Quem trabalha na internet precisa investir em estratégias de captar leads e, também, criar um bom relacionamento com seus clientes. Nesse contexto, saber como fazer uma newsletter é um dos passos principais para ter sucesso na empresa digital.
Newsletters são ações de e-mail marketing, com o objetivo de enviar a uma lista segmentada informações importantes aos endereços eletrônicos dos destinatários. Assim, é uma forma de comunicação eficaz com o cliente.
Continue a leitura e veja algumas dicas de como fazer uma newsletter que todos tenham vontade de ler!
1. Crie um conteúdo relevante
Um dos objetivos dessa estratégia é manter um relacionamento, para que o cliente se torne leal à marca e pense nela assim que precisar de um serviço ou produto por ela disponibilizado. No entanto, para que essa confiança se construa, é importante mostrar autoridade em um assunto e fazer o leitor enxergar que sua empresa pode ser interessante a ele.
Para isso, é fundamental criar conteúdos que tenham relevância ao destinatário e que resolvam alguma dor, entreguem uma solução ou criem identificação, por exemplo.
2. Determine a frequência de envio
A frequência de envio costuma ser um ponto sensível. Muitos se incomodam se ela for muito grande, deixando a caixa de e-mails cheia. Porém, uma periodicidade longa pode fazer com que a pessoa não enxergue tanta autoridade na marca.
Algumas instituições definem um prazo de 7 dias, mas a verdade é que não existe resposta certa para o tempo ideal. Conhecer quem são os leads e realizar testes para isso são as melhores orientações nesse caso.
3. Torne o conteúdo escaneável
É importante entender que um e-mail extenso e sem escaneabilidade torna leitura cansativa e, dessa forma, faz com que, muitas vezes, o leitor não chegue ao fim da mensagem.
Para evitar isso, é recomendado, além de conhecer o perfil de quem receberá as mensagens, tornar o conteúdo mais fácil de ler. Fazer frases e parágrafos curtos, dar espaçamentos entre eles, utilizar negrito e alguns links podem fazer com que o texto fique bem mais fluído.
4. Tenha cuidado com as imagens
As imagens devem refletir o que o conteúdo quer passar. Ao mesmo tempo precisam estar em sintonia com a persona e ajudar a criar identificação. Somado a isso, é recomendado evitar fotos polêmicas, que possam causar constrangimentos ou possam ser relacionadas a questões preconceituosas.
Além disso, procure utilizar na imagem o atributo ALT, para que as palavras ou frases possam identificar quando a imagem não aparecer na mensagem por algum motivo. Por fim, fique atento para que alguns serviços de e-mail não bloqueiem a exibição das fotos adicionadas.
5. Dê atenção às chamadas
Não adianta investir em uma mensagem inteligente e escaneável se as pessoas não clicarem para ler o e-mail. Ao mesmo tempo, a estratégia pode não atingir seu objetivo total se os leitores não interagirem com o conteúdo, como lendo os artigos indicados.
Um segredo é tornar o e-mail mais pessoal, chamando o leitor pelo primeiro nome. Além disso, para que a mensagem chame a atenção no meio de tantas outras, o assunto tem que ser instigante e com a quantidade de caracteres ideal. Por fim, você pode investir em técnicas persuasivas para que as pessoas tenham vontade de clicar nos links adicionados.
Uma equipe especializada é capaz de ajudar sua empresa a implementar diversas estratégias, como fazer uma newsletter para melhorar a presença online. Isso porque agências especialistas nesse tema auxiliam na definição de estratégias, aumentando a relevância da marca.
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