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Mobile Marketing: muito além de um site responsivo
Autor Retina Web
Data 30, janeiro, 2018
Mobile Marketing: muito além de um site responsivo

O crescente uso de celulares, tablets e demais dispositivos móveis reflete a necessidade do mercado de investir em estratégias de mobile marketing, ou seja, em ações que explorem as diversas funcionalidades desses dispositivos para conseguir o engajamento dos clientes. Um dos principais elementos dentro desse conceito é o design responsivo.

Podemos definir design responsivo como uma experiência de similaridade, ou seja, buscar replicar nos dispositivos móveis a mesma qualidade de navegação encontrada no desktop. 

Esse recurso permite que o site se adapte a qualquer tipo de aparelho. Se ele não existisse e você quisesse fazer essa adaptação, teria que construir diversas versões do mesmo site para atender à demanda de todos os usuários. 

Porém, somente o design responsivo não é suficiente para uma estratégia de mobile marketing eficiente, o que é fundamental para quem almeja grandes resultados.

Para mostrar quais são esses outros elementos importantes do mobile marketing e para que você possa entender a funcionalidade de cada um deles, reunimos e detalhamos os principais a seguir:

Campanhas direcionadas

Anunciar no Google Adwords já é uma prática tradicional dentro do marketing, mas você sabia que existe a possibilidade de fazer campanhas específicas para mobile? Essa estratégia é poderosa para aumentar o alcance das ações e, consequentemente, os resultados obtidos. 

Um dos diferenciais que explica suas vantagens é a agilidade, já que ao fazer com que os anúncios apareçam somente para os usuários móveis e direcioná-los para sites otimizados, a experiência se torna mais rápida e funcional.

Para quem deseja mensurar os resultados de forma mais completa, o uso dessa ferramenta também é muito importante para analisar as métricas e compreender mais facilmente os números alcançados. 

Segmentação por localização 

A segmentação por localização em campanhas é tão importante dentro do mobile marketing que merece um tópico especial só para ela. Um elemento a ser considerado nesse universo é a personalização. Cada usuário tem o seu aparelho e com ele uma série de características pessoais. Muitas dessas características são compartilhadas por um grupo específico, o qual pode ser visto como o seu público-alvo. 

Considerando a importância de estratégias mais direcionadas e o grande número de usuários de celulares, tablets e outros similares, temos na segmentação por localização uma ótima ferramenta a ser utilizada no mobile marketing.  

A inteligência mobile é essencial para ajudar a medir o comportamento desse consumidor e entregar a ele soluções completas. Ela cumpre também a missão de facilitar que o seu negócio seja encontrado nos buscadores na internet. 

Uso do QR Code

O QR Code é um código que pode ser lido pelas câmeras dos dispositivos e encaminhar para uma determinada página na internet. Essa ação pode ser feita com facilidade, ajudando a gerar mais tráfego e a criar ações dinâmicas e criativas, o que é excelente não só para ter mais conversões, como para se diferenciar dentro do mercado. 

O público valoriza muito quem proporciona experiências como essa e logo nota que a empresa está preocupada em oferecer o que há de mais moderno em recursos de marketing digital. 

O SMS 

Se você acha que o SMS (serviço de mensagens de texto) é uma ferramenta ultrapassada, o seu pensamento pode mudar com essa informação: pesquisas na área de marketing mostraram que a taxa de abertura de SMS é maior do que a de outros meios de comunicação por texto, como o e-mail marketing, por exemplo.

Em uma análise comparativa, basta você contabilizar quantos e-mails recebe por dia e quantos SMS recebe. Provavelmente, a segunda opção terá menor número, o que ajuda a entender a alta taxa de abertura. 

Outra vantagem de utilizar esse recurso é que se trata de uma ferramenta de baixo custo e grande alcance, além de possibilitar uma comunicação mais rápida, o que está totalmente conectado com as necessidades do público mobile que busca por mais dinamismo. 

Criação de aplicativos 

Os aplicativos são vistos como facilitadores e encurtadores de processos. Pedir comida e fazer o pagamento dela em poucos cliques, realizar procedimentos bancários, leituras, acompanhar o seu desempenho esportivo, entre as mais variadas atividades, são alguns exemplos disso.  

Essa facilidade é fundamental para quem busca uma comunicação mais próxima e uma interação mais completa com o seu público. Um ponto importante a ser citado é que os apps são ótimos para entender o comportamento dos usuários, o que é uma grande ajuda para criar ações mais efetivas com base nesse tipo de informação.  

Mobile Marketing na prática

Este é um tópico extra para dar dicas sobre como colocar em prática algumas das estratégias acima de forma mais assertiva e considerando as especificidades do mobile marketing: 

  • a primeira delas é em relação à forma de utilização dos mecanismos de busca, já que em celulares, normalmente, são digitados termos mais curtos. Dessa forma, investir em palavras-chave não muito longas é uma boa alternativa;
  • em seguida, podemos dizer que as chamadas para ação, tão importantes para engajar os usuários, funcionam muito bem no mobile marketing por ele ser mais dinâmico e facilitar a interação com os usuários. Portanto, invista nisso em suas campanhas;​
  • essa é uma forma de marketing digital que pode ser bastante benéfica para quem tem estabelecimentos físicos também, já que, muitas vezes, pessoas em lugares desconhecidos utilizam os dispositivos móveis para encontrar um determinado tipo de restaurante ou uma loja próxima;
  • é preciso aproveitar dados importantes como os horários de pico do uso de celulares, que podem ser úteis para colocar suas campanhas no ar. Isso ajuda a otimizá-las e a aproveitar melhor os recursos financeiros;
  • quanto aos apps, aproveite que essa é uma tecnologia barata e com bons resultados e invista em soluções completas, já que uma péssima experiência para os usuários nesse sentido pode comprometer não só a estratégia, mas também a sua imagem junto ao público. 

Colocando essas dicas em prática você já tem um ótimo panorama de como tirar proveito do mobile marketing e utilizar essa tecnologia a favor da sua empresa. 

E caso você ainda esteja em dúvida sobre as vantagens de se investir em marketing digital, confira esse artigo e descubra como ele pode ajudar a sua empresa a alavancar os resultados. Não deixe de conferir!