O WhatsApp marketing tem se destacado como uma das ferramentas mais importantes na divulgação de produtos e serviços, além de ser interessante para atrair e se relacionar melhor com os clientes.
O aplicativo, hoje, tem cerca de 1,5 bilhão de usuários ativos em todo o mundo — com 60 bilhões de envios de mensagens todos os dias — e é um dos principais e mais práticos meios de comunicação no cenário digital.
Você já pensou em utilizá-lo na sua marca? A seguir, vamos mostrar como ele é usado como ferramenta de marketing em negócios e quais os passos essenciais de como aplicá-lo na sua estratégia para aumentar o faturamento e obter sucesso no mercado.
Acompanhe o nosso post!
Como o WhatsApp marketing é utilizado pelas marcas?
Como já mencionamos, o WhatsApp é uma ferramenta muito interessante para criar novas oportunidades de negócios. Por meio dele, é mais fácil e rápido atingir um potencial cliente do que por outro meio de comunicação, como o e-mail, já que o aplicativo de conversas instantâneas é usado com mais frequência em seu smartphone.
Assim, as chances de um cliente ver a sua mensagem durante o dia são muito maiores do que ver o seu e-mail. Por isso, o WhatsApp é cada dia mais usado pelas marcas e empresas. Inclusive, foi devido a essa popularidade que foi criada uma versão do aplicativo exclusiva para negócios, chamada WhatsApp Business.
Por meio dele, é possível montar um perfil com todas as informações de seu negócio, acessar o aplicativo pelo desktop (facilitando o seu uso), incluir tags para organizar as conversas e obter métricas para analisar a performance dessa ferramenta dentro de sua estratégia de marketing.
Além dos benefícios já citados, o WhatsApp marketing contribui para que você melhore o relacionamento de sua marca com os clientes, por meio de um processo de pré e pós-venda mais próximo e de qualidade.
Ele pode ser usado como uma ferramenta para divulgar os seus serviços, como suporte ao cliente (para esclarecimento de dúvidas) ou, até mesmo, para prestar consultoria.
Como utilizar a ferramenta na sua marca?
1. Não seja invasivo
Como o WhatsApp é uma ferramenta mais pessoal, você deve ter muito cuidado ao utilizá-la em sua marca para não ser invasivo e acabar afastando os seus clientes. Por isso, é muito importante que você peça a autorização do cliente para entrar em contato com ele por meio do aplicativo.
Além disso, crie mensagens objetivas e rápidas de serem lidas, além de enviá-las só quando necessário. Ou seja, mantenha um fluxo baixo. Ninguém quer receber mensagens de uma empresa todos os dias — e muitas por dia —, em um local que é utilizado para comunicação mais íntima.
2. Ofereça ofertas exclusivas
Como citamos acima, o WhatsApp é uma ferramenta mais íntima e isso faz com que muitas pessoas não gostem de receber mensagens de marcas e empresas. Mas criando os incentivos certos, você pode mudar esse cenário.
É interessante oferecer promoções exclusivas, ofertas especiais e até brindes para aqueles clientes que recebem as suas mensagens e interagem com a sua marca no aplicativo.
Isso não só facilita a comunicação com o seu público-alvo, como também contribui para a construção de uma imagem positiva de sua marca no mercado.
3. Integre a comunicação do WhatsApp com outros canais
O WhatsApp é uma ferramenta complementar em sua estratégia de marketing, por isso, deve ser utilizada junto de outros canais de relacionamento e comunicação.
Como ele é interessante para dar suporte ao cliente e prestar uma consultoria individual, é possível promover campanhas em redes sociais, landing pages ou, até mesmo, em anúncios no Google, oferecendo o WhatsApp como um canal para esclarecer dúvidas ou ter mais informações.
Assim, você consegue atingir os seus potenciais consumidores e ter mais chances de conversão com o uso do WhatsApp.
4. Mantenha uma interação ágil
De nada adianta investir no WhatsApp marketing para a sua marca se você não responde as mensagens dos clientes de forma rápida. Se eles responderam ou entraram em contato com você por meio desse canal, é porque têm interesse em seus serviços.
Ao demorar para retorná-los, a sua empresa pode estar perdendo oportunidades de venda. Por isso, mantenha uma comunicação ágil e ofereça o que os seus clientes querem no momento exato.
Tente, ainda, não direcionar a comunicação para o seu site, enviar o material por e-mail ou qualquer outro canal de comunicação. Se possível, envie todas as informações solicitadas pelo aplicativo, de forma simples e rápida.
5. Analise a performance do aplicativo na sua estratégia
Monitorar as métricas de sua estratégia é essencial para atingir os seus objetivos e aumentar o faturamento. No WhatsApp também é possível analisar a sua performance, para saber se você está utilizando o aplicativo de forma correta e se ele está sendo útil para a divulgação de seus serviços.
É possível ter acesso a muitos dados significativos por meio da plataforma do aplicativo, como:
- se as mensagens foram entregues;
- quantas pessoas chegaram a ler as mensagens;
- se os clientes responderam;
- quantas vendas foram geradas por conta do aplicativo.
O WhatsApp também pode apresentar resultados mais rápidos do que outras estratégias de marketing que trazem um retorno a longo prazo, sendo útil para uma campanha curta e que precisa acontecer rapidamente, como as datas comemorativas.
Além de todos esses benefícios, o WhatsApp é uma ferramenta barata e viável, podendo ser incluída em sua estratégia sem que interfira tanto em seu orçamento.
O mais importante é utilizar o aplicativo de forma integrada ao seu planejamento de marketing, de acordo com o perfil de seus clientes. Personalize as suas mensagens com a linguagem adequada, envie informações relevantes e observe os horários ideais para envio, como forma de garantir que elas sejam lidas.
Dessa forma, você terá uma presença on-line ainda maior e aumentará a proximidade com o seu público-alvo, além de intensificar as suas vendas e aumentar o seu faturamento.
Gostou das nossas dicas sobre como utilizar o WhatsApp marketing? Seguindo esses passos, não temos dúvida de que o seu negócio alcançará o sucesso e terá destaque no mercado.
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