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Você sabe o que deve ter em um bom site institucional?
Autor Retina Web
Data 23, janeiro, 2019
Você sabe o que deve ter em um bom site institucional?

O site institucional é o principal veículo que a sua marca tem para chamar atenção na web. Mesmo que as redes sociais exerçam um papel importante no contato com o cliente, é no site empresarial que o consumidor busca informações e fotos detalhadas de produtos, dados sobre a companhia e tantos outros fatores que entram em consideração na hora de contratar um fornecedor, como os cases que ele já atendeu.

Nem sempre um site institucional é o primeiro ponto de contato com o cliente. Entretanto, é ali que ele toma a decisão de compra. Dentro do funil de vendas, são as páginas web e os blogs que ajudam a construir um relacionamento com o consumidor, antes mesmo que ele adquira algo.

Quer entender como fazer um site institucional completo e eficaz? Confira nossas dicas!

O que não pode faltar em um site institucional?

Design responsivo

Para que o seu site institucional traga resultados, o ideal é que ele funcione em todos os dispositivos. Atualmente, os portáteis, como celulares e tablets, são o principal recurso que o brasileiro utiliza para acessar a internet. Portanto, um site otimizado faz toda a diferença se você quer cativar o consumidor pelo conteúdo.

Quando acessamos uma página na internet pelo celular, queremos que ela esteja adaptada à nossa tela, que apresente tantas funcionalidades quanto na web, mas que possa ser clicada com facilidade, não tenha texto escapando pelos cantos da página e seja prazerosa de usar. Será que você pode dizer tudo isso do seu site? Uma webpage que não é confortável de se navegar é fechada rapidamente. E isso é ruim para os negócios.

Ao fazer um site institucional, busque por um design responsivo e, de preferência, faça testes com ele em tantos dispositivos quanto puder. Assim, você terá certeza de que o site não só parece com aquele que imaginou, mas também funciona da maneira adequada. Os espaços entre os ícones permitem que eles sejam clicados facilmente, a fonte é legível e as imagens se adaptam ao tamanho de cada portátil.

Layout limpo

Lembra-se de como a internet era na década de 1990? O design não tinha muito espaço nas nossas vidas e boa parte das páginas que não eram feitas em Flash tinha um HTML muito cru, com poucas funcionalidades e muita informação. Rádios que ligavam sozinhos quando clicávamos em um site, fotos que andavam por toda a parte e cursores animados.

Tem bastante tempo que as coisas não são mais assim, mas ainda há muitas maneiras de complicar um site que deveria ser simples. Layouts são mais bem visualizados quando não contêm muitos elementos poluentes, oferecem respiros entre os itens que o constituem e integram apenas os recursos que, com certeza, utilizaremos.

Preocupe-se em incluir na sua página apenas o essencial e busque um parceiro que consiga entregar um design elegante e equilibrado.

Informações claras

Existem algumas páginas que vemos em todos os sites: o “contato” e o “sobre”. O primeiro permite que as pessoas falem quanto antes com seus consultores e convertam. O segundo traz informações pertinentes que darão credibilidade para o negócio, como a quantidade de anos que a marca está no mercado e quantos clientes satisfeitos mantém.

Sem esses dados, a sua página não terá muita utilidade. Lembre-se de incluí-los e de fazer alguns testes com eles. Alguns formulários de contato funcionam melhor do que os outros e os testes A/B podem indicar quais são os elementos que impactam o preenchimento deles e os campos que fazem com que alguém desista de enviar uma solicitação.

Conteúdo de qualidade

O quão relevantes são as informações que se encontram no seu site institucional? Se a resposta para essa pergunta não for “muito”, é provável que isso esteja afastando os clientes da sua página. É que a maioria das informações que antes buscávamos em sites (como o endereço de um estabelecimento) pode ser encontrada em outro lugar, que oferece melhor usabilidade e, muitas vezes, nem sequer demanda um clique.

Pense num visitante que quer apenas saber em que horário a sua empresa funciona. Ele consegue todas essas informações na página de busca do Google. Para que, de fato, entre na sua página, ele precisa encontrar lá conteúdo relevante que não consegue obter em outro lugar.

Pense em materiais ricos, que informam e convencem. A entrega deles é bem relevante na hora de fazer alguém clicar no seu endereço ou permanecer na página por um bom tempo, transformando-se em uma conversão.

Que erros um site constitucional não pode ter?

Agora que você já aprendeu o que fazer, é hora de ficar de olho no que não dá para ter no seu site de jeito nenhum. Fique atento!

Erros de SEO

Um dos principais motivos para se ter um site é conhecer clientes que, de outra forma, não teriam acesso ao seu negócio. Quando o SEO não é bom, seu site não tem ranqueamento no Google e tem dificuldade de gerar leads. Por isso, não deixe que esse seja o caso.

Links quebrados

Não há nada mais frustrante do que tentar acessar um conteúdo e não conseguir. Todos os links do seu site precisam funcionar bem e dar em algum lugar. Se, por algum acaso, um erro acontecer, é preciso mostrar uma mensagem clara que especifica o tipo de erro e direciona o cliente para outra parte da webpage que também seja de seu interesse.

CTAs pouco eficientes

Converter é um desafio constante e, com CTAs ineficientes, ele será bem maior. É por isso que foram desenvolvidos testes para a criação de páginas mais eficientes. Para que o seu website consiga resultados, preocupe-se com a linguagem que ele utiliza e com o call to action que você aplica para tentar convencer um cliente de entrar em contato ou de passar mais tempo conectado a ele.

Uma dica é usar sempre o imperativo (“leia”, “baixe”, “confira”). Quando solicitamos uma ação do cliente, isso precisa estar claro e o imperativo o conduz à ação.

Há pouco tempo, podíamos dizer que o site institucional era o cartão de visitas da empresa. Hoje, ele tem uma função muito mais nobre. Serve tanto para informar quanto para converter e deve ser utilizado para acelerar a aquisição de clientes e trazer benefícios diretos para o negócio.

Com as dicas que você viu aqui, não será difícil conseguir fazer isso. E aí, pronto para melhorar o seu site institucional ou criá-lo da maneira correta? Fale agora com a Retina Web e veja como podemos ajudá-lo!