Tecnologia
Não perca 5 dicas de ouro sobre como fazer uma newsletter
Autor Retina Web
Data 12, junho, 2019
Não perca 5 dicas de ouro sobre como fazer uma newsletter

Quem trabalha na internet precisa investir em estratégias de captar leads e, também, criar um bom relacionamento com seus clientes. Nesse contexto, saber como fazer uma newsletter é um dos passos principais para ter sucesso na empresa digital.

Newsletters são ações de e-mail marketing, com o objetivo de enviar a uma lista segmentada informações importantes aos endereços eletrônicos dos destinatários. Assim, é uma forma de comunicação eficaz com o cliente.

Continue a leitura e veja algumas dicas de como fazer uma newsletter que todos tenham vontade de ler!

1. Crie um conteúdo relevante

Um dos objetivos dessa estratégia é manter um relacionamento, para que o cliente se torne leal à marca e pense nela assim que precisar de um serviço ou produto por ela disponibilizado. No entanto, para que essa confiança se construa, é importante mostrar autoridade em um assunto e fazer o leitor enxergar que sua empresa pode ser interessante a ele.

Para isso, é fundamental criar conteúdos que tenham relevância ao destinatário e que resolvam alguma dor, entreguem uma solução ou criem identificação, por exemplo.

2. Determine a frequência de envio

A frequência de envio costuma ser um ponto sensível. Muitos se incomodam se ela for muito grande, deixando a caixa de e-mails cheia. Porém, uma periodicidade longa pode fazer com que a pessoa não enxergue tanta autoridade na marca.

Algumas instituições definem um prazo de 7 dias, mas a verdade é que não existe resposta certa para o tempo ideal. Conhecer quem são os leads e realizar testes para isso são as melhores orientações nesse caso.

3. Torne o conteúdo escaneável

É importante entender que um e-mail extenso e sem escaneabilidade torna leitura cansativa e, dessa forma, faz com que, muitas vezes, o leitor não chegue ao fim da mensagem.

Para evitar isso, é recomendado, além de conhecer o perfil de quem receberá as mensagens, tornar o conteúdo mais fácil de ler. Fazer frases e parágrafos curtos, dar espaçamentos entre eles, utilizar negrito e alguns links podem fazer com que o texto fique bem mais fluído.

4. Tenha cuidado com as imagens

As imagens devem refletir o que o conteúdo quer passar. Ao mesmo tempo precisam estar em sintonia com a persona e ajudar a criar identificação. Somado a isso, é recomendado evitar fotos polêmicas, que possam causar constrangimentos ou possam ser relacionadas a questões preconceituosas.

Além disso, procure utilizar na imagem o atributo ALT, para que as palavras ou frases possam identificar quando a imagem não aparecer na mensagem por algum motivo. Por fim, fique atento para que alguns serviços de e-mail não bloqueiem a exibição das fotos adicionadas.

5. Dê atenção às chamadas

Não adianta investir em uma mensagem inteligente e escaneável se as pessoas não clicarem para ler o e-mail. Ao mesmo tempo, a estratégia pode não atingir seu objetivo total se os leitores não interagirem com o conteúdo, como lendo os artigos indicados.

Um segredo é tornar o e-mail mais pessoal, chamando o leitor pelo primeiro nome. Além disso, para que a mensagem chame a atenção no meio de tantas outras, o assunto tem que ser instigante e com a quantidade de caracteres ideal. Por fim, você pode investir em técnicas persuasivas para que as pessoas tenham vontade de clicar nos links adicionados.

Uma equipe especializada é capaz de ajudar sua empresa a implementar diversas estratégias, como fazer uma newsletter para melhorar a presença online. Isso porque agências especialistas nesse tema auxiliam na definição de estratégias, aumentando a relevância da marca.

Gostou do artigo? Assine nossa newsletter e não perca mais nenhuma informação importante sobre marketing digital!