As redes sociais se tornaram um ótimo meio de divulgação e vendas de produtos. Lojas de pequeno, médio e grande porte tem aproveitado seus recursos gratuitos e facilidade de uso para se comunicar com o público-alvo e alavancar o próprio status na web. Todavia, para montar uma loja no Instagram, por exemplo, não bastar criar um perfil e começar a postar. Existem detalhes que precisam de atenção.
Um desses detalhes extremamente importantes é a bio. Esse termo de apenas três letras é uma versão reduzida da palavra biografia, que significa “história da vida de uma determinada pessoa”. Ou seja, esse pequeno espaço que ganha grande destaque nos perfis do Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e outras redes sociais, carrega uma mensagem sobre a marca ou a pessoa por trás da conta. Sendo assim, precisa ser um conjunto com significado.
Como está a sua bio nas redes sociais hoje? Ela contém todos os elementos que necessário para ser eficiente? Você já parou para pensar o que precisa ser colocado ou retirado para ela ser perfeita? Ainda está em dúvida sobre as informações que precisam ser colocadas nela? Continue lendo este texto e saiba tudo que é você precisa saber para escrever uma bio de sucesso. Acompanhe:
7 dicas para escrever uma bio nas redes sociais que chame atenção
A bio é a primeira coisa que um usuário que acessa o seu perfil vai ver. Portanto, ela precisa gerar impacto, ser clara e objetiva, e transmitir as informações pessoais ou profissionais essenciais para que o leitor entenda a finalidade daquela página. Preste atenção nas próximas dicas para atingir todos esses requisitos!
Tenha uma foto atraente e icônica
Antes de ler qualquer texto, o usuário vai ver a sua foto de perfil. Por isso, ela precisa ser bonita e icônica. Escolha uma imagem que represente bem o seu negócio, tenha cores nítidas, um foco claro e, principalmente, transmita seriedade. Se não for o seu rosto, uma boa ideal é reservar esse espaço para o logo da sua identidade visual.
Otimize o seu nome
Você já deve ter ouvido falar em técnicas de SEO, não é mesmo? Se ainda não ouviu, preparamos um conteúdo com tudo que você precisa saber sobre, basta clicar aqui. Enfim, de maneira resumida, além de colocar o nome da loja ou o seu nome naquela parte que fica em destaque, acrescente também uma palavra-chave ou termo que defina bem o seu trabalho.
Por exemplo, se for uma loja de perfumes, coloque “Perfumes Artesanais da Juliana Mendes” ou “Juliana Mendes Perfumes”. Mas atenção, esse não é o nome de usuário!
Escreva uma bio objetiva
Esqueça as informações irrelevantes e os floreios, sua bio deve ser objetiva! Diga rapidamente quem é o seu público-alvo, qual o problema da sua audiência, que você é um expert no assunto, e que consegue resolver as necessidades que surgirem. Desse modo, os seus clientes saberão o que você vende e para quem você vende.
Insira um link na bio
O link é um divisor de águas. Invés de botar apenas o endereço do seu site (se possuir um) insira um agregador de links, que é uma página personalizada e gratuita na web que lista todos os seus links relevantes. Dessa maneira, você consegue destacar destinos que considera relevantes. Uma ótima opção é o Linktree [https://linktr.ee/], que possui as versões paga e gratuita.
Trabalhe com CTAs (botões de ação)
No Instagram, Facebook e, agora, no Twitter, você pode adicionar botões de ação no seu perfil se a página for configurada como página comercial. Esses CTA acionam um gatilho que facilita o contato do usuário com o vendedor. Os botões mais comuns são: mensagem, e-mail, telefone, agendar, reservar, localização, ver loja e iniciar pedido.
Cada rede social possui a sua particularidade e vale a penas conhecer todas elas para enriquecer a sua bio e tornar a forma como você usa o seu perfil ainda mais eficiente. Se você gostou dessas dicas, pode conferir muitas outras no nosso blog, corre lá!