Marketing
O que é material rico e como essa estratégia pode ajudar sua empresa
Autor Retina Web
Data 17, janeiro, 2022
O que é material rico e como essa estratégia pode ajudar sua empresa

Dentro do marketing de conteúdo existem diferentes técnicas que podem ser exploradas, sendo uma delas a produção de material rico. Seu formato, conteúdo e modo de disseminação costuma causar grande impacto no público-alvo e trazer muitas novas conversões para a empresa.

Porém, para que ele tenha o efeito desejado, é preciso seguir alguns parâmetros básicos para que o produto seja o mais eficiente possível. E se a sua empresa investe em marketing digital para crescer na internet e ganhar mais autoridade, esse tópico não pode ser ignorado, mas, sim, estudado constantemente.

Neste texto, vamos explicar o que é material rico, qual a sua proposta, como ele deve ser produzido e, ainda, discutir as formas que esse conteúdo pode ajudar a sua empresa. Se você ficou interessado, então continue lendo para saber mais!

O que é material rico?

Você já reparou que em uma estratégia de marketing de conteúdo são produzidos diferentes tipos de materiais escritos? E cada um deles abordam um tema diferente, porém ligados a atividade da empresa? Os blog posts são o principal exemplo do que estamos falando. Apesar de serem mais superficiais, são extremamente úteis para atrair visitantes e novos leads.

Os blog posts podem ter tamanho diferentes, e podem falar sobre alguma novidade ou relatar assuntos técnicos, mas não chegam a se aprofundar muito. Já o material rico é o oposto! O seu intuito é ir o mais longe possível em um assunto para que a informação seja transmitida completamente, o tornando um material muito valioso.

As principais características do material rico são: o tamanho do texto, a exploração ampla do assunto, uma descrição detalhada, explicativa e clara, sua forma de distribuição e até o formato da diagramação e peças visuais – porque o material-rico também precisa ser visualmente agradável!

Através dele, você precisa educar o futuro leitor sobre o tema escolhido. Se o assunto é a história do tecido poliéster, então, é essencial expor o que ele é, quando surgiu, como se expandiu pelo mundo, como passou a ser usado na indústria da moda, entre outras questões relacionadas.

Os materiais-ricos mais conhecidos são os e-books, também chamados de livros digitais. No entanto, sua estratégia de marketing também pode desenvolver vídeo aulas, infográficos, webinars, planilhas, templates, etc.

E a mágica está no acesso a esses produtos: as pessoas interessadas precisam deixar alguma informação valiosa (como nome e e-mail) para acessar a página e fazer o download. É um simples método de troca equivalente.

Leia também:

Como os materiais ricos podem ajudar a sua empresa?

Investir em materiais ricos para o seu negócio pode gerar ganhos enormes. A seguir, listamos os principais deles e explicamos como você pode aproveitá-los. Acompanhe:

Aumenta a autoridade da marca: quando uma empresa compartilha conteúdo de qualidade, os consumidores passam a reconhecer ela como uma especialista no assunto, dessa forma, depositando mais confiança no que a marca diz e faz. A verdade é que: quanto mais qualificado um material é, quem o produziu se torna mais valorizado.

Constrói engajamento com o público: estar na internet significa se relacionar com seus seguidores. Possuir um site ou perfil nas redes sociais permite um diálogo direto e customizado. Essa prática cria laços mais fortes, mas também faz com que os usuários sempre esperem por mais. Oferecer conteúdos ricos pode suprir essas exigências e fortalecer o engajamento.

Fortalece as estratégias de marketing: uma boa estratégia de marketing de conteúdo educa, orienta, entretém e oferece conhecimento ao público-alvo. No entanto, para se tornar um lead e um cliente, é preciso que eles passem por diferentes etapas, sendo uma delas aprender o que a empresa faz e oferece. Conteúdos ricos são extremamente importantes para isso.

Gera conversões: toda empresa que trabalha no digital deseja converter cada vez mais leads e os materiais ricos são capazes de conquistar boa parte deles. A profundidade e riqueza dos assuntos abordados são características que fazem o público se inscrever, realizar o download e voltar a procurar a empresa quando precisa de algo novo para sua vida. Diferentes tipos de conversões podem ser feitos dessa forma!

Você deseja aplicar essa estratégia no seu negócio mas não sabe como? Contem com o nosso time de profissionais capacitados. Entre em contato e agende uma reunião hoje mesmo. Juntos, podemos fazer sua marca crescer!