das comissões que eles levam para casa todo mês, das contas de telefone do departamento, das viagens e de toda a infraestrutura e das ferramentas que fazem com que as vendas possam se realizar; e
  • número de clientes conquistados no período graças a ações do departamento de marketing e da equipe de vendas: caso você tenha conquistado 5 novos clientes por indicação, por exemplo, eles não deverão ser incluídos no cálculo do CAC para não afetarem negativamente as suas métricas.

Já tem todos esses números em mãos? Ótimo! Basta incluí-los na fórmula do CAC para obter o custo de aquisição do cliente:

CAC = (investimentos totais no período)/número de novos clientes.

Qual a relação entre marketing digital e CAC?

Você deve estar se perguntando: “como é possível reduzir o CAC se ele é composto de tantas variáveis assim?”. O marketing digital é uma das estratégias mais valiosas que as empresas podem utilizar para conseguir adquirir novos clientes sem investir muito.

Essa disciplina é poderosa na hora de diminuir o CAC porque faz com que a sua organização promova produtos e serviços de maneira focada, levando em consideração quem realmente quer adquirir o que ela produz e construindo um relacionamento com essas pessoas.

Quer entender direitinho por que o marketing digital é responsável pela redução do CAC quando bem-executado? Mostramos, nos tópicos a seguir, como ele atua para isso!

Definindo personas para a sua estratégia

Um dos maiores desafios na hora de adquirir novos clientes é anunciar para as pessoas certas. Quando as campanhas da sua empresa são direcionadas para um grupo de indivíduos que enfrentam os problemas para os quais ela oferece soluções e que estão prontos para consumi-las, é preciso gastar muito menos dinheiro atraindo esses leads. Mesmo porque eles já estão por aí procurando produtos ou serviços como os seus.

Segmentar de maneira adequada o público, com o uso de personas, é uma das tarefas das equipes de marketing digital. Ela é estratégica para reduzir o custo de aquisição de clientes porque garante que, com menos dinheiro, sua empresa conseguirá entregar a mensagem ideal para o público certo. Esses são os dois ingredientes fundamentais para fechar negócios rapidamente.

Estabelecendo uma presença digital para a sua marca

Há poucos lugares em que o custo-benefício de se estabelecer uma presença para marcas é tão grande quanto na internet. Por um investimento baixíssimo, se comparado com aquele necessário para ingressar em meios tradicionais, como a TV, é possível colocar a sua empresa no mapa e fazer com que ela atinja milhões de pessoas interessadas na solução comercializada.

O marketing digital é responsável por construir a imagem da sua empresa na internet e porque ele se beneficia das particularidades desse meio (como a aquisição orgânica de visitantes feita com estratégias de SEO). Ele ajuda a reduzir o investimento necessário para conquistar conversões.

Compartilhando conteúdo com alto valor agregado

Não é só de SEO que uma estratégia de marketing digital é feita. Compartilhando conteúdo de alto valor agregado, direcionado para as personas que têm interesse naquilo que a sua marca produz e comercializa, o marketing digital reduz o CAC porque produz materiais que as pessoas querem consumir voluntariamente.

Serão os clientes que, em busca por soluções como a que você oferece, chegarão até o seu negócio, e não os anúncios pagos que farão isso. Em vez de pagar por cliques, paga-se por conteúdo para conquistar clientes de maneira contínua.

Fidelizando e retendo clientes

O marketing digital oferece excelente custo-benefício na aquisição de clientes porque se esforça para fidelizá-los. Em vez de concentrar todos os esforços em conversões, parte do trabalho é voltado para a construção de um relacionamento com quem já confia na sua marca, para que um cliente do passado volte a fazer negócios com você, por um custo muito menor do que a marca teria para adquirir um novo consumidor.

Monitorando o ROI das ações de marketing

Por último, dentre as ações de marketing digital que ajudarão a sua empresa a reduzir o CAC, não poderíamos deixar de mencionar o monitoramento do ROI de marketing. Com o devido acompanhamento, cada uma das campanhas on e offline realizadas pela sua empresa será estudada para que o que funcionou bem uma vez continue trazendo resultados para a organização no futuro e para que seu time consiga reproduzir um bom CAC por longos períodos de tempo.

Para conseguir todos esses resultados, porém, não se engane: contar com um time especializado na construção de presenças online fortes é imprescindível. Reduzir o custo de aquisição de clientes na sua empresa é muito menos complicado com a ajuda de experts que fazem dessa tarefa a missão das suas vidas.

E aí, gostou de aprender como o marketing pode ajudar a reduzir o custo de aquisição de clientes? Fale com um especialista e descubra como podemos ajudar você com essa tarefa!