O panorama do varejo nacional nos apresenta um enorme desafio. As vendas recuaram, e o movimento nos shoppings diminuiu consideravelmente nos últimos anos. Abrir uma loja física pode parecer uma má ideia, mas, no caminho oposto, a criação de um e-commerce de sucesso continua sendo um grande investimento.
Atualmente, ao contrário do que acontece com lojas tradicionais, o setor de vendas online cresce a um ritmo acelerado e fatura pelo menos R$ 44 bilhões todos os anos, segundo a E-bit. A projeção do Google é de que essas lojas representarão pelo menos a metade do varejo nacional até 2021, expandido em até 12,4% a cada ano.
O que é preciso fazer para conquistar o shopper e abrir um comércio virtual bem-sucedido? Confira algumas dicas!
1. Invista em planejamento
Planejamento é o segredo de todo bom empreendedor. A capacidade de ver como um negócio funciona antes mesmo que ele exista, entender bem o que ele demanda para operar, definir processos e logística para que dê certo e um bom marketing para que chegue ao consumidor devem ser os primeiros passos.
Leia sobre o tema, procure referências de planejamento na área, veja o que outras empresas estão fazendo e atualize seus conhecimentos sempre que for preciso. Isso vai ajudar o seu e-commerce a melhorar continuamente e lhe dará repertório para lidar com todo tipo de situação adversa.
2. Escolha a plataforma certa
Um e-commerce precisa de uma boa plataforma para funcionar. Se o serviço que escolheu não se integra bem aos demais utilizados pela empresa, ele não gera valor. Vai ser preciso trabalhar muito mais do que o normal para conseguir fazer com que coisas simples aconteçam, e o negócio virtual, que deveria ser menos complicado do que uma loja tradicional, se torna tão difícil quanto.
Boas plataformas oferecem ferramentas completas, que potencializam desde a gestão de estoque à fidelização do cliente.
3. Concentre-se nas necessidades do usuário
E-commerces precisam funcionar para o cliente. Isso quer dizer que eles devem ser fáceis de usar e oferecer todas as funcionalidades de que o shopper precisa para ter a melhor experiência de compra possível, mesmo que não conte com um vendedor por perto para ajudá-lo.
Investir em um website que carrega rapidamente, que permita a compra com ou sem cadastro e no qual se encontre com facilidade todos os produtos disponíveis deve ser uma preocupação. Sua página na internet é o seu PDV (ponto de venda) e, por isso, é preciso otimizá-la periodicamente.
4. Ofereça uma opção mobile
Boa parte de nossas consultas online são feitas pelo smartphone. Ao buscar por um assunto ou um produto, são poucas as pessoas que fazem isso exclusivamente pelo computador. Por isso, oferecer uma página responsiva, que funciona tão bem no tablet ou no celular quanto no notebook é muito importante.
Contratar um desenvolvedor com experiência nesses tipos de layout e testar a solução é o melhor a fazer.
5. Não se esqueça do SEO
Como as pessoas encontrarão o seu e-commerce? Para ter sucesso, será preciso confiar mais no tráfego orgânico do que nos anúncios. Eles podem custar muito caro para quem abriu uma empresa agora e só trazem resultados pelo período pago para publicação.
É o tráfego que vem de fontes como as buscas no Google que faz com que sua loja conquiste novos consumidores mesmo sem anunciar na internet. Ele é duradouro e contínuo. Empreendedores que investem em SEO têm menores custos de aquisição e podem utilizar seus lucros para investir em outras áreas da empresa, como a manutenção do estoque e a distribuição dos produtos.
Os e-commerces se tornaram um dos negócios mais populares no Brasil. Hoje, o País conta com pelo menos 450 mil lojas do tipo e, apenas no ano passado, o segmento cresceu 31%. Em geral, abrir uma loja na internet é menos oneroso, o que faz com que a entrada de novos empreendedores na área seja simplificada.
Para criar um e-commerce de sucesso, porém, é preciso ficar atento a dicas como as que mostramos aqui. Gostou de conhecê-las? Assine a newsletter do blog e continue aprendendo com a gente!