Quem não gosta de uma boa história? Não importa se você é adulto, jovem ou uma criança, um enredo envolvente e bem construído é capaz de chamar a atenção e capturar o leitor ou o telespectador. Mas, construir uma ficção boa ou amarrar acontecimentos verídicos do melhor jeito possível requer conhecimento, técnica e muito trabalho. E uma das maneiras de fazer tudo isso é com o Storytelling.
Traduzido do inglês, Storytelling significa exatamente “contar uma história”, porém, não de qualquer jeito, é sempre de acordo com técnicas de estruturação narrativa desenvolvidas ao longo do tempo, dentro da área da comunicação, a fim de prender a atenção do seu público.
Gostaria de saber mais sobre o assunto? Continue lendo o texto que preparamos para você!
O que é Storytelling?
O Storytelling é um conceito que já existe há muito tempo, mas ele passou a ganhar mais visibilidade com o surgimento das redes sociais, que praticamente inauguraram uma nova maneira das empresas se comunicarem com os seus consumidores e expandirem as suas vendas.
A técnica, que hoje é extremamente presente em agências de comunicação e publicidade, difundida fortemente em meios de comunicação, consiste em criar uma história ligada à marca ou a um discurso defendido pela marca para conquistar o interesse, empatia e a identificação do público-alvo.
Desde sempre, o Storytelling foi usado para criar roteiros de filmes, novelas, séries, jogos e comerciais, como também livros, histórias em quadrinhos entre outras peças de mídia. Tudo isso com um objetivo em comum: envolver o público, cativas e instigar o engajamento deles.
Elementos essenciais para o Storytelling
Para estruturar um enredo excitante, é preciso pensar com cuidado na trama, ou seja, na história que representa as suas ideias. Por isso que a sua história, seja ela na forma de discurso, apresentação, vídeo, comercial ou texto na internet, precisa se conectar com o espectador através dos seus elementos essenciais. Confira a lista:
Problema
Desarranjo ou crise que afetou o equilíbrio de uma força na vida do personagem principal. A partir desse ponto de ruptura, o protagonista começa a reagir em busca de solução.
Complicações
Novos desafios que surgem ao longo da história e aumentam o grau do problema, além de possivelmente mudar o curso da história dando início à uma crise.
Crise
A fase mais difícil do enredo, com problema e dúvidas mais complexas. Essas questões costumam ser inéditas na história da empresa, deixando o personagem principal sem saber quais decisões tomar.
Clímax
É o ponto de tensão da história, hora em que o desenvolvimento do conflito acontece na esperança de que haja um desfecho trágico. Vale ressaltar que é o momento mais “perigoso” da história.
Resolução
O final da história, onde acontece a conclusão das problemáticas, apresentando as ações tomadas para chegar no melhor final.
Vale lembrar que o que gera mais identificação com o público são os altos e baixos da história, as dúvidas que o personagem e o leitor têm em comum e as tomadas de decisão que podem ser exemplos a serem absorvidos pelo espectador. Sem isso, nenhuma história desperta sentimentos e conexão.
Storytelling e Marketing de Conteúdo
Como dito anteriormente, contar uma história é a maneira mais fácil de gerar conexão com a sua audiência, inclusive na internet. No entanto, é preciso pensar na maneira certa de acoplar essa técnica ao marketing digital para captar clientes e gerar vendas. Então, como trabalhar esses dois temas em sintonia?
Sua história deve incorporar a essência da sua marca
Não se deve apenas apresentar fatos sobre a sua marca, produtos e serviços. No Storytelling é essencial filtrar o que a empresa tem para apresentar e relacionar a cada situação que está sendo narrada. Isso gera inspiração e valoriza a produção da história.
Permita que os leitores conheçam o contexto
Se os seus leitores entenderem todo o contexto da história, vão entender com mais facilidade o que você está tentando dizer. Assim, as emoções são tocadas com mais facilidade, evocando emoções positivas e instigando reflexões sobre o conteúdo compartilhado.
Estabeleça pontos de identificação de personalidade
Neste ponto, o mais importante é conhecer as personas, entender com profundidade os desejos e necessidades delas e incorporar essas informações ao Storytelling para que haja maiores níveis de conexão emocional.
Inclua as vivencias e falar da sua audiência
Se você acompanha a sua audiência de perto, então criar as históricas ficará mais fácil. Afinal, sua empresa terá mais familiaridade com as perspectivas e situações que causam os problemas, e assim se tornará mais simples ganhar credibilidade.
Crie uma história acessível
A comunicação precisa ser integrada, ou seja, além de usar a linguagem certas para o tipo de público em que você está mirando, também é importante definir a realidade da história: onde e quando ela se passa, e quais os acontecimentos. Isso é relevante para que haja identificação ainda mais precisa.
Por fim, o storytelling pode ser aplicado de várias maneiras diferentes no marketing de conteúdo para criar uma percepção que conecte sua empresa ao seu público. Se precisar de ajuda, conte com a nossa equipe. Entre em contato e agende uma reunião!