Quem é profissional liberal já sabe: a internet é uma excelente ferramenta para aumentar o número de pacientes em seu consultório. Por isso, ter um bom site é fundamental para que você se torne referência em sua área de atuação e consolide a sua presença online.
Um site permite concentrar todas as produções de conteúdo — textos, fotos, vídeos, entre outros — em um mesmo local. Quando bem construído, ele também é uma ferramenta crucial para uma estratégia de Marketing de Conteúdo.
Neste post, explicaremos em detalhes a importância do site para atrair mais clientes e aumentar o seu faturamento. Confira!
Por que ter um site elaborado para a estratégia de Marketing de Conteúdo?
A metodologia mais eficiente e duradoura para atrair, educar e converter mais clientes é o Inbound Marketing.
Utilizando essa estratégia, você precisa definir o que vai publicar e como vai produzir conteúdos relevantes para os seus leitores. E é nesse momento que surge o problema: o seu site está adequado para a sua estratégia de Marketing de Conteúdo?
Se a resposta for “não” ou “não sei”, você não estará apenas perdendo o seu tempo, mas também a possibilidade de atrair e converter mais pacientes e aumentar o seu faturamento. Por isso, a premissa de conteúdo relevante deve ser aplicada ao seu site antes que você publique qualquer material.
Quais os fatores que interferem na efetividade do seu site?
Para que o seu site possa realmente ser o endereço de seus serviços na internet, é preciso que ele possua alguns fatores técnicos, como:
Ser responsivo
O site deve ter uma estrutura compatível para ser acessado por dispositivos móveis, como os tablets e os smartphones.
Contar com um design personalizado
O seu site é o reflexo do serviço que você oferece e do profissional que você é — e o design que ele tem deve estar adequado a essa finalidade.
Ter uma loja virtual
Ofereça serviços virtuais em seu site para que o paciente possa comprar, por exemplo, consultas avulsas ou um pacote mensal de sessões.
Movimentar um blog
Aproveite o espaço para agregar conteúdos que eduquem o seu público-alvo a respeito dos serviços que você oferece. Se você é coach empresarial, por exemplo, pode explicar a respeito de como esse serviço pode impactar a vida de seu cliente utilizando um post ou mesmo um vídeo explicativo.
Enviar e-mail personalizado
O uso do e-mail marketing ainda é uma das estratégias mais eficientes para enviar conteúdos relevantes para o seu público. Utilize a técnica como um chamariz para direcionar mais pessoas para o seu site.
Para alinhar esses fatores de forma eficiente ao seu planejamento estratégico, procure uma agência que ofereça todos esses serviços.
Quais os benefícios da estratégia de Marketing de Conteúdo em um site?
As formas mais eficientes de ter uma estratégia de conteúdo alinhada com o seu site são:
Construir e fortalecer a identidade de sua marca profissional
Com um planejamento de Marketing de Conteúdo adequado, você poderá ter em mente, de maneira clara e precisa, quais valores você quer transmitir ao seu público. Com essas informações em mãos, crie uma identidade visual para a sua marca, que pode ter o seu nome ou o nome de sua empresa.
Aumentar a duração de conteúdos evergreen
Para que o conteúdo que você produziu possa ser efetivo por mais tempo em seu site, procure escrever textos evergreen, ou seja, que não se refiram precisamente a uma época específica
Validar socialmente a importância profissional de seu trabalho
Em um site bem produzido, você pode deixar um espaço para que seus pacientes deixem depoimentos positivos a seu respeito, aumentando, assim, a sua credibilidade na validação social.
Para bons resultados, é preciso uma estratégia de Marketing de Conteúdo bem planejada, executada e mensurada, assim como um site de qualidade e que esteja realmente alinhado a esse trabalho, não bastando apenas “estar na internet”.
Compreendeu a importância do site para criar uma eficiente estratégia de Marketing de Conteúdo? Então compartilhe este post com seus amigos em suas redes sociais e descubra qual é a opinião deles sobre o assunto!