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Veja 7 práticas infalíveis para melhorar a geração de Leads do site
Autor Retina Web
Data 29, abril, 2019
Veja 7 práticas infalíveis para melhorar a geração de Leads do site

Para quem quer garantir bons resultados para a sua empresa e ter relevância no competitivo mundo virtual, a geração de leads é uma estratégia de marketing digital que não requer investimentos gigantescos, mas é muito eficiente.

Mas, afinal, o que são leads? São consumidores que, de certa forma, já entraram em contato com a sua marca. Eles podem ter lido um artigo no blog ou dado uma olhada nas mercadorias a serem vendidas. Contudo, por algum motivo, eles ainda não fizeram aquisições.

Resumindo, são aqueles usuários que demonstram interesse em comprar algum produto ou serviço que você oferece. Então, por que não se planejar para atrair cada vez mais potenciais clientes para o seu negócio?

Continue a leitura deste artigo para ficar por dentro da importância de captar leads e entender algumas práticas essenciais para otimizar esse processo.

Qual é a importância da geração de leads?

Então, gerar leads é uma forma de manter um relacionamento com futuros compradores e poder ter mais chances de convencê-los a comprar de você.

É um relacionamento que você vai nutrir para fazer com que esses usuários se lembrem da sua marca quando sentirem a necessidade de adquirir algo que ela possa oferecer. Isso é importante, especialmente pela grande concorrência e variadas opções disponíveis ao consumo.

É muito mais fácil para o time de vendas ter sucesso nos seus objetivos quando o negócio mantém contato com aqueles possíveis compradores. A lógica é simples: quanto mais leads, mais oportunidades de vender. Assim, é por meio boas ações que uma empresa constrói sua carteira de clientes.

Além disso, o comportamento do consumidor não é mais o mesmo de antigamente. Com a tecnologia, hoje um cliente tem muito mais informações disponíveis para tomar sua decisão. Assim, é comum que ele goste de pesquisar bem e esperar o momento para fazer uma aquisição.

Mais uma vantagem é a possibilidade de conhecer melhor o perfil dos interessados e, a partir disso, ter mais dados para elaborar estratégias de fidelização. Diante de várias transformações, o marketing digital requer muito planejamento e estratégia para atrair, de maneira eficiente, mais consumidores para o seu negócio.

Quais são as melhores práticas para aumentar a geração de leads?

Existem várias práticas simples que ajudam a sua empresa a captar mais leads. Veja as mais eficazes a seguir.

1. Tenha um blog da empresa

Produza conteúdos relevantes para o seu público em um blog. Trata-se de uma ótima maneira de ganhar destaque nos resultados de pesquisa do Google e aumentar o tráfego no site oficial da empresa. Os materiais produzidos no blog entram para a métrica usada pelos sites de busca, que os oferecem de acordo com as técnicas de SEO priorizadas (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca).

2. Apresente um formulário ao público

Uma das melhores maneiras de conhecer o seu público é oferecendo, junto a um material (como um e-book, um quizz, ou infográfico), um formulário para que ele possa preencher. Nele, você pode pedir dados úteis do usuário, como idade, e-mail, profissão, entre outros que sejam relevantes às táticas de marketing.

É por meio dessas informações que você aumenta e atualiza as informações sobre o público da empresa. A partir disso, estratégias de relacionamento como o e-mail marketing podem se tornar cada vez mais personalizadas e atrativas para o usuário.

3. Use a landing page corretamente

A landing page (página extra do site que apresenta uma oferta) precisa ser atraente na medida certa para converter o visitante. Certamente a apresentação direta do formulário, antes mesmo da oferta, afugentará qualquer visitante, mas isso não quer dizer que basta apresentar uma oferta para o usuário lhe dar as suas informações pessoais.

A página precisa apresentar um design atrativo, cores alinhadas ao assunto e à empresa, distribuição agradável das informações e uma oferta tentadora para o seu público. Sendo assim, tenha paciência, faça experiências e comparações, usando um teste A/B, por exemplo, a fim de identificar os melhores resultados.

4. Demonstre autoridade no assunto

Uma forma de conquistar e atrair leads é mostrando que a sua empresa é especialista em determinado segmento. Independentemente da área, ao publicar posts, artigos e dicas de qualidade sobre variados assuntos de um segmento, você passa credibilidade ao usuário. Este passará a enxergar a sua empresa como uma voz de autoridade e uma empresa considerável para fechar negócio.

5. Marque presença nas redes sociais

As redes sociais são ótimas maneiras de aproximar a sua marca do potencial consumidor, seja apresentando conteúdo relevante, seja mostrando os produtos ou serviços que ele está buscando.

Na escolha das redes, priorize aquelas na qual o seu público se mostra mais presente, pois as redes têm características que diferenciam os seus usuários. O LinkedIn, por exemplo, é uma rede corporativa, usada para expandir o networking e estabelecer contato com as empresas, diferentemente do Facebook, Twitter, entre outras.

6. Faça bons CTAs

O CTA, “Call to action”, é uma chamada para que o visitante tenha realize alguma ação. Ela pode ser um simples “baixe o seu e-book”, mas também é possível elaborar algo mais criativo e que saia do comum, desde de que esteja de acordo com o perfil do público. A ideia é manter o usuário conectado à sua marca de determinada maneira após ter contanto com parte do seu trabalho.

7. Invista em um bom design

O design de um site colabora para que o usuário tenha uma boa experiência de compra. Os tons precisam ter harmonia, o logo tem de seguir uma lógica e as imagens precisam ser de qualidade. Além disso, é importante valorizar os espaços em branco do site, ou seja, não tomar as páginas com informações desnecessárias, excessivas ou mal organizadas.

Como identificar um lead de qualidade?

Como mostramos, os leads podem chegar à empresa de diferentes maneiras e com intenções diferentes. Portanto, não basta atraí-los, é preciso saber como lidar com cada um e identificar aqueles mais propensos à compra. Estes sãos os chamados leads qualificados.

A melhor forma é destrinchar cada vez mais quais são os usuários que você está captando para as suas páginas. Por meio de formulários ou interações nas redes sociais, por exemplo, você identifica em qual estágio da jornada de compras aquele consumidor está, além de descobrir mais detalhes sobre os seus desejos e problemas. Dessa forma, você terá condições de oferecer exatamente o que ele está procurando, aumentando as suas chances de venda.

Quais são os principais erros na geração de leads?

Apesar de a lógica nos dizer que nossas oportunidades de vendas aumentam com a quantidade de leads, nem sempre atirar para todos os lados traz resultados significativos. É importante evitar os pecados dessa estratégia, como os seguintes.

Não criar personas

É fundamental conhecer e compreender bem o público com o qual você se relaciona. É entendendo as necessidades que ele tem, entre outras características, que as ações de marketing tornam-se mais eficientes.

Não ter as palavras-chave ideais

Conteúdos precisam ser elaborados para os seus leitores, mas também devem ser otimizados para o SEO. Uma das formas de fazer isso é trabalhar com palavras-chave do segmento e o perfil da persona. É dessa maneira que a sua estratégia criará condições para aumentar a visibilidade da empresa no mundo digital.

Não fazer a segmentação adequada

Outro erro é não entender em qual etapa da jornada de compras os usuários estão. O ideal é conseguir fazer essa identificação e dividi-los para que você tenha mais chance de atingir o objetivo com uma ação. Ao entregar um conteúdo mais direcionado, por exemplo, você responde as dúvidas até então existentes e consegue fazê-los dar mais um passo nesse processo.

Vimos que a geração de leads é uma ótima forma de conseguir aumentar as vendas. No entanto, é fundamental uma estratégia com planejamentos e estudos para que traga resultados significativos e sucesso ao seu empreendimento.

Gostou das dicas? Entre em contato conosco e conheça as nossas soluções que vão ajudar a sua empresa a ganhar mais destaque por meio do marketing digital!