A velocidade em que as páginas são carregadas é uma parte crucial da experiência do usuário. Essa questão, recentemente, se tornou cada vez mais importante em outras áreas — o mecanismo de busca do Google classifica as páginas com base no tempo de carregamento (especificamente, o tempo para o primeiro byte).
Isso também influencia na relação do usuário com a página: se o carregamento é lento, provavelmente o feedback será negativo e os impactos também.
Veja neste artigo como o tempo de carregamento do site repercute sobre o interesse dos clientes.
Aumento na conversão de clientes
Alguns segundos extras de tempo de carregamento do site podem ter um enorme impacto na sua capacidade de atrair visitantes e fazer vendas. Isso significa que ter um site rápido é essencial — não apenas para se classificar bem com o Google, mas para manter seus lucros de linha de fundo elevados.
Na verdade, 47% dos consumidores esperam que os sites carreguem em dois segundos ou menos — e 40% abandonarão uma página que demora três ou mais segundos. Isso significa que, se seu site demorar mais de três segundos a carregar, você perde quase metade de seus visitantes antes mesmo de chegarem ao seu site.
Isso é um grande golpe para suas potenciais conversões. E, para os visitantes que decidem ficar, seu tempo de carregamento lento pode impedir que eles retornem no futuro. Em uma pesquisa, 79% dos clientes disseram que não retornariam a um site com mau desempenho.
Influência na visibilidade
Atualmente o Google leva em consideração a velocidade quando classifica sites, seus tempos de carregamento também podem influenciar a facilidade com que os usuários podem encontrá-lo em primeiro lugar.
Isso é especialmente verdadeiro agora que está lançando seu primeiro índice móvel. O mecanismo de pesquisa começou a classificar todos os resultados da pesquisa com base nas versões móveis das páginas.
Pesquisas móveis superaram em número as buscas desktop e sua participação na busca geral continua a crescer. Isso significa que é do melhor interesse do Google atender seus resultados de pesquisa aos usuários móveis. Eles não querem direcionar seus usuários para sites que não serão carregados ou funcionam bem em seus dispositivos.
Como resultado, a experiência do usuário móvel agora desempenhará um papel importante nos rankings de busca — mesmo nos resultados da pesquisa no desktop. Este é exatamente o oposto de como o índice costumava funcionar. Agora, as páginas são indexadas e classificadas com base na experiência que os sites fornecem aos usuários móveis.
Impacto na receita
O que isso significa para o seu site? Podemos ver que o tempo de carregamento do site afeta o número de páginas vistas por sessão e a taxa de rejeição. Esses são fatores importantes que podem ter um impacto direto na taxa de conversão e na receita.
As páginas vistas são importantes porque mostram que um visitante está envolvido com seu site e está hospedado através de vários acessos a páginas. Para sites de comércio eletrônico, mais páginas visualizadas muitas vezes significam maior probabilidade de um visitante adicionar um dos itens ao carrinho.
As páginas visualizadas por sessão também são cruciais para sites de mídia e outros que dependem de páginas vistas para receita publicitária. O custo e o esforço de adquirir um novo visitante em seu site geralmente são altos, então, uma vez que eles estão em sua página, você deve garantir que eles vão ficar e ver várias páginas para obter um retorno de investimento forte.
Importância da taxa de rejeição
A taxa de rejeição é a porcentagem de visitantes que chegam ao seu site e saem depois de apenas visualizar uma página. Essa taxa pode ser afetada por muitos fatores, incluindo o conteúdo, o design e a relevância das informações da sua página para o termo de pesquisa ou anúncio que trouxe os visitantes ao seu site.
A velocidade da página também afeta a taxa de rejeição, por isso o tempo de carregamento dessa primeira página é extremamente importante.
Se um visitante nunca chegou ao seu site antes, eles precisarão coletar todos os recursos do seu servidor web ou servidor de cache. Um tempo muito lento para o primeiro byte ou para iniciar o tempo de renderização, pode significar que os visitantes saiam do seu site antes mesmo da primeira página.
Ferramentas de medição de velocidade
A velocidade de um site pode ser um fator crítico para seu sucesso. Sites de carregamento mais rápidos podem se beneficiar de rankings de SEO mais altos, taxas de conversão mais elevadas, taxas de retorno mais baixas, maior duração do visitante no site, melhor experiência geral do usuário e novos clientes fidelizados.
É por isso que é importante tirar proveito das muitas ferramentas gratuitas de teste de velocidade de site disponíveis para que você possa alcançar o melhor desempenho.
Google PageSpeed
É uma ferramenta de teste de velocidade do site que classifica seu site em uma escala de 1 a 100. Quanto maior o número, melhor otimizado seu site. Qualquer coisa acima de 85 indica que o seu site está funcionando bem.
O PageSpeed fornece relatórios para as versões desktop e móvel do seu site. Você pode ver recomendações para melhorias, como ministrar o CSS ou otimizar suas imagens.
Pingdom Speed Test
É provavelmente uma das mais conhecidas ferramentas de teste de velocidade do site. Seus relatórios são divididos em quatro seções diferentes que incluem desempenho, análise de página e histórico.
KeyCDN
É uma ferramenta rápida e leve de teste de velocidade que você pode usar para obter informações detalhadas sobre como o seu site executa. São oferecidos 14 locais para escolher em todo o mundo e você tem a opção de tornar seus resultados de teste privados ou públicos.
O teste inclui uma quebra e uma visualização do site na parte inferior. Você pode ver rapidamente quantos pedidos HTTP foram feitos, tamanho completo da página solicitada e tempo de carregamento.
E então? Gostou do artigo? Agora que você está por dentro de como o tempo de carregamento do site influencia o interesse do cliente, saiba mais sobre como um site otimizado ajuda a vender mais!