Você sabe o que são gatilhos mentais? A Psicologia define esse termo como eventos ou circunstâncias vivenciadas no mundo externo, que marcam a mente e a memória do ser humano e que podem desencadear sintomas emocionais ou psiquiátricos positivos ou negativos. Normalmente, estão ligados a um ou mais dos nossos cinco sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar).
Já na Comunicação – onde são extremamente necessários no Marketing Digital, principalmente no que diz respeito à Produção de Conteúdo, tanto escrito quanto audiovisual – são técnicas que dialogam diretamente com o psicológico do público-alvo de uma empresa, a fim de convencê-los a realizar uma negociação.
Esses estímulos e motivações fazem parte da natureza do ser humano e no Marketing Digital, os profissionais apenas os decodificam para serem ativados quando preciso e conduzir o seu público a realizar uma ação. Se bem estruturados, as empresas conseguem gerar Leads e fidelizar clientes de maneira mais rápida, prática e descomplicada.
Como usar os gatilhos mentais?
Como dito anteriormente, os gatilhos mentais são ativados através dos cinco sentidos. No Marketing Digital, usamos textos, imagens e áudio para acender uma centelha na visão e na audição, que mais tarde se alastrará ao ponto de se tornar um incêndio nos sentidos.
Mas, antes de dar início as suas estratégias de Marketing, é necessário conhecer e compreender o perfil dos seus clientes (persona), só assim você saberá influenciá-los devidamente.
Em seguida, deve-se descobrir quais dos diversos gatilhos mentais existentes são os mais adequados à sua estratégia, pois, apesar de a variedade e de serem bem efetivos, eles não possuem a mesma eficácia em pessoas com interesses diferentes e empresas que ofertam diferentes produtos e serviços.
Quando você consegue reunir informações sobre compradores em potencial e se mune com as ferramentas corretas, o poder de influenciar outros nas tomadas de decisões fica em suas mãos.
Enfim, quais os principais tipos de gatilhos mentais?
Agora que já sabe usar os gatilhos mentais, apresentaremos alguns dos principais tipos. Saiba que existe um leque de gatilhos a serem explorados, porém, os listados a seguir são os principais, de efeitos firmes e incisivos.
Reciprocidade
O gatilho de reciprocidade é quando você oferece algo de valor ao usuário de forma gratuita. Por exemplo, e-Books, videoaulas, teste gratuitos de plataformas premium e por aí vai. O importante é entregar algo de valor, que será reconhecido e, se agradar, irá gerar a valiosa reciprocidade.
A reciprocidade é estar disposto a dar algo ao em troca daquilo que foi lhe dado. E quanto maior o valor percebido em relação à expectativa, melhores serão os resultados – mais os usuários terão vontade de fechar negócio futuramente.
Autoridade
Você provavelmente se lembra da retórica “9 a cada 10 dentistas recomendam [nome da marca de pasta de dente]”, certo? Esse é um perfeito exemplo do gatilho de autoridade.
Estrategistas do Marketing que usam esse recurso convocam uma figura de poder (aqui, um dentista) sobre o assunto da campanha a fim de criar respaldo técnico, confiança do público e a sensação de aprovação absoluta. Assim, o comprador será convencido de que aquela compra vale a pena.
Prova social
Um pouquinho similar ao gatilho acima, o gatilho de prova social usa o testemunho de pessoas que já usaram ou continuam usando o serviço ou produto fornecido pela empresa. Normalmente, são encontrados em site e hotsites, com o nome e foto do dono da frase.
Esses comentários são enfeitados de opiniões e recomendações, visando provar a eficácia, gerar confiabilidade e plantar no subconsciente do leitor ou expectador a vontade de consumir.
As falas precisam ser cuidadosamente selecionadas. Não exagere na quantidade, para não parecer forçado, entretanto, tenha em mente que um bom número também mostrará que muitos compraram na sua empresa ou usam seus serviços.
Novidade
Praticamente autoexplicativo, o gatinho de novidade se baseia em levar aos clientes, novos e antigos, novidades relacionadas ao seu negócio.
Se essas atualizações forem periódicas, os compradores assíduos manterão um interesse constante na marca, sempre de olho no que vem a seguir. Da mesma forma, é possível estimular novos Leads a adotarem tal comportamento.
No mundo da moda e da tecnologia o uso desses ganchos é recorrente. Tome como exemplo as novas coleções de vestuário, que mudam de acordo com as estações, e as empresas de celulares, onde algumas realizam eventos anuais para anunciar suas atualizações.
Urgência e escassez
Qual é a sua reação quando escuta as seguintes frases: “últimas unidades”, “é só até amanhã” e “desconto especial para os 5 primeiros clientes”? Nos permita adivinhar, primeiro você analisa a mensagem e em seguida percebe que se não correr não vai conseguir adquirir o que está sendo ofertado. Está certo?
Essas e muitas outras mensagens impulsionam a vontade de comprar. É assim com todo mundo. A verdade é que ninguém está a fim de perder uma ótima oportunidade.
Quando são aplicados em conjunto, os gatilhos de urgência e o de escassez fazem o comprador reagir automaticamente. Ofertas relâmpago, principalmente em lojas físicas, são ótimos exemplos da união desses dois.
Se baseando nas informações encontradas nesse artigo, você será capaz de criar uma estratégia de Marketing Digital criativa e funcional!
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