Retina
Fique atento
as novidade do mercado
Confira as últimas notícias e tendências
Como avaliar se o site da minha empresa está bom?
Serviços

Como avaliar se o site da minha empresa está bom?

Avaliar o site de sua empresa é essencial para que você tenha sucesso nos negócios. Já se foi o tempo em que um site servia apenas como um cartão de visita da empresa: hoje, ele é peça fundamental para qualquer estratégia de marketing digital.

Ter um website permite que você seja encontrado pelos motores de busca, conquiste os clientes, crie engajamento, entre outros benefícios. Portanto, se o cliente não tiver uma boa experiência de navegação, dificilmente ele terá um bom relacionamento com a empresa.

Quer saber quais os pontos que devem ser levados em consideração para ter um site de qualidade? Confira nosso artigo e veja algumas dicas!

Itens importantes para a avaliação

Uma coisa que você deve saber ao criar o website de sua empresa é que ele nunca estará 100% pronto. Sempre é necessário alimentá-lo com conteúdo e fazer os ajustes necessários.

Existem diversos fatores a serem analisados ao avaliar o site. Se você se preocupar com apenas um aspecto, de nada adiantará todo o trabalho. Portanto, fique atento a esses itens logo abaixo:

Layout

O layout é a primeira impressão que o usuário terá de você ao entrar na página. Se ele encontrar uma estrutura muito confusa, não terá vontade de continuar navegando e sairá o mais rápido possível.

É importante que tudo seja estruturado de uma forma que faça sentido, tornando-o intuitivo. O tamanho da fonte e as cores também podem prejudicar ou favorecer seu layout. Procure uma fonte que seja legível para o usuário e tome cuidado com o contraste.

Responsividade

Sabemos que grande parte das pessoas utilizam seus smartphones para acessar a internet todos os dias. Então, seu site deve estar configurado para esse dispositivo. Vamos supor que 40% do seu público acessam os sites no mobile: se o seu não for responsivo, estará perdendo muitos clientes.

SEO

O SEO (Search Engine Optimization) pode ser definido como um conjunto de ações que visam melhorar o posicionamento de seu site nos motores de busca, como o Google. Ele é essencial, principalmente, na hora de atrair novos clientes.

Uma das estratégias mais utilizadas para melhorar o SEO de seu site é alimentá-lo com conteúdos relevantes constantemente. Porém, outros fatores podem contribuir negativamente. A velocidade de seu site, por exemplo, é levada em consideração pelo Google.

Interatividade

Não basta apenas ser encontrado pelos motores de busca. O engajamento das empresas com as pessoas tem sido levado muito em consideração por profissionais de marketing. Uma forma de melhorar a interatividade de seu site é habilitar os comentários nas postagens.

A aba de contatos também deve estar sempre visível no menu. Assim, você facilitará que o usuário tire dúvidas ou contrate seu serviço. Considere também criar um chat online, caso seja possível.

Para finalizar, uma dica importante para avaliar o site de forma mais completa é utilizar a ferramenta Page Speed Insights, do Google. Essa ferramenta é capaz de fornecer informações baseadas no tempo de carregamento de seu website.

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe este artigo em suas redes sociais e ajude seus amigos e colegas a otimizarem seus sites!

Fique por dentro de todas as novidades do mercado.

Cadastre-se e receba nossa newsletter!
Fique por dentro das
nossas redes sociais
Linkedin Retina WEB Instagram Retina WEB

Inove sua maneira de comunicar
e fortaleça suas vendas