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O que precisa saber para estruturar o marketing digital da empresa?
Autor Retina Web
Data 26, junho, 2019
O que precisa saber para estruturar o marketing digital da empresa?

Estruturar o marketing digital de uma empresa é algo que deve ser feito o quanto antes. Atualmente, o comportamento do cliente mudou e é à web que ele recorre quando quer escolher um novo produto ou serviço ou precisa de mais informação sobre um problema que enfrenta.

Por isso, uma presença marcante nas redes sociais e um bom site institucional são dois dos recursos mais valiosos que podem ajudar a sua marca a conquistar novos negócios e a fidelizar os clientes que já estão engajados. Ganhar espaço nas redes deve ser prioridade para marcas que querem se estabelecer como fundamentais para o consumidor.

No artigo de hoje, você vai entender tudo o que é preciso saber para conquistar clientes pela internet e quais são os segredos para estruturar o marketing digital da sua empresa. Pronto? Então vamos lá!

O que é marketing digital?

Para ter sucesso com marketing digital é preciso, acima de tudo, entender o conceito. O termo é tão comumente usado que, frequentemente, acreditamos que sabemos o que ele quer dizer quando esse não é o caso.

Por isso vamos começar este guia com uma definição de marketing digital que você jamais vai esquecer:

marketing digital é comunicar-se diretamente com o público por meio da internet.

Parece simples demais? Porque é!

O que há de complicado em marketing digital não é a definição do conceito e sim a prática diária de criar materiais e uma presença firme na web para que os produtos e serviços oferecidos pela sua marca sejam tão desejados quanto você sempre sonhou.

Por onde começar minha estratégia de marketing digital?

Então, se marketing digital é só estabelecer contato com os clientes na internet, por que tantas pessoas têm dificuldade em fazer isso e por onde devo começar para não repetir seus erros? O grande segredo de se fazer marketing na internet com sucesso é a consistência.

Sem publicações frequentes, conteúdo de qualidade e uma linguagem corporativa que é adequada ao que o seu consumidor em potencial espera, não há como ser bem-sucedido com marketing digital e é esse o grande desafio das empresas.

Por isso, recomendamos que comece a sua estratégia de marketing digital com planejamento, traçando objetivos de curto, médio e longo prazo que podem ser medidos com KPIs. Cada empresa tem particularidades quando o assunto é marketing digital e não é possível falar sobre todas elas como se tivessem uma estratégia em comum. Mas aquelas que têm sucesso na internet sempre se preocupam com os seguintes pontos.

Entendendo melhor a persona

O primeiro passo para estruturar o marketing digital da empresa é entender com quem ele está falando. Qual é a persona que o seu marketing digital planeja atrair e como ele chegará até ela? Em que canais ela está e que linguagem utiliza para se comunicar?

Responder a essas perguntas deve vir em primeiro lugar, porque sem elas é impossível sequer começar o planejamento do seu marketing digital. Com entendimento da persona, fica mais fácil definir em que redes sociais sua empresa terá que atuar, com que fatia do público está falando e quais são as dores que essas pessoas enfrentam.

Definindo em que canais atuar

Depois de aprender mais sobre a sua persona, é hora de definir em que canais atuar. As principais estratégias de marketing na internet sempre incluem:

  • um site institucional;
  • um blog para publicação de materiais de alto valor agregado;
  • páginas oficiais em redes sociais, como Facebook, LinkedIn, Instagram e Twitter; e
  • uma estratégia de e-mail marketing.

Você precisará ser encontrado em todos esses lugares se quiser estruturar bem o marketing digital da sua empresa e também em sites de nicho que podem ser relevantes apenas para a sua persona, como o Pinterest ou o Twitch.tv.

Traçando objetivos

O que move o marketing digital da sua empresa? O quanto antes conseguir responder a essa pergunta, melhores serão os resultados obtidos nessa área.

Defina um objetivo e estabeleça metas para conseguir avaliar se ele está sendo cumprido. Quer você queira aumentar o tráfego do seu website em 30%, capturar 50 leads todos os meses ou fechar 10 novos negócios, quantificar o que o seu negócio deseja fazer com marketing digital será parte fundamental de chegar lá.

Monitorando resultados

Por último, não se esqueça de monitorar constantemente os resultados de cada uma de suas iniciativas de marketing digital. Defina KPIs e métricas que precisa acompanhar mensalmente e faça a documentação delas para ter uma visão de como os esforços da sua empresa estão surtindo efeitos, que campanhas funcionaram melhor e que sucessos devem ser repetidos para construir uma forte presença na internet.

Quais os segredos de um marketing digital bem-sucedido?

Agora que você já sabe tudo sobre marketing digital, deve estar se perguntando: qual é o segredo daquelas empresas que obtêm resultados incríveis na internet. E a resposta é uma só: o parceiro certo.

Fazer o marketing digital do seu próprio negócio pode ser viável por um tempo, mas, para conseguir a quantidade de materiais que essa área demanda com a qualidade de que precisa para ser competitiva, mais cedo ou mais tarde você terá que terceirizar a atividade. Deixar o marketing digital da sua empresa sob responsabilidade de um parceiro é ideal para conseguir otimizar o custo-benefício desse departamento.

Isso porque empresas especializadas em marketing digital contam com vários especialistas em múltiplas disciplinas, como o design e o SEO. Eles conhecem todas as técnicas necessárias para que um negócio como o seu obtenha destaque na internet e conquiste o público com um website, a presença que tem nas redes sociais e pelo atendimento que oferece online.

Há, porém, alguns pré-requisitos para se contratar o parceiro ideal. Veja quais são eles a seguir.

Cases de sucesso

É importante saber que o seu parceiro de marketing tem a expertise necessária quando o assunto é internet. Busque por empresas com muitos cases de sucesso, preferencialmente em relação a empresas que atuam nos mesmos segmentos que a sua e consulte a opinião de clientes sobre a performance desse fornecedor de serviços.

Boa comunicação

Marque reuniões e converse bastante com o parceiro para entender se ele está pronto para atender às necessidades da sua empresa. Uma boa comunicação com a equipe de marketing será essencial para o sucesso da sua estratégia na internet e ela deve estar lá desde o primeiro contato com a equipe terceirizada.

Estruturar o marketing digital da sua empresa não será fácil, mas com um parceiro competente essa tarefa trará resultados muito melhores a longo prazo.

Por isso, utilize o que aprendeu aqui para entrevistar possíveis fornecedores e avaliar as respostas que eles oferecem para que a sua empresa conquiste espaço na internet e obtenha bons resultados com marketing digital.

E aí, pronto para dar o próximo passo e estruturar o marketing digital da empresa? Fale agora mesmo com a equipe da Retina Web e conheça os serviços que oferecemos!