Os consumidores de hoje são mais esclarecidos e capacitados, pois, constantemente, são inundados com conteúdos de marketing de relacionamento digital. Muitas marcas estão disponíveis em apenas alguns cliques.
Eles tornaram-se exigentes e sabem, mais do que nunca, sobre o que querem, como querem e de quem obterão. Com o marketing de relacionamento digital, eles estão se adaptando à acessibilidade imediata e esperam que suas experiências de marca sejam personalizadas e de fácil navegação.
Marketing digital é essencial para os negócios
O aumento da lucratividade associado ao marketing de relacionamento digital é resultado de vários fatores. Clientes leais fazem suas compras e não estão muito propensos a mudar. Como um bônus adicional, eles são menos sensíveis aos preços porque estão mais focados no valor do serviço.
Os relacionamentos sólidos são essenciais para uma alta chance de um cliente indicar sua empresa a um amigo. Seus consumidores regulares são a sua base. Clientes que retornam compram mais e com frequência. Ainda, eles são menos caros de servir por causa da familiaridade com seu negócio e do funcionamento do seu produto.
A ampliação torna-se mais fácil. Os clientes de longa data são mais propensos a comprarem produtos auxiliares, logo, você reduz o custo de aquisição. Consumidores felizes o apresentam a novos clientes potenciais, reduzindo a necessidade de publicidade paga e campanhas de marketing dispendiosas.
Marketing de mídia social influencia o comportamento
Se você quer superar as expectativas, as mídias sociais podem realmente ser um canal útil para criar relacionamento com os clientes. Existem várias abordagens para usar as mídias sociais no marketing de relacionamento, mas todas precisam refletir adequadamente os valores da sua marca.
- usar as redes sociais para criar confiança e prestígio com os clientes;
- resolver com êxito problemas por meio de chats interativos;
- possibilidade dos clientes deixarem uma avaliação nas redes sociais da empresa.
Construir relacionamentos através de mídias sociais é conhecer seus clientes e criar uma presença que refletirá o que eles querem ver de você. Se você ganhou o direito de aparecer em seus fluxos, mantenha-se gerando conteúdos que eles realmente querem.
Engajamento de serviço ao cliente
Os elementos de suporte pessoal de alto toque sempre serão o fundamento no qual o excelente serviço ao cliente será construído.
As pedras angulares para fornecer suporte ao cliente memorável são reciprocidade e personalização. Para alcançar esses fins, é necessário criar metas claras e diretrizes de marketing de relacionamento digital que não deixem pessoas travadas em burocracia.
Lembre-se que as empresas que realmente lideram o caminho em um serviço excepcional têm esse objetivo arraigado em sua cultura, então, assegure-se de aproveitar o tempo para investir em funcionários que entendem porque é importante cuidar dos clientes.
Estratégia de conteúdo para o cliente
A publicidade paga tradicional — método padrão de marketing por interrupção — essencialmente aluga os globos oculares ou cliques para o seu negócio. Uma vez que o dinheiro deixa de fluir para esses canais, os resultados também param.
Em contrapartida, o marketing de relacionamento digital permite que você crie uma audiência que consegue manter. Não deve ser visto como uma despesa tradicional, uma vez que os retornos para o conteúdo permanente durarão enquanto os pensamentos forem relevantes.
Mas o marketing de relacionamento digital como um todo vai muito além da aquisição. Usar o conteúdo como forma de suporte também é marketing. Recursos gratuitos, documentação de ajuda e webinars podem ser comercializados para clientes, desde que o material seja educacional, agradável e motivacional.
Agora que você sabe como o marketing de relacionamento digital influencia no comportamento do consumidor, descubra quais são as 5 tendências de marketing digital para 2018. Confira!